LEIA!

Novembro Azul: o alerta sobre a saúde masculina

Todo mundo  sabe que este é o mês da campanha mundial pela prevenção do câncer de próstata, que agora no Brasil é um movimento que dura o ano todo.

homem-no-espelho-campanha-novembro-azul

Novembro é o mês em que homens do mundo todo deixam crescer o bigode e transformam suas caras em bandeiras do movimento mundial pela prevenção do câncer de próstata. Só que agora o Novembro Azul virou De Novembro a Novembro Azul: uma campanha permanente de alerta sobre a saúde integral do homem, encabeçado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, voltado a projetos de saúde, que encabeça aqui o movimento mundial Movember.

Primeiro, o alerta: faça os exames periódicos no urologista e aconselhe seus familiares e amigos, especialmente se tiverem mais de 40 anos: o câncer de próstata é o segundo que mais atinge os homens. Outro jeito de se engajar é começar a cultivar um bigodão para mostrar ao mundo que você apoia o Movember, uma campanha interativa de caridade lançada pelo australiano Adam Garone, que desafia homens de todo o mundo a cultivar um bigode por 30 dias para ajudar a angariar fundos e sensibilizar a população para a prevenção e o tratamento do problema.

O nome Movember é a união de mo, de moustache, e november) aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata (17 de novembro). O movimento australiano surgiu de uma brincadeira entre amigos em 2003, sem nenhuma vinculação com saúde. Mas logo no ano seguinte quatro seguidores abraçaram a causa da doença. Hoje seus organizadores se orgulham de ser “o maior movimento mundial pela saúde masculina”: a cada ano são arrecadados mais de 200 milhões de dólares, doados por quase 2 milhões de pessoas no mundo inteiro. Sem falar que, no Brasil e no resto do mundo, empresas doam parte dos lucros das vendas de seus produtos para ONGs e entidades que lidam diretamente com saúde, como é o caso do Instituto Lado a Lado Pela Vida.

Se quiser aderir à campanha internacional, faça assim:

✔ Inscreva-se no site do Movember (clique aqui).

✔ Crie um perfil com uma foto de cara limpa e vire um Mo Bro (uma espécie de vitrine ambulante da causa)

✔ Deixe seu bigodón crescer durante o mês de novembro e vá atualizando as fotos. Não vale barba ou cavanhaque! Só bigode.

✔Os visitantes acompanham os participantes como você, votam e podem fazer doações, que são revertidas para instituições de prevenção e tratamento da doença.

✔ Mulheres simpatizantes da causa, chamadas Mo Sistas, também podem visitar, torcer e contribuir. 

“O câncer de próstata tem o mesmo impacto nos homens como o de mama tem nas mulheres”, afirmou Garone. No Brasil, esse tipo de câncer é o segundo mais comum, depois do câncer de pele, segundo dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer). O de testículo, mais raro, corresponde a 5% dos casos. Ambos têm grandes chances de cura se diagnosticados precocemente.

COMO É A PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PRÓSTATA

A doença pode acometer homens de todas as idades, mas geralmente as principais vítimas estão na faixa dos 40 anos em diante. Os médicos recomendam a partir dessa idade o exame de sangue que mede o nível de PSA, que aumenta quando há indícios de câncer. Depois dos 50 anos, é hora do exame de toque retal. Mas, ao contrário do que se ouve por aí, o exame é indolor e o médico em poucos segundos avalia o estado da próstata. Não tenha medo! Para conhecer mais sobre o Instituto Lado a Lado Pela Vida, acesse o site aqui.

movember_letterhead copy

1 Comment on Novembro Azul: o alerta sobre a saúde masculina

  1. Celma dos Santos // 5 de novembro de 2015 em 13:43 // Responder

    Estão ficando espertos! Super homem é aquele que vai ao médico, cuida da saúde. Fica bonito e sarado. Por dentro e por fora. Cheers!

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

*



Por favor, espere...

Quer receber dicas sobre cuidados com barba, cabelo e pele e as novidades em perfumes e produtos masculinos?

Inscreva-se com seu e-mail e receba nossa newsletter