Saiba como o cigarro detona sua pele e seu cabelo

Fumar acaba com sua saúde de modo geral. Mas vamos lembrar que o cigarro também causa rugas, envelhece a pele e compromete o crescimento saudável do cabelo. 

Homem No Espelho - Cigarro detona cabelo e pele

Só quem desembarcou no planeta Terra há pouco tempo desconhece os males do cigarro para a saúde de modo geral. Mas nem todo mundo sabe como é grande sua ação destrutiva sobre a pele e o cabelo.

Na pele, o fumo provoca rugas e envelhecimento precoce porque diminui o fluxo do sangue nos vasos (da mesma forma que causa infarto) e compromete a chegada de oxigênio aos tecidos. Há perda de elasticidade da pele por causa da falta de irrigação sanguínea nas camadas onde é produzido o colágeno, que dá sustentação à derme (camada mais profunda da pele). O resultado é pele enrugada e flacidez: o rosto despenca antes do tempo.

Os efeitos nocivos do cigarro chegam até o cabelo, provocando danos especialmente em quem já tem tendência à queda. A nicotina exerce efeito vasoconstritor que estreita as artérias e prejudica o fluxo de sangue até os bulbos capilares, onde nascem os fios, comprometendo sua nutrição e oxigenação. Folículos capilares com pouca irrigação sanguínea não trabalham direito, comprometendo o nascimento de fios saudáveis.

Há ainda outras más notícias. A Harvard Medical School, centro de pesquisas da universidade americana, alerta que fumar na praia ou embaixo do sol é duplamente prejudicial. O fumo é fototóxico, ou seja, torna-se ainda mais nocivo na presença de luz ultravioleta. Quando juntas, fumaça e radiação solar causam mais danos às células da pele do que sozinhas.

Segundo os estudos médicos, as rugas de pele relacionadas ao fumo podem não aparecer até mais de dez anos depois da primeira tragada, mas os danos aumentam a cada cigarro fumado.

Começamos falando que o fumo detona cabelo e pele, mas você sabe que ele causa inúmeras doenças perigosas que não afetam apenas o pulmão, mas diversos órgãos. Sem falar nos danos provocados no bolso, desperdiçando grana que poderia ser gasta de várias maneiras bem melhores. Veja abaixo o infográfico criado pelo Consulta do Bem (aplicativo para marcação de consultas médicas) com informações bem legais sobre como o tabaco afeta a saúde. Por isso, a escolha mais saudável é mesmo largar o cigarro. Agora.

Homem-No-Espelho-Cigarro-detona-cabelo-e-pele

3 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.