LEIA!

O guia definitivo dos cortes de cabelo da moda

Fizemos um guia com todas as tendências atuais em cortes de cabelo. São 56 ideias para você se inspirar e (a gente torce por isso) encontrar o estilo que você procura. 

Homem No Espelho - Cortes de cabelo masculinos atuais -2016

A gente vive numa época única na história, porque nunca antes nós, homens, tivemos tantas opções na hora de escolher um corte de cabelo. Pense como o repertório era limitado nos tempos dos nossos pais e avós. É uma grande vantagem, sem dúvida, poder adotar um penteado capaz de expressar 100% nosso estilo e jeito de ser.

Mas essa liberdade de escolha também tem um lado negativo. São tantas as alternativas que a gente fica confuso na hora de colocar a juba nas mãos do barbeiro ou cabeleireiro. Por isso, o site Homem No Espelho resolveu fazer esse guia com todas as tendências mais atuais em cortes de cabelo masculinos.

As tendências de cabelo acompanham a moda, mesmo que não mudem tão rapidamente quanto as roupas, que variam de uma estação para a outra. Mas como a moda é tipo vai e volta, é interessante observar que muitos dos cortes de cabelo modernos se inspiram em décadas passadas, como os anos 1930, 1940, 1950 e 1970. Vamos encontrar nos penteados masculinos modernos referências aos militares da Segunda Guerra Mundial, ao rock, aos movimentos Black Power ou hippie.

Veja agora nossas sugestões de cortes e penteados. São nada menos do que 56 ideias para você se inspirar e (a gente torce por isso) encontrar o estilo de cabelo que você procura.

  • TOPETES POMPADOUR

A gente precisaria de muito espaço para falar dos topetes, que são parte importante de grande parte dos cortes de cabelo da moda, raspados ou baixos nas laterais e longos no topo da cabeça, como o Undercut e suas infinitas variações. Mas o que torna algo único o topetão de responsa, chamado universalmente de Pompadour, é o grande volume de cabelo na fronte, que vai diminuindo gradualmente para trás.

Os topetes abundavam nos anos 50, época em que o rock reinava e o penteado era usado por todo cara que queria se afirmar como moderno. O maior topetudo de todos os tempos, e talvez o principal responsável pela moda, foi Elvis Presley.

Se naqueles tempos o topete era assentado com brilhantina, que conferia ao cabelo um aspecto duro e brilhante, hoje temos inúmeras opções para modelar o penteado de forma mais marcante ou mais natural. Dependendo da escolha do finalizador (gel, pomada, pasta, cera), você confere mais ou menos fixação e brilho, de acordo com seu gosto.

Homem No Espelho - Cortes de cabelo masculinos 2016 - Topetes

  • RAZOR PART

O corte extremamente popular nos 1930 e 40 ressurge nos dias de hoje, remetendo antigas barbearias (daí vem o nome “razor”, navalha em inglês). O nome já explica o conceito do corte: “Parte em Navalha” ou “Navalha em Parte”. O couro cabeludo fica à mostra numa risca bem marcada. As laterais são bem curtas, quase totalmente raspadas, quase sempre usando a máquina no lugar da antiga navalha.

Outras características do Razor Part são o cabelo penteado para trás e o aspecto brilhante e molhado, obtido com gel ou pomada com mais brilho. Esse corte também faz uma bela parceria com os vários tipos de barbas da moda e passa um ar de modernidade que consegue ser ao mesmo tempo clássico e elegante.

Homem No Espelho - Cortes de cabelo masculinos 2016 - Razor Part

  • FADE

Esse estilo acabou sendo incorporado uma infinidade de estilos variações do undercut. No geral, todos têm uma característica em comum: as laterais baixas e aparadas em degradê, com máquina ou tesoura.

Esse corte é um revival dos estilos “americano” e “meio-americano”, mundialmente famosos nos anos 50 e 60, inspirados nos cabelos usados pelos militares dos EUA. Por que conquistaram as cabeças da galera? Fácil dizer. Esses cortes são versáteis e fáceis de manter e pentear. Com um pouco de gel, cera ou pomada, dá para modelar de mil jeitos, fazendo topetes, bagunçando o topo da cabeça ou, ainda, assentando para trás no estilo Comb Over.

