Seu cabelo pede um trato a mais durante o verão - Homem no Espelho - O site de cuidados masculinos mais lido do Brasil
LEIA!

Seu cabelo pede um trato a mais durante o verão

Sol de rachar na cabeça, água do mar, piscina, suor, gel, pomada. Esse combo detona seu cabelo, ainda mais se ele for seco. Cuide da sua juba no tempo quente.

Por Wilson Weigl

Cabelo sofre no verão. Com tanto sol na moleira, praia e piscina o dia todo, a juba fica seca e opaca, porque a radiação solar, o sal da água do mar e os produtos químicos da piscina prejudicam a queratina (proteína que reveste e protege os fios).

Calorão também significa mais suor na cabeça, além de resíduos de sujeira de poluição. Então faz a conta: sol + sal + suor + sujeira = uma gororoba que detona sua juba.

É por isso que no tempo quente você deve caprichar mais no trato diário do cabelo, especialmente se ele é seco ou difícil de domar por natureza. Esse cuidado é bem fácil e não exige mais dedicação do que você já está acostumado a dar à juba (ou deveria já estar dando). Temos certeza que, se você seguir as dicas, vai atravessar os meses de verão à frente com a cabeleira tinindo.

USE SÓ ÁGUA MORNA PARA LAVAR O CABELO

Água muito quente resseca o couro cabeludo e, ao mesmo tempo, contribui para o aumento da oleosidade. Parece contraditório? Não é. A água quente resseca o couro cabeludo e os fios, o que é ruim para quem tem cabelo seco. E como as glândulas sebáceas trabalham mais para compensar o ressecamento, piora a oleosidade de quem já tem cabelo oleoso.

Use água morna, mais para fria, tanto ao passar xampu quanto ao enxaguar. Você é adepto do banho bem quente até no verão? Diminua a temperatura do chuveiro ao lavar a juba e depois esquente para ensaboar o corpo. Segundo os cabeleireiros, uma enxaguada final com água fria (totalmente fria) dá brilho aos fios.

LAVE O CABELO TODO DIA (É NOSSA OPINIÃO)

Existe controvérsia a respeito. Há quem defenda que quem tem cabelo seco pode lavar a cabeça dia sim, dia não, ou apenas duas ou três vezes por semana, para ele conservar a oleosidade. A gente discorda dessa linha de pensamento, porque os especialistas em cabelo afirmam que é pior ficar com o couro cabeludo impregnado de gordura, suor e poluição, porque esse quadro contribui para queda e caspa. No verão, melhor lavar todo dia, deixando as raízes lrespirar, e restaurar a hidratação com as medidas descritas acima. Mas se você se dá bem lavando menos, é sua decisão.

USE SHAMPOO PARA CABELO SECO OU NORMAL

Usar o xampu certo para seu tipo de cabelo é metade do caminho andado para viver em paz com sua juba.  Mas na temporada de sol e praia você pode optar temporariamente por um shampoo com mais hidratação: escolha um produto para cabelo seco ou cacheado ou algum que combata o “frizz” (a eletricidade que arrepia os fios, característica do cabelo ressecado).

PASSE CONDICIONADOR DEPOIS DE LAVAR

Mesmo que você não costume usar, vale a pena começar a aplicar condicionador depois do shampoo. Ele deixa o cabelo mais hidratado, assentado e fácil de pentear. Use uma quantidade equivalente ao tamanho de uma moeda, espalhe na cabeça, deixa agir por um tempinho e enxague bem.

ADOTE O CREME DE PENTEAR (LEAVE-IN)

Essa dica é para quem tem cabelo crespo, cacheado, volumoso, sem brilho, difícil de domar e ajeitar. O creme para pentear (também conhecido por leave-in) deve ser aplicado nos fios depois de lavar. É um produto favorito das mulheres, mas muitos homens já descobriram seu poder. Usar é bico. Lave o cabelo normalmente, com xampu e condicionador, seque de leve com a toalha e passe o leave-in no cabelo úmido. Não enxague e penteie.

NÃO DURMA COM O CABELO MOLHADO

Aquela ducha antes de se enfiar na cama é deliciosa, mas você precisa secar bem o cabelo. Úmidos, os fios ficam frágeis e quebram com facilidade. Além disso, os especialistas dizem que dormir com cabelo molhado favorece (ou piora) a caspa e pode contribuir para a queda de cabelo. Secador na cabeça, então.

USE BONÉ ENQUANTO ESTIVER NO SOL

Na praia, na piscina, pedalando ou correndo, use boné ou chapéu para proteger o cabelo da incidência direta dos raios de sol.

RETIRE O SAL E O CLORO DEPOIS DA PRAIA

Ao sair da praia ou da piscina, se puder tome uma ducha de água doce para retirar do cabelo o sal ou o cloro, que deixam os fios ressecados.

MANTENHA O CORTE DE CABELO EM DIA

No verão, é aconselhável visitar o salão do cabeleireiro ou a barbearia a cada 3 semanas, porque o corte elimina as pontas secas e maltratadas do cabelo. Isso vale tanto para quem tem cabelo curto ou longo (lembrando que, quanto mais compridos forem os fios, mais secas ficam as pontas, porque a oleosidade natural não chega até elas).

ESCOLHA GEL, POMADA OU CERA QUE NÃO RESSEQUEM

Capriche na qualidade do finalizador para modelar a juba no verão. Evite os produtos mais baratinhos, que costuma ter ingredientes de qualidade questionável (por isso, custam menos). Evite de todo jeito aqueles que contêm álcool, campeão no quesito ressecamento. Opte por gel, pasta e pomada suave, de textura mais aquosa. As marcas top geralmente têm ativos que também hidratam e nutrem o cabelo (por isso, custam mais). Atenção também às ceras de textura mais seca e grossa. Algumas são feitas com substâncias porosas, como argila, que absorvem a oleosidade dos fios e deixam o cabelo duro.

 

Por favor, espere...

Quer receber dicas sobre cuidados com barba, cabelo e pele e as novidades em perfumes e produtos masculinos?

Inscreva-se com seu e-mail e receba nossa newsletter