Suor sob controle: como diminuir a transpiração excessiva

Explico todas as táticas para evitar os incômodos do excesso de suor nos sovacos, nas mãos, nos pés e nas partes íntimas. 

Homem No Espelho - Como diminuir o suor e a transpiração excessiva

Por Wilson Weigl

O corpo é sábio. Não fosse a transpiração, estaríamos mortos. No calor ou no exercício, a temperatura corporal subiria a ponto de causar pane total no coração e no cérebro. Nos momentos de superaquecimento da carcaça, o organismo produz suor para resfriar a pele. O problema é quando esse “banho” de dentro para fora acontece além da conta. O sujeito sua em bicas ou o desodorante “vence” cedo demais.

Suar muito não significa necessariamente cheirar mal. Você pode ficar encharcado depois de se exercitar e não ficar fedido, enquanto algumas pessoas fedem mesmo suando pouco. Mas existem táticas para diminuir, controlar e disfarçar a transpiração excessiva e, também, atenuar o cheiro ruim.

O suor é liberado tanto por causas fisiológicas (exercício, calor) quanto psicológicas (estresse, nervosismo). O líquido secretado pelas glândulas sudoríparas é formado 90% de água e não tem cheiro. Mas contêm secreções que são contaminadas por bactérias que gostam de se alojar em lugares do corpo úmidos, quentes e abafados. Resultado: fedor.

Milhões de glândulas sudoríparas estão espalhadas pelo corpo todo e em maior quantidade nas axilas, palmas das mãos e dos pés, virilha e couro cabeludo. As glândulas écrinas excretam um líquido formado por água e sais, transparente e sem cheiro. Já as  glândulas apócrinas produzem uma mistura de gorduras e proteínas que é território fértil para a proliferação das bactérias causadoras do mau cheiro (bromidose).

LEIA TAMBÉM

Tem gente que sua mais e gente que sua menos, porque a quantidade de líquido eliminado depende de fatores como sexo, idade, tipo de alimentação, nível de hidratação do corpo e estresse. Quem transpira muito pode sofrer de hiperidrose, uma condição em que as glândulas sudoríparas são hiperativas, em decorrência de causas emocionais ou hereditárias. Nesse caso, o ideal é consultar um dermatologista, porque às vezes é preciso tratar o problema com medicamentos.

Confira as estratégias para sofrer menos com o suor.

SUOR NOS SOVACOS

  • Apare os pelos das axilas

Homem No Espelho - Como diminuir o suor e a transpiração excessiva

Além de aumentar a temperatura corporal nas axilas, os pelos “seguram” as bactérias causadoras do mau cheiro que nao evaporam junto com o líquido do suor. Então convém dar uma parada periódica nos pelos (não precisa depilar, basta aparar). Corte apenas o excesso, deixando os pelos com uma altura entre 1 e 1,5 centímetro. Leia aqui o post completo que ensina como aparar os pelos dos sovacos.

  • Use desodorante antitranspirante

Primeiro é preciso saber a diferença entre desodorantes e antitranspirantes. Os desodorantes “normais” matam as bactérias e neutralizam o mau cheiro, mas não diminuem o suor. Já os antitranspirantes (também conhecidos por antiperspirantes) têm substâncias como sais de alumínio e zinco, que diminuem a atividade das glândulas sudoríparas e impedem a liberação de líquido. Daí são recomendados para quem sua muito. Lembre-se ambém

  • Aplique botox nas axilas

Homem No Espelho - Como diminuir o suor e a transpiração excessiva

A toxina botulínica A, mesma substância injetada no rosto para diminuir rugas, é comprovadamente eficaz para diminuir a sudorese não apenas nas axilas como também nos pés, mãos e outras partes do corpo. O botox relaxa a musculatura local e impede a liberação temporária da acetilcolina, substância produzida pelas glândulas sudoríparas, inibindo a produção de suor. A aplicação é feita por injeção bem superficial, sob a pele. Não existe restrição de idade para aplicação de botox.

