LEIA!

Efeito degradê: os vários estilos do cabelo da moda

Em todos os cortes masculinos atuais, a pedida são as laterais em degradê. A arte do cabeleireiro está justamente nesse trabalho, com máquina ou tesoura. 

Homem No Espelho - Cortes de cabelo masculinos em degradê.

Os cortes de cabelos masculinos mais pedidos atualmente pela galera esperta e moderna são os raspados nas laterais e mais longos no topo da cabeça. Isso você já sabe, é claro. Eles aparecem em uma porção de variações dos dois cortes da moda — o undercut e o razor part (aquele com a risca lateral). Mas todos têm pelo menos um detalhe em comum: as laterais bem baixas e aparadas em degradê, com máquina ou tesoura.

Como tudo na moda vai e volta o tempo todo, esses estilos nada mais são do que um revival dos estilos “americano” e “meio-americano”, que conquistaram o mundo nos anos 50 e 60 e eram inspirados nos cabelos usados pelos militares dos EUA. Por que conquistaram as cabeças da galera? Fácil dizer. Esses cortes com laterais baixas em degradê — que são chamados de “fade”, em inglês — são bem versáteis e fáceis de manter e pentear. Com um pouco de gel, cera ou pomada, dá para modelar de um jeito bacana, fazendo topetes, bagunçando o topo da cabeça ou, ainda, assentando para trás no estilo “comb over”, que também está na moda. “Além disso, combinam bastante com barba, seja curta, estilo por fazer, ou mais longa”, diz Marcos Coraza, hair stylist e gerente do salão Gilberto Cabeleireiros, de São Paulo.

Mas não dá para descobrir um corte bacana na cabeça alheia e achar que vai ficar bom em você. “Antes de optar por um corte, é preciso levar em conta seu tipo de cabelo, formato de cabeça e, o mais importante, seu estilo, idade e tipo de trabalho”, frisa Coraza.

Por isso, é legal chegar ao cabeleireiro com noção do que você quer, mas ficar aberto a trocar ideia com o profissional para que ele dê as diretrizes do que fica melhor para você, baseado em toda sua experiência.

Para ajudá-lo na escolha do corte ideal, pedimos para Marcos Coraza explicar como são os diferentes tipos de cortes em degradê. A seguir, ele destrincha cada um dos cinco estilos.

  • CLÁSSICO

A característica desse corte é uma camada de cabelo intermediária entre o curto e o longo nas laterais e na nuca.

Homem No Espelho - Corte de cabelo masculino degradê -1

Esse corte começa bem curto na nuca e nas laterais e o comprimento aumenta no meio do crânio. “Começamos usando a máquina com pente regulado na altura 1 ou 2 até 2/3, a partir da nuca. Como no topo da cabeça os fios são mantidos longos, deixa-se uma área intermediária entre o curto e o comprido para dar continuidade ao corte sem deixar uma divisão muito marcada”, explica Marcos Coraza.

Homem No Espelho - Corte de cabelo masculino degradê - Cortes Classic Fade

  • LOW FADE

Esse corte destaca a linha marcada do degradê numa altura bem baixa nas laterais da cabeça, perto da orelha.

Homem No Espelho - Corte de cabelo masculino degradê  - 2

Esse tipo de degradê é marcado numa altura mais baixa do crânio (por isso o “low”, baixo em inglês). “Usamos na nuca a máquina regulada no pente 1 ou zero, para que o terço inicial fique bem raspado. No segundo terço da cabeça, passamos para um pente maior e assim por diante, até o topo. Fundamental nesse corte é que não apareça nenhuma marca de divisão de tamanhos dos fios, que devem ter uma sequência natural, sem emendas, diz o cabeleireiro.

Homem No Espelho - Corte de cabelo masculino degradê - Cortes Low Fade

  • MID FADE

Nesse estilo de corte, a linha do degradê mais acentuado fica bem no meio da lateral da cabeça, entre a orelha e o topo.

Homem No Espelho - Corte de cabelo masculino degradê -3

Esse corte é quase o mesmo do anterior, com a diferença de que a linha marcada do degradê começa mais alta na cabeça, mas ainda intermediária (“mid” vem de “middle”, meio em inglês). “Subimos mais com o pente 1 ou zero até a metade da parte de trás e das laterais da cabeça e vamos aumentando a altura do pente até os fios do topo”, explica.

Homem No Espelho - Corte de cabelo masculino degradê - Cortes Mid Fade

  • HIGH FADE

As laterais são bem baixas ou raspadas até o alto, contrastando com o topo da cabeça, onde os fios são longos.

Homem No Espelho - Corte de cabelo masculino degradê -4

É a preferência nacional entre os caras descolados. A linha do degradê é mais alta no crânio (“high”, alto no idioma inglês). Nele, as laterais e a nunca são raspadas até bem em cima da lateral do crânio. “Usamos máquina pente 1 ou zero (na maioria) até o início do topo da cabeça. A parte de cima não precisa acompanhar a sequência dos fios: eles podem ser bem mais longos, com a linha divisória bem marcada. É também uma grande pedida entre a moçada que tem cabelo mais crespo”, afirma Marcos Corazza.

Homem No Espelho - Corte de cabelo masculino degradê - Cortes High Fade

  • TAPER FADE

Uma variação do corte de degradê clássico, com as laterais aparadas com máquina progressiva e acabamento com pente.

Homem No Espelho - Corte de cabelo masculino degradê -6

É uma variação do primeiro corte, o Clássico. Trata-se de um corte bem geométrico, em que o degradê é bem gradual, sem que haja a divisão mais marcada, como no corte Clássico descrito acima. “Começamos pela nuca com máquina com pente 1 ou 2 e vamos subindo, regulando sempre o pente para número maior. Fazemos uma linha reta nas laterais e terminamos numa franja longa. No acabamento, acertamos o degradê com máquina e pente”, explica o cabeleireiro.

Homem No Espelho - Corte de cabelo masculino degradê - Cortes Taper Fade

  • SCISSOR FADE

Nesse corte máquina não entra: o cabelo é inteiro picotado na tesoura e fica com aspecto bem natural.

Homem No Espelho - Corte de cabelo masculino degradê -7

Inteiro picotado na tesoura (“scissor”, em inglês), sem uso de máquina, esse corte exige que o profissional tenha experiência e mão boa em cortes masculinos. “Os fios são todos sequenciais, desde a nuca, que é bem curta, até a franja, mais longa. Esse estilo de corte tem aspecto bem natural, sem aquela cara de ‘acabei de sair do barbeiro’. Por isso, é o preferido entre os executivos e o mais pedido nos salões”, diz Marcos Corazza.

Homem No Espelho - Corte de cabelo masculino degradê - Cortes Scissor Fade

  • silas

    Bom as explicações foram ótimas principalmente eu que estou começando um curso de barbeiro, cada modelos e duvidas são bem vindas.
    então muito obrigado.

  • José Pereira Ribeiro

    Boa noite. Excelente e organizado este trabalho.É muito útil.Parabéns. Agradecido.Saudações.

  • Miguel

    A muito tempo corto meu cabelo nesse estilo e nem sabi que chamava
    “TAPER FADE” rsrs

Por favor, espere...

Quer receber dicas sobre cuidados com barba, cabelo e pele e as novidades em perfumes e produtos masculinos?

Inscreva-se com seu e-mail e receba nossa newsletter