LEIA!

O trato que sua pele pede aos 20 anos

Quanto mais cedo você cuidar do rosto mais legal ele vai estar no futuro. Comece a pensar no seu visual aos quarenta. A gente ensina os cuidados (básicos).

homem-no-espelho-cuidados-com-a-pele-masculina-3

Texto e fotos: Wilson Weigl

Modelo: Kaian Bentlin (OXYgen Models)

Imagine que você tem um carro zero, novinho em folha. Mas não lava, não encera, não aspira os estofados, não limpa os vidros… O bólido até pode andar bem, mas o visual será uma lástima. O mesmo vai acontecer com sua pele, caso você esteja na faixa dos 20 anos e não começar a dar um belo trato no rosto. Quando chegar aos 30 as consequências do descuido vão começar a ficar evidentes: sua cara vai estar desabada e cheia de rugas precoces e manchas de sol.

Quanto mais cedo você começar a cuidar da pele mais legal ela vai estar no futuro. Melhor ter um pouco de visão em longo prazo e começar a pensar no seu visual quando tiver 40 ou 50 anos.  Isso sem falar que vários dos perrengues típicos da juventude — acne, pele oleosa, brilho no rosto, pelos encravados, irritação no barbear — ficam mais fáceis de evitar e controlar.

A regra é clara: moderação no pé na jaca! Os maus hábitos — repetimos: cigarro, álcool, drogas, excesso de sol, falta de sono e alimentação ruim — fazem estragos que vão aparecer depois dos 30 anos. Radiação solar, poluição, cigarro, álcool e excessos em geral deixam marcas na pele.

Então vamos lá! A gente ensina os cuidados (básicos) para você continuar com cara de 20 anos por muito tempo.

  • PASSE FILTRO SOLAR TODO DIA

homem-no-espelho-cuidados-com-a-pele-masculina-2

Os danos causados pelo sol na pele são cumulativos, ou seja, vão se somando no seu corpo desde a infância. Saiba que a radiação UVB é a responsável pelo bronzeado, vermelhidão e queimaduras, enquanto os UVA aceleram o envelhecimento da pele e fazem o rosto “desabar”, porque destroem as fibras que sustentam a pele. O pior é que tanto os raios UVB quanto UVA podem causar câncer de pele.

Aplique no rosto protetor solar com FPS 30, no mínimo, todos os dias antes de sair de casa. Se for à praia, correr ou praticar esporte ao ar livre, opte pelo filtro de uso esportivo com FPS mais alto: 50, por exemplo. O protetor solar específico para esporte resiste melhor ao suor e à água e não escorre no rosto.

Homem No Espelho indica:

homem-no-espelho-filtro-solar-anthelios

  • CAPRICHE NOS PRODUTOS DE BARBA

homem-no-espelho-cuidados-com-a-pele-masculina-4

Dois terços dos homens têm pele sensível e sofrem com irritação, ardor e pelo encravado ao se barbear. A lâmina de barbear causa microlesões e prejudica a barreira natural formada por gordura e água que lubrifica e protege a pele de infecções. Sem falar na tortura que é passar o aparelho sobre espinhas e pelos encravados.

Por isso, invista em produtos bacanas. Jamais faça a barba a seco ou só com água (muitos caras fazem isso). Opte por gel, espuma ou óleo de barbear segundo sua preferência) de boa qualidade, que tenham substâncias que amaciem e hidratem a pele. Ah, barbeie-se no chuveiro ou logo após o banho: o vapor dilata os poros e amolece os fios da barba.

Prefira aparelhos de cabeça móvel (que se adaptam melhor aos contornos do rosto) e cartuchos com mais de três lâminas. Troque a lâmina sempre que ela perder o corte. Confira a cor da fita lubrificante: se ela estiver desbotada, é hora de aposentar o cartucho.

Depois, aplique um produto pós-barba para hidratar a pele e aliviar a irritação: pode ser loção, gel, sérum ou mousse. Evite produtos que contêm álcool, que podem deixar a pele seca e ainda mais irritada.

Homem No Espelho indica:

homem-no-espelho-aparelho-gillette

  • HIDRATE SEMPRE O ROSTO

homem-no-espelho-cuidados-com-a-pele-masculina-3

Ainda tem homens que acham que hidratar o rosto é frescura. Que burros! Se você não hidrata a pele depois de lavar, as glândulas sebáceas trabalham ainda mais para compensar o ressecamento provocado por água e sabão. Daí a pele fica gordurosa e brilhante logo depois. A hidratação é importante para todo mundo, mas em especial para quem tem pele muito oleosa. O hidratante facial devolve umidade à pele e alguns mais bacanas (não necessariamente os mais caros) têm ativos que controlam a atividade das glândulas sebáceas.

Por isso, toda vez que lavar o rosto, passe hidratante na sequência.

Você encontra à venda uma infinidade de hidratantes faciais, em gel, creme ou sérum. É questão de gosto pessoal escolher o tipo que você prefere. Escolha produtos formulados especificamente para a pele masculina, que é mais grossa e oleosa (a produção de sebo nos homens é, em média, duas vezes maior do que nas mulheres).

Homem No Espelho indica:

homem-no-espelho-hdratante-facial-clinique-for-men-spf-21

  • PONHA UMA MÁSCARA

homem-no-espelho-cuidados-com-a-pele-masculina-5

Excesso de oleosidade no rosto é um problemão para grande parte dos homens. Ainda mais para os jovens, que podem ainda sentir as mudanças hormonais da adolescência. Você encara uma máscara facial? Pois é, elas são uma arma e tanto na guerra contra a produção excessiva de sebo que também causa acne. Elas absorvem o excesso de oleosidade, desobstruem os poros, removem impurezas e deixam na pele uma sensação de limpeza bem legal.

São fáceis de usar: depois de lavar e secar o rosto, é só passar uma camada bem fina, deixar agir por alguns minutos e enxaguar com água morna, uma ou duas vezes por semana.

Homem No Espelho indica:

homem-no-espelho-mascara-skinceuticals

 

Por favor, espere...

Quer receber dicas sobre cuidados com barba, cabelo e pele e as novidades em perfumes e produtos masculinos?

Inscreva-se com seu e-mail e receba nossa newsletter