20 anos: hora de começar a cuidar da pele

Quanto mais cedo você cuidar do rosto mais legal ele vai estar no futuro. Comece a pensar no seu visual aos quarenta. A gente ensina os cuidados (básicos).

Homem-No-Espelho-Cuidados-com-a-pele-masculina-aos-20-anos

Por Wilson Weigl 

Quanto mais cedo você começar a cuidar da pele do rosto, mais legal ela vai estar no futuro. Por isso todo homem na faixa dos 20 anos já deve começar a pensar no seu visual aos 30, 40 ou 50 anos e prevenir rugas, manchas e envelhecimento precoce da pele. Seu corpo está no auge da vitalidade: você não precisa fazer nada além de adotar a rotina básica de cuidados com a pele: limpeza, hidratação e proteção.

Imagine que você tem um carro zero, novinho. Mas não lava, não encera, não aspira os estofados, não limpa os vidros… O bólido vai andar bem de mecânica, mas o visual estará uma lástima. O mesmo vai acontecer com seu rosto, caso você tenha 20 e poucos anos e não começar desde já a dar um belo trato na pele. Quando chegar aos 30 as consequências do descuido vão começar a ficar evidentes: sua cara vai estar desabada e cheia de rugas precoces e manchas de sol.

Aos 20 anos de idade e um pouco além são normais os perrengues de pele comuns à essa faixa etária — cravos espinhas, pele oleosa, brilho no rosto, pelos encravados, irritação no barbear. Mas os jovens de hoje têm de encarar pela primeira vez na história da humanidade também o envelhecimento causado pela luz azul irradiada por dispositivos eletrônicos. Leia aqui sobre os danos na pele causados pelo computador e celular.

Para ter a melhor pele possível, a regra é clara: moderação no pé na jaca! Os maus hábitos — cigarro, álcool, drogas, excesso de sol, falta de sono e alimentação ruim — fazem estragos que vão aparecer depois dos 30 anos.

Então vamos lá! Veja os cuidados (básicos) para você continuar com cara de 20 anos por muito tempo.

  • Passe protetor solar todo dia

Homem-No-Espelho-Cuidados-com-a-pele-masculina-aos-20-anos

Está provado que 80% do envelhecimento precoce da pele é causado pela exposição ao sol. Quanto mais cedo você começar a usar filtro solar melhor. Os danos causados pelo sol na pele são cumulativos, ou seja, vão se somando no seu DNA celular desde a infância, causando problemas que vão aparecer no futuro: rugas precoces, manchas e até câncer de pele.

Vários tipos de luzes naturais e artificiais agem sobre a pele. A radiação UVB é a responsável pelo bronzeado, vermelhidão e queimaduras, enquanto os UVA aceleram o envelhecimento da pele e fazem o rosto “desabar”, porque destroem as fibras que sustentam a pele. E também a luz azul e os raios infravermelhos causam manchas e rugas.

Aplique no rosto protetor solar com FPS 30, no mínimo, todos os dias pela manhã, mesmo que for ficar em casa. Procure sempre reaplicar à tarde. Se for à praia, correr ou praticar esporte ao ar livre, opte pelo filtro com FPS mais alto: 50, por exemplo. O protetor solar para esporte resiste mais ao suor e à água e não escorre no rosto.

  • Use apenas sabonete facial

Homem-No-Espelho-Cuidados-com-a-pele-masculina-aos-20-anos

Ao acordar ou durante o banho matinal, lave o rosto com sabonete específico para uso facial, em barra ou gel. Não pode ser o sabonete comum que você usa no corpo, que tem substâncias detergentes que podem ressecar a pele.

Melhor ainda, dê preferência a um sabonete formulado para a pele masculina, que é mais grossa e oleosa do que a feminina. Quem sofre com excesso de brilho, deve optar por sabonetes que controlam a atividade das glândulas sebáceas e diminuem a oleosidade. Em caso de acne, use sabonete com ácido salicílico ou glicólico, ou, em casos mais severos, enxofre, que tem ação secativa.

  • Capriche nos produtos de barba

Homem-No-Espelho-Cuidados-com-a-pele-masculina-aos-20-anos

Muitos homens jovens sofrem ao se barbear com irritação, ardor e pelo encravado porque não fazem a coisa do jeito certo. Fazem a barba só com água ou não capricham nos produtos.

A lâmina de barbear causa microlesões e prejudica a barreira natural formada por gordura e água que lubrifica e protege a pele de infecções. Por isso, jamais faça a barba a seco ou só com água (muitos caras fazem isso). Molhe o rosto e aplique gel ou espuma de barbear (segundo sua preferência) de boa qualidade, que contenham substâncias que amaciem e hidratem a pele. Melhor ainda, barbeie-se no chuveiro ou logo após o banho: o vapor dilata os poros e amolece os fios da barba.

Prefira aparelhos de cabeça móvel (que se adaptam melhor aos contornos do rosto) e cartuchos que tenham no mínimo três lâminas e fita lubrificante. Troque a lâmina sempre que ela perder o corte. Confira a cor da fita lubrificante: se ela estiver desbotada, é hora de aposentar o cartucho.

Depois, aplique pós-barba para hidratar a pele e aliviar a irritação: pode ser loção, gel, sérum ou mousse. Evite produtos que contenham álcool, que podem deixar a pele seca e ainda mais irritada.

  • Hidrate sempre o rosto

Homem-No-Espelho-Cuidados-com-a-pele-masculina-aos-20-anos

Ainda tem homens que acham que hidratar o rosto é frescura. Que burros! A hidratação é importante para todo mundo, tenha pele seca ou oleosa. Se você não hidrata a pele depois de lavar, as glândulas sebáceas trabalham ainda mais para compensar o ressecamento provocado por água e sabão. Daí a pele fica gordurosa e brilhante em seguida. O hidratante