Receitas caseiras para cuidar do rosto funcionam de verdade?

Rodelas de pepino para diminuir olheira? Pasta de dente para secar espinha? Esfoliação com limão? Será que as “receitas da vovó” fazem efeito ou são inócuas

Homem No Espelho - Receitas caseiras para cuidar do rosto - olheiras - espinhas - acne - esfoliação - hidratação

Por Wilson Weigl

É só dar um google que a gente acha uma receita caseira baratinha e “natural” para um problema de pele. Tem para hidratar, fazer esfoliação, secar espinha ou diminuir olheira, usando pepino, mel, aveia, abacate, limão, açúcar. Mas será que essas “receitas da vovó” fazem efeito ou são inócuas?

Hoje, com a evolução da indústria cosmética, os adeptos dos procedimentos caseiros são geralmente aqueles que valorizam os produtos com uma pegada, assim por dizer, orgânica. Ou não querem gastar com cosméticos, por achar que são caros e não dão resultado. A bem da verdade, as mulheres  são as grandes fãs das receitinhas alternativas, até porque elas gostam de experimentar truques e dicas de beleza. Nós, homens, somos preguiçosos e preferimos investir uma graninha em produtos que seja práticos, eficazes e e fáceis de usar. Achamos melhor ter cinco ou seis cosméticos masculinos à mão do que fazer supermercado pensando em tratamentos de pele.

Alguns desses procedimentos caseiros também levam tempo. Você prefere ficar 15 minutos parado equilibrando rodelas de pepino nos olhos ou aplicar em segundos um creme para olheiras?

Fato é que nem sempre a sabedoria popular é a mais esperta. E a as receitinhas domésticas, quando não são inócuas e realmente funcionam, têm efeito limitado e paliativo, pouco consistente em longo prazo. Ou seja, não funcionam como tratamento. Algumas até oferecem riscos e podem provocar mais danos do que benefícios.

“Muitas substâncias quando aplicadas diretamente na pele podem provocar ou piorar alergias, irritações e acne”, explica o dermatologista Jardis Volpe, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e diretor clínico da Clínica Volpe (SP). Outro problema, segundo o médico, é minimizar um problema recorrente (tipo acne) e insistir nesses tratamentos de baixo custo, adiando uma consulta no dermatologista, que pode prescrever um tratamento eficaz, seguro e adequado a cada caso.

Confira a opinião do médico Jardis Volpe sobre algumas das receitas caseiras mais famosas para o tratamento da pele.

Pasta de dente para secar espinhas

Homem No Espelho - Receitas caseiras para tratar a pele - pasta de dente para secar espinhas

Muita gente defende que o creme dental é tiro e queda contra a acne. “Ela pode até secar a espinha, em função de ter componentes como bicarbonato de sódio, peróxido de hidrogênio, álcool, mentol, óleos essenciais e triclosan. Mas traz riscos de vermelhidão, irritação e descamação, e em alguns casos extremos, pode até queimar a pele”, afirma Jardis Volpe. Afinal, pensando bem, pasta de dente é formulada para usar no dente, não no rosto.

Se as espinhas forem recorrentes, o melhor é procurar um médico, porque a acne pode evoluir e se agravar. Mas no caso de uma outra espinha isolada, o médico sugere uma alternativa caseira: “Dissolva um comprimido de aspirina em um pouco de água até formar uma pasta e aplique com um cotonete sobre a lesão, deixando agir durante a noite. O ácido acetilsalicílico é anti-inflamatório”, explica.

Triturar a aspirina, fazer a pasta dá um certo trabalho. E o remédio não é exatamente uma alternativa “natural”. O Homem No Espelho acha mais produtivo e fácil ter à mão um dermocosmético anti-acne.

Veredito: Melhor ter no armarinho do banheiro um produto anti-acne ou, se as espinhas forem feias e recorrentes, procurar um dermatologista.

Açúcar com limão para esfoliar a pele

Homem No Espelho - Receitas caseiras para tratar a pele - máscara de limão e açúcar

Como o princípio da esfoliação é abrasão feita no rosto por micropartículas que retiram a sujeira e as células mortas superficiais, qualquer tipo de alimento pode fazer esse efeito (aveia e açúcar mascavo são as receitas mais famosas). Mas para que serve lixar o rosto sem nenhum outro benefício? “A maneira mais segura de esfoliar a pele é utilizar produtos específicos”, diz Jardis. Isso porque os esfoliantes têm grãos esfoliantes de formato regular (geralmente arredondados), que agridem menos a pele. E ainda contêm outras substâncias que ao mesmo tempo hidratam e impedem o ressecamento da pele além da conta.

Já limão no rosto é um desastre. A fruta é adstringente (limpa a gordura), mas em contato com o sol, causa manchas. “Além disso, pode deixar a pele seca e provocar reações alérgicas”, explica o médico. O médico lembra que, depois da esfoliação, deve-se aplicar no rosto um bom hidratante, que vai impedir que as glândulas sebáceas produzam ainda mais oleosidade para se defender da secura provocada pela abrasão.