Homem No Espelho - Cortes de cabelo masculinos 2016 - Razor Part

  • COMB OVER

Esse estilo nada mais é do que o cabelo penteado todo para trás (ou para um dos lados) e modelado com gel ou pomada. Também é chamado de Sweep Back, jogado para trás.

É outro penteado inspirado em décadas passadas. Atualmente você pode usá-lo bem assentado e brilhante, modelando com gel, ou deixá-lo com aparência mais natural, optando pela pomada ou cera com efeito mate (fosco). Os cabeleireiros sugerem finalizar o look com spray, para manter a juba segura e firme no lugar o dia todo.

Homem No Espelho - Cortes de cabelo masculinos 2016 - Comb Over

  • DESCONECTADOS

A gente se apropriou do termo em inglês “disconnected”. Esses cortes apresentam, de modo geral, uma “desconexão” entre as laterais raspadas e o topo da cabeça mais longo (os fios pode ser curtíssimos, médios ou bem compridos, como você pode ver nas fotos). É mais um nome e uma variação para o famoso Undercut.

Homem No Espelho - Cortes de cabelo masculinos 2016 - Desconectados

  • AFRO

Ninguém precisa mais raspar a cabeça. Estamos vivendo um resgate do cabelo Black Power dos anos 60, quando explodiram os movimentos em prol dos direitos dos negros nos Estados Unidos (e de lá se espalharam pelo mundo) . O cabelão afro é hoje novamente uma bandeira de orgulho da raça.

A principal diferença em relação ao afros das décadas passadas é que o cabelo hoje não é aparado em formato  redondo, mas deixado com os cachos definidos e até com pontas mais salientes. As laterais são baixas ou raspadas, como no estilo undercut.

Os cortes mais baixos continuam, mas podem ser usados com risca: fica bem legal.

Homem No Espelho - Cortes de cabelo masculinos - afro 2016

  • FRANJAS

Quase todos os cortes atuais, como vários que você já viu acima) têm os fios do topo da cabeça bem longos. Uma opção interessante para variar o penteado é pentear o cabelo para a frente (como você pode ver em algumas das fotos abaixo), modelando com gel, cera ou pomada.

Há alguns cortes, porém, que são pensados para serem usados com a franja longa caída na testa. Eles também podem ser estilizados com finalizador, mais ajeitados ou bagunçados. Quase sempre, entretanto, são opções apenas para quem tem cabelo mais liso.

Homem No Espelho - Cortes de cabelo masculinos 2016 - Franjas

  • CLÁSSICOS

São aqueles cortes que nunca saem de moda e topam qualquer parada. Ou seja, combinam com ambientes formais (e por isso são ideais para quem não pode ousar muito no trabalho) e são modernos à altura de cair bem na balada.

Podem ser mais curtos e comportados ou mais cheios e de fios mais longos, modelados de maneira “bagunçada” ou assentados.

Homem No Espelho - Cortes de cabelo masculinos 2016 - Clássicos

  • OUSADOS

O que esses cortes de cabelo têm em comum? Não são feitos para qualquer um e raramente podem ser adotados por quem trabalha ou circula por ambientes muitos formais. Mas que são bem bacanas, isso são.

Todos são variações dos cortes que você conferiu acima, com laterais totalmente raspadas com máquina, em estilo Fade, com risca, como no estilo Razor Part. Na fronte os fios são sempre longos, como nos topetes Pompadour.

Homem No Espelho - Cortes de cabelo masculinos 2016 - Ousados

  • LONGOS

As cabeleiras nunca saíram de moda, na verdade. Dominaram nos anos 1960 e 70 e, desde aqueles tempos mantêm firmes adeptos, até mesmo entre aqueles que nem sequer tinham nascido na época das grandes bandas do metal como Led Zeppelin, Deep Purple, Iron Maiden, Megadeth e centenas de outras.

Hoje, lisos ou cacheados, eles podem ser usados bem compridos, no bom e velho estilo roqueiro, ou mais ajeitados e curtos. Fica bacana estilizá-los com um pouco de pomada, até para definir as mechas e evitar que caiam no rosto (mas mantendo o jeitão natural).

Homem No Espelho - Cortes de cabelo masculinos - longos 2016

 

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

*



Por favor, espere...

Quer receber dicas sobre cuidados com barba, cabelo e pele e as novidades em perfumes e produtos masculinos?

Inscreva-se com seu e-mail e receba nossa newsletter