  • Preste atenção aos tecidos das roupas

Certos tecidos sintéticos impedem a pele de respirar e aumentam a transpiração. Por isso, quem sua muito ou vive em lugares quentes deve dar preferência a roupas confeccionadas com fibras que absorvem o suor e não bloqueiam a respiração da pele (algodão, linho, viscose etc). Preste atenção na etiqueta da peça se ela não contém poliéster e outras fibras 100% sintéticas.

  • Use camiseta por baixo da camisa

Homem No Espelho - Como diminuir o suor e a transpiração excessiva

Uma camiseta branca ou cinza clara sob a camisa absorve o suor e impede que ele forme pizzas. Mas a camiseta tem que ser de manga curta, e não regata, para cobrir as axilas.

Uma boa opção são as camisetas anti-suor, feitas de materiais mais absorventes do que os tecidos comuns (modal, algodão ou fibra de bambu). Algumas têm reforços nas axilas para reter ainda mais o suor. Há modelos com gola em V, que não aparecem sob a camisa mesmo com os dois primeiros botões abertos.

 

SUOR NAS PARTES ÍNTIMAS

As partes íntimas também têm alta concentração de glândulas sudoríparas e, também, são um ambiente quente e úmido muito apreciado pelas bactérias causadoras do mau cheiro.

  • Confira o tecido da cueca 

Homem No Espelho - Como diminuir o suor e a transpiração excessiva

A mesma regra de camisas e camisetas se aplica às cuecas. Evite peças confeccionadas em tecidos predominantemente sintéticos, que esquentam a área, impedem a pele de respirar e não deixam o suor evaporar. Ao comprar a cueca, leia a etiqueta e confira a porcentagem de algodão e de outras fibras sintéticas (que deixam a peça ajustada ao corpo). Cuidado com o poliéster (fibra danada de tão sintética). Evite também cuecas muito apertadas.

  • Deixe seu equipamento arejado

Homem No Espelho - Como diminuir o suor e a transpiração excessiva

Deixe suas partes baixas arejadas sempre que possível. Tipo use short sem cueca quando for ficar em casa (ou até ande pelado, caso queira). O cheiro forte do suor na região genital piora por causa da urina e da secreção lubrificante produzida pelo pênis nos momentos de excitação sexual. capriche no banho: puxe a pele que cobre a cabeça do pênis, lave bem com água e sabonete e espere secar antes de vestir a cueca. Evite cuecas apertadas e não aplique desodorante no pênis e nos testículos, a não ser que seja um produto formulado especificamente para uso na área íntima.

 

SUOR NAS MÃOS E NOS PÉS

  • Dá-lhe botox

Homem No Espelho - Como diminuir o suor e a transpiração excessiva-botox

Excesso de transpiração nas mãos e nos pés quase sempre é sintoma de hiperidrose, a hiperatividade das glândulas sudoríparas, de que já falamos acima. Segundo os especialistas, a melhor opção para tratar é a plicação de botox (toxina botulítica), também explicada lá em cima neste texto.

  • Cuide bem das bases

Homem No Espelho - Como diminuir o suor e a transpiração excessiva

Os pés suam enfiados o dia todo dentro dos sapatos e tênis e embrulhados em meias que o impedem de respirar. O chulé é causado pela contaminação do suor por bactérias que encontram condições favoráveis à sua proliferação. Por isso é preciso dar atenção ao cuidado com os pés: usar desodorante em creme ou spray em todo o pé, só vestir meias limpas (de algodão), secar bem os vãos entre os dedos, usar sapatos de couro e evitar materiais sintéticos como plástico e borracha (o couro natural deixa os pés  “respirar”. Para ler o post completo sobre como evitar chulé, frieira e micose, clique aqui

https://www.instagram.com/homemnoespelho/

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.