Partiu verão! Os cuidados para adotar com a pele e o cabelo

Lá vem dias de praia, churrasco, piscina, baladas pé na areia, bike. Toda essa curtição embaixo do sol faz estrago na pele e no cabelo. Mas é fácil e descomplicado passar o verão com o visual em dia.

Por Wilson Weigl

Está aberta oficialmente a temporada do verão brasileiro. Lá vem dias de praia, churrasco, piscina, baladas pé na areia, bike, corrida. Mas toda essa curtição embaixo do sol que a gente adora faz um verdadeiro estrago na pele e no cabelo. Tanto no corpo quanto no rosto, a pele fica ressecada, áspera e vulnerável ao ataque de bactérias que causam dermatites e coceiras. O cabelo sofre com ressecamento causado pelo sol na cabeça, o aumento do suor e da oleosidade produzida pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo, que podem até causar ou amentar a queda.

Olha só, é muito fácil e descomplicado evitar todos esses problemas e passar todo o verão com a pele e o cabelo em dia. Basta incluir essas táticas abaixo na sua rotina (se é que você ainda não faz isso, bem entendido). Confira.

1- Beba bastante água

A boa hidratação é fundamental para a saúde, porque a água transporta nutrientes por todo o organismo, melhora a circulação e, consequentemente, a aparência da pele e do cabelo. Mas não basta beber quando sente sede, porque ela é sinal de que seu corpo já está desidratado. Beba água ao longo do dia, mesmo quando não está sedento. Vale aquela conhecida recomendação dos 6 a 8 copos de água diários, sucos de frutas e água de coco (que é uma bebida isotônica natural, que repõe minerais perdidos com o suor). Pele hidratada fica protegida do ressecamento que contribui para o surgimento de rugas precoces.

2- Tome banho de morno a frio

A água quente retira os óleos naturais protetores da pele, deixando-a ressecada e desprotegida. Junto com o sabonete, ela retira o manto lipídico, barreira hidratante composta de gordura e água que reveste e protege a pele das agressões externas, como a invasão de bactérias, deixando o caminho aberto para o surgimento de micoses, eczemas e outros problemas. Com o calor, fica tranquilo diminuir a temperatura do chuveiro para a mais baixa possível. Curte banho frio? É uma opção, porque ele só faz bem (leia aqui o post).

3 – Lave o corpo com sabonete suave ou líquido

Os sabonetes comuns, mais baratinhos, contêm substâncias detergentes que ressecam a pele e podem até mesmo agredir sua camada superficial. protetora, o manto lipídico (leia abaixo). Se você gosta de sabonete em barra, prefira aqueles com base vegetal ou de glicerina, que são mais naturais. Sabonetes líquidos em geral são mais suaves e gostosos de usar porque fazem bastante espuma (use com uma esponja). Os sabonetes bactericidas não são uma boa opção, porque matam algumas bactérias do bem, que ajudam a proteger a pele. Só use se você costuma se expor a ambientes com risco de contaminação.

4- Passe hidratante corporal depois do banho

Não é frescura. O hidratante para corpo ajuda a pele a reter a umidade natural perdida por causa da exposição da pele ao sol e da ação da água e do sabonete. Depois do banho, passe hidratante corporal pelo menos duas vezes por semana. O produto também preserva o manto lipídico, camada protetora formada por gordura e água que protege a pele de micoses. Você encontra à venda inúmeros hidratantes corporais unissex e alguns que são exclusivamente masculinos, formulados para nosso tipo de pele, que é diferente da feminina.

5 – Lave o cabelo diariamente

No verão, a temperatura alta e o sol na cabeça deixam o couro cabeludo ainda mais oleoso do que no inverno, porque as glândulas sebáceas trabalham mais. Lavar a cabeleira todo santo dia, desde que com bons produtos, e de preferência alternando um xampu suave de uso diário com outro específico para seu tipo de cabelo (seco, normal, oleoso), não traz problemas à saúde do couro cabeludo ou aos fios. Não resseca nem provoca queda. Mesmo que você já tenha lavado pela manhã, volte a lavar depois de suar na academia. Sim, depois do treino é melhor tornar a lavar do que deixar o cabelo sujo de suor e oleosidade, que podem contribuir para queda e caspa. Se seu cabelo for muito seco, use condicionador ou creme para pentear (sem enxague) depois do xampu.

5- Use filtro solar no rosto todo dia

Não só na praia ou durante a corrida ou outra atividade física ao ar livre. O filtro solar facial previne rugas, manchas de sol e câncer de pele e deve ser usado o ano todo, até mesmo em dias nublados. O protetor solar tem que ter amplo espectro (defesa tanto das radiações UVA quanto UVB) e alto fator de proteção (FPS 30 ou 50). 

6 – Proteja o cabelo do sol

Na praia, na piscina, pedalando ou correndo, use boné ou chapéu para proteger o cabelo da incidência direta dos raios de sol. A radiação solar resseca os fios secos e queimados, com mau aspecto. Pior ainda, o sol queima o couro cabeludo (são comuns os casos de câncer de pele no couro cabeludo, sabia?). Evite também tomar sol com o cabelo modelado com gel, pomada ou cera.

  https://www.instagram.com/homemnoespelho/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.