Quais os lugares onde mais dói fazer tatuagem?

Toda tatuagem dói, tenha certeza. Mas em alguns lugares do corpo ela dói mais e em outros, menos. Veja os diferentes níveis de dor.

Por Wilson Weigl

Fazer tatuagem dói. Isso todo mundo sabe. Mas quanto realmente dói? A dor depende de vários fatores, mas uma coisa é certa: em alguns lugares do corpo ela dói mais e em outros, menos. Então você vai ver abaixo os diferentes níveis de dor da tattoo de acordo com a região do corpo.

As partes do corpo menos propensas à dor são aquelas com mais gordura corporal, mais músculos, menor número de terminações nervosas e pele mais grossa. Ao contrário, as mais doloridas são as mais magras, com mais terminações nervosas, pele mais fina e mais próximas aos ossos.

“A tatuagem é sempre dolorida, mas varia bastante o nível de desconforto de pessoa para pessoa, de acordo com o limiar de dor individual”, diz o tatuador Marcelo Maciel, da Marcelo M Tattoos, de São Paulo. O que é o limiar de dor? É a experiência subjetiva do momento em que uma dor começa a ser sentida. Isso explica o fato de certas pessoas suportarem mais a dor do que outras. Também dizem por aí que as mulheres aguentam mais a dor do que os homens, por causa das dores do parto. Mas isso é outra história.

Se você não sabe, o processo de tatuagem consiste basicamente no agulhamento da pele com um aparelho elétrico equipado com uma agulha finíssima que injeta o pigmento. Desenhos com linhas grossas e muitas cores e sombras causam mais dor porque exigem mais perfurações da agulha.

O nível da dor também depende do tamanho e o estilo da tatuagem, ela vai ser mais rápida ou mais demorada. “Quanto mais elaborado o desenho, logicamente você vai mais ser agulhado por mais tempo e, em consequência, vai sentir mais dor, porque ela aumenta progressivamente”, explica Marcelo. Mas o grande diferencial no processo é mesmo o local do corpo.

Confira as diversas partes do corpo e seus diferentes níveis de dor no processo de tatuagem, segundo o tatuador Marcelo Maciel.

Níveis de dor

  • Muito alto: *****
  • Alto: ****
  • Médio: ***
  • Baixo: **
  • Muito baixo: *

Peito

Nível de dor: médio ***

O peitoral é um lugar dolorido, mas nem tanto, por causa do acolchoamento dos músculos peitorais. Um lugar extremamente dolorido é logo abaixo do peitoral, onde estão as costelas (veja abaixo). Dói bastante, porém, em volta dos mamilos, região cheia de terminações nervosas.

Costelas

Nível de dor: muito alto *****

Lugar extremamente dolorido, porque há pouca gordura corporal e a pele é extremamente fina e próxima aos ossos. Muita dor aí.

Costas

Nível de dor: baixo a alto ** ****

Além de ser um lugar propício para fazer tatuagens grandes, as porções superior e inferior das costas não são lugares muito doloridos porque têm pele grossa, músculos e poucas terminações de nervos. Mas quanto mais perto da espinha, maior a dor, que sobe para um nível alto.

Ombros *

Nível de dor: muito baixo

Um bom lugar para fazer a primeira tatuagem. A porção musculosa do ombro, onde estão os músculos deltoides, é uma das partes menos doloridas do corpo. Essa região também tem poucas terminações nervosas. Vai sem medo!

Abdômen

Nível de dor: alto ****

O nível de dor é geralmente alto, mas pode variar de acordo com o tipo físico. Quanto maior a quantidade de gordura corporal (e, consequentemente, pele mais flácida) menor a dor. Assim, homens com abdômen trincado vão sentir mais dor do que os barrigudos.

Bíceps

Nível de dor: baixo **

Um bom lugar para tatuar, se você não quer sentir muita dor. É provido de músculos e não tem muitas terminações nervosas.

Tríceps

Nível de dor: baixo **

Como o bíceps, é acolchoado com músculos, tem pele grossa e poucas terminações de nervos.

Antebraço

Nível de dor: baixo **

O nível de dor também é baixo, porque o antebraço tem músculos e pele grossa. A parte de baixo dói um pouco mais do que a de cima, porque tem um nervo radial que corta o braço. Por ser um lugar onde não bate sol, a parte de baixo do antebraço é um ótimo lugar para fazer desenhos elaborados.

Mãos e dedos

Nível de dor: muito alto *****

Bem doloridos. O dorso da mão e os dedos são alguns dos lugares mais doloridos do corpo, porque têm a pele bem fina, próxima dos ossos e numerosas terminações nervosas.A mão é um local de difícil cicatrização da tatuagem. E como toma muito sol, as tattoos tendem a desbotar rapidamente.

Bunda

Nível de dor: baixo **

Lugar de pouca dor, por causa dos músculos glúteos e da quantidade de gordura corporal. Entretanto, pode ser um lugar de cicatrização incômoda.

Cabeça

Nível de dor: muito alto *****

A cabeça é considerada o lugar mais dolorido do corpo, onde não há músculo nem gordura e estão os nervos cranianos. barulho do aparelho pode ser muito irritante. Há quem diga também que o ruído, perto dos ouvidos, é tão insuportável do que a dor. Enfim, um lugar para os fortes.

Pescoço

Nível de dor: muito alto *****

A parte frontal do pescoço, abaixo da mandíbula, é outro lugar do corpo de dor intensa, porque a pele é bem fina e sensível e perto da traqueia e do pomo-de-adão. As laterais e a parte de trás do pescoço, porém, já não são tão doloridas porque têm pele mais grossa e menos terminações nervosas do que a frente.

Coxas

Nível de dor: baixo a médio ** ***

Você vai sentir pouca dor na porção superior das coxas, onde ficam os quadríceps (os maiores músculos do corpo). Mas a dor é bem maior na parte interna e na porção traseira, lugares bastante sensíveis.

Pernas

Nível de dor: muito alto *****

A parte frontal da perna, abaixo dos joelhos, é um lugar muito dolorido, pela proximidade dos ossos, chamados tíbias, e por ter pouca pele.

Panturrilhas

Nível de dor: médio ***

Por ter músculos e gordura, que o deixam acolchoado, é um lugar de pouca dor na tatuagem. Também tem poucas terminações nervosas.

Tornozelos e canelas

Nível de dor: muito alto *****

São lugares bem doloridos, porque a pele é bem fina e próxima ao osso.

Pés

Nível de dor: muito alto *****

Assim como a mão, o dorso do pé é um dos lugares mais doloridos do corpo, porque tem pele fina, próxima dos ossos e muitas terminações nervosas. Também é um lugar de difícil cicatrização, por causa dos sapatos e meias.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.