LEIA!

Escolha o tipo de barba ideal para seu formato de rosto

Existem formatos de barbas que combinam  com rostos redondos, quadrados ou finos. Descubra qual o melhor para você e aprenda a manutenção periódica dos pelos.

Homem No Espelho - Tipos de barbas.

Você já pensou que pode ser um “lumbersexual”? Pois é, já inventaram mais esse rótulo masculino. O estilo “lumberjack” (lenhador) é marcado pelo visual da barba longa e, no “look” completo, inclui camisa xadrez, jeans surrado e botinão típico dos caipiras americanos. Nos EUA, as lojas nunca venderam tantas machadinhas (os caras de lá querem entrar totalmente no clima). Na aparência, o visual da barba crescida, que está na moda no Brasil, radicalizou para fios bem longos. Aqui, apesar do calorão, os antenados já aposentaram os aparelhos de barba. E você? Vai entrar nessa onda?

Nos tempos das cavernas, os pelos estavam, por assim dizer, sempre na moda. De vez em quando os homens davam uma aparada na barba mais por razões práticas do que estéticas: ela era quase um hotel de parasitas e, nas lutas corpo a corpo, presa fácil para o adversário. Foram os romanos que lançaram a têndencia de raspar o rosto (eles eram limpinhos e gostavam de banhos e saunas). De lá para cá, a moda da barba rala ou mais comprida vai e vem segundo o momento.

A barba em estilo “lumberjack” parece agradar às mulheres, que curtem esse visual másculo, até um pouco rude. “Porém, nem todo homem fica bem de barba longa”, alerta a especialista em tendências Biti Averbach, da consultoria Moda Sem Frescura, que tem sua explicação para o fenômeno “lumberjack”. “É uma moda nostálgica, inspirada em um ideal que hoje está distante da maioria das pessoas, de viver no campo e estar em contato com a natureza”, afirma.

Você quer adotar o visual? Só não pode ser confundido com um homem pré-histórico. Lave, apare os fios e desenhe os contornos do rosto com frequência, para não ficar com cara de largado. O ideal é recorrer ao serviço profissional de um barbeiro (que tem a mão melhor que a sua, certo?). Mas se for adepto do estilo faça-você-mesmo, siga as dicas do barbeiro Valdevan Alves, do salão masculino Garagem, que tem unidades em São Paulo e Recife.

COMO CULTIVAR E APARAR A BARBA LONGA

 ✔Apare os fios com tesoura no mínimo uma vez por semana.

 ✔Para desenhar os contornos do pescoço e das bochechas (com lâmina ou máquina), use o truque dos barbeiros: aplique antes uma toalha molhada em água quente, para amolecer a pele.

 ✔Diminua ainda mais a irritação e o risco de cortes passando hidratante para facilitar o deslizamento da lâmina. Depois, espalhe a espuma ou o gel de barbear.

 ✔Depois de raspar os pelos, aplique uma toalha molhada em água fria, para fechar os poros (isso evita infecções) e finalize com o pós-barba, em loção ou gel.

 ✔Lave a barba no banho com o mesmo xampu que usa no cabelo. O barbeiro Valdevan Alves recomenda usar duas vezes por semana xampu anticaspa, para diminuir a oleosidade das raízes.

 ✔Como os pelos ficam expostos ao sol, a tendência é ficarem ressecados. Depois de lavar, use condicionador duas ou três vezes por semana. Deixe agir uns três minutos antes de enxaguar.

SEU ROSTO É REDONDO, QUADRADO OU FINO?

Se você tem o rosto redondo: deixe os fios mais longos e faça nas bochechas um desenho mais quadrado ou alongado, para afinar as linhas faciais.

Homem No Espelho - Barbas1

Se você tem o rosto fino e alongado: desenhe as bochechas em formato arredondado, para deixar as linhas faciais menos angulares.

Homem No Espelho - Barbas

  • Felipe

    Olá!
    Gostaria de saber se há dicas para homens calvos mas que gostam de barba?
    Grato!

Por favor, espere...

Quer receber dicas sobre cuidados com barba, cabelo e pele e as novidades em perfumes e produtos masculinos?

Inscreva-se com seu e-mail e receba nossa newsletter