Todo mundo que treina precisa tomar suplemento?

Quem quer ganhar músculos deve tomar whey protein, BCAA ou creatina? Ou basta comer bem? Consultamos uma nutricionista para saber quem precisa mesmo de suplemento.

Homem No Espelho - suplementos para hipertrofia

Por Wilson Weigl

Na academia, você vê todo mundo à sua volta chacoalhando a garrafinha, mas ainda tem dúvidas se tomar suplemento pode fazer mesmo diferença para alcançar seu objetivo, seja hipertrofia, aumento de força ou perda de peso. Buscar orientação de um médico ou nutricionista é sempre a melhor alternativa, mas nem todo mundo dispõe de recursos para consultar um especialista.

Os suplementos são, sim, uma boa opção para garantir ao corpo os nutrientes necessários tanto para a construção de músculos quanto para suprir o gasto de energia durante os treinos.

Muitos especialistas afirmam que é possível obter esses nutrientes por meio da alimentação saudável e equilibrada. Mas quem treina pesado nem sempre consegue nas refeições as quantidades de carboidratos e proteínas necessárias para a hipertrofia. É preciso controlar rigorosamente a dieta (ou preparar as próprias refeições) para poder consumir durante o dia as porções ideais de alimentos fontes de proteína como frango, peixe, carne, leite e ovos, que são os “tijolos” da construção muscular.

Na entrevista, a nutricionista esportiva Miriam Loiola explica quando, como e por que é bom tomar suplemento.

Todo mundo que busca hipertrofia deve tomar suplementos?

ML – Não necessariamente. Na maioria dos casos, porém, com a suplementação consegue-se benefícios maiores e mais rápidos do que procurando obter nutrientes apenas por meio da alimentação.

Homem No Espelho - suplementos para hipertrofia

Dá para conseguir só na comida os nutrientes para o crescimento muscular?

ML – É possível obter na alimentação os nutrientes — principalmente proteínas e carboidratos e, em seguida, vitaminas e minerais. Mas nem sempre é uma forma prática e viável, porque para obter resultados é preciso adotar hábitos alimentares rígidos, consumir frequentemente os alimentos indicados para seu objetivo e fazer as refeições em horários pré-determinados. Dieta saudável é fundamental, mas os suplementos fornecem nutrientes sem que se tenha que adotar hábitos alimentares pouco flexíveis.

É preciso tomar o suplemento nos dias em que não se treina?

ML – Depende do suplemento e do objetivo. Creatina, glutamina e suplementos vitamínico-minerais devem ser consumidos também nos dias em que não se treina. Já os energéticos e os produtos pré e pós-treino, como BCAA e whey protein, normalmente são indicados apenas para os dias em que se pratica a atividade física.

 

Homem No Espelho - suplementos para hipertrofia

Whey protein é suplemento fundamental para quem treina?

ML – O whey é o suplemento mais consumido no meio esportivo, pelos inúmeros benefícios e comprovações científicas de sua eficácia na hipertrofia muscular, além da praticidade. Existem outros suplementos proteicos, mas nenhum supera em preferência o whey protein.

Quem não precisa tomar whey protein? 

ML – Quem já tem uma alimentação extremamente rica em proteínas, distribuídas ao longo do dia e, em especial, no período pós-treino.  Depois do treino é o momento em que a proteína deve ser rapidamente absorvida para reparar as fibras musculares. Quem não quer engordar também deve maneirar no consumo do whey protein, porque é um suplemento calórico.

Homem No Espelho - suplementos para hipertrofia

Quando é preciso tomar creatina?

ML – A creatina é um suplemento seguro e eficaz para aumentar a força e a explosão muscular, contribuindo para o aumento de cargas nos exercícios e, consequentemente, treinos mais pesados. É um excelente fornecedor de adenosina trifosfato (ATP), molécula que fornece energia imediata para as células, com eficácia comprovada no ganho de massa e no aumento da potência muscular.

É bom tomar suplemento de cafeína para queimar gordura?

ML – A cafeína é o termogênico e estimulante mais bem aceito pelos órgãos de pesquisa internacionais. Seus efeitos são observados na prática, por beneficiar atletas com melhor rendimento, mais energia, concentração e retardo de fadiga. Além dos efeitos na performance esportiva, também auxilia no emagrecimento. Só que doses e horários de consumo devem ser adequados a cada indivíduo. E ela é contraindicada para quem sofre de hipertensão, doenças cardíacas, insônia, ansiedade e excesso de irritabilidade.

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