Veredito: Uma catástrofe. O açúcar lixa o rosto e o limão resseca e causa manchas. Que tal investir num esfoliante formulado para a pele masculina?

Rodelas de pepino para amenizar olheiras

Homem No Espelho - Receitas caseiras para tratar a pele - pepino contra olheiras

Essa é uma das receitas caseiras mais famosas. Segundo o dermatologista, porque o pepino tem fama não só de refrecar a pele (é quase que pura água), mas também ajuda a diminuir olheiras, especialmente aquelas que são temporárias e aparecem depois de um dia cansativo ou uma noite de esbórnia. Mas funciona? “Sim, mas o efeito é apenas paliativo”, afirma Jardis. “Embora não cause nenhum risco, é um tratamento pouco eficaz e que ainda exige uns 15 minutos do seu dia. Existem inúmeros cremes que, no caso de olheiras, podem tratar e camuflar a pigmentação com muito mais eficácia”, completa.

Veredito: Mal não faz. Entretanto, um bom creme para o contorno dos olhos pode tratar olheiras e bolsas de forma prática e eficaz em longo prazo.

Máscara de clara de ovo para atenuar rugas

Homem No Espelho - Receitas caseiras para tratar a pele - máscara de clara de ovo

Por conter a proteína albumina, a clara do ovo é recomendada nas receitas caseiras para alisar as linhas de expressão do rosto e promover efeito “anti-idade”. Diz o dermatologista: “A albumina tem esse efeito imediato de tensionar a pele, logo depois que seca, principalmente em peles oleosas. Mas esse efeito tensor, quando ocorre, é meramente pontual, não funciona em longo prazo. Não existe nenhuma evidência que prove a eficácia da clara de ovo em tratamentos para rugas”, garante o médico. Uma boa aposta, para deixar o ovo na frigideira, é optar por cremes anti-idade com ativos antioxidantes, tensores e vitamina C, capazes de promover uma renovação celular e diminuir as linhas de expressão – com efeito imediato, segundo Jardis Volpe.

Veredito: Se diminuísse rugas, o ovo seria o produto de beleza mundial número 1 e a L´Oréal teria um granja gigantesca para criar galinhas.

Máscara de abacate para hidratar a pele

Homem No Espelho - Receitas caseiras para tratar a pele - máscara de abacate

O abacate é uma das frutas mais ricas em gorduras boas, que combatem o colesterol, vitaminas A, C e E e ainda contém ácido oleico (substância anti-inflamatória). Mas todos esses ativos são absorvidos pelo trato gastrointestinal e daí distribuídos pelo organismo. Passar o abacate direto no rosto pode até dar uma sensação de hidratação na hora, por causa do alto teor de gordura da fruta. Mas não rende benefícios duradouros, porque a camada superficial da pele (epiderme) é uma barreira natural para impedir a entrada de substâncias que o corpo acha estranhas. Se fosse de outro jeito, bastava fazer a feira e passar um monte de frutas na cara que a pele teria todas as vitaminas do mundo.

Veredito: Abacate é bom na vitamina, mas para tratar pele seca nada como um bom hidratante (de preferência formulado para a pele do homem).

Colírio para diminuir a vermelhidão da pele

Homem No Espelho - Receitas caseiras para tratar a pele - colirio contra espinhas

O colírio age nos olhos porque contém agentes vasoconstritores, que diminuem o calibre dos vasos sanguíneos. Na pele, essa contração pode melhorar a vermelhidão de um ponto isolado, como uma espinha. “Não recomendo, porque além de o efeito ser temporário, esses agentes causam um efeito rebote e a vermelhidão pode voltar mais forte”, diz Jardis Volpe. No caso de emergências, o médico dá outra receita: “Pode-se aplicar na região bolsas de gelo ou, ainda, gelo envolto em um tecido fino, por alguns minutos. O contato gelado é anti-inflamatório e faz desinchar a espinha rapidamente, reduzindo o inchaço. Mas só funciona em espinhas isoladas, daquelas vermelhas e internas, sem coloração amarelada. Logo após, pode-se aplicar um creme com ácido salícilico ou peróxido de benzoíla, que têm ação secativa.”

Veredito: Melhor ter no armarinho do banheiro um produto secativo para espinhas ou, se a acne for severa ou recorrente, procurar um dermatologista.

8 Comentário

  1. Thanks for your marvelous posting! I truly enjoyed reading it, you will be
    a great author. I will always bookmark your blog and may come
    back sometime soon. I want to encourage you continue your great writing,
    have a nice holiday weekend!

  2. Hello! I know this is somewhat off-topic but I needed to ask.

    Does operating a well-established blog like yours take a large amount
    of work? I am completely new to running a blog but I
    do write in my journal everyday. I’d like to
    start a blog so I will be able to share my personal experience and
    thoughts online. Please let me know if you have any kind of ideas or
    tips for new aspiring blog owners. Appreciate it!

  3. It’s perfect time to make some plans for the future and
    it is time to be happy. I’ve read this post and if I could I wish to suggest you few
    interesting things or tips. Maybe you can write next articles referring
    to this article. I want to read more things about it!

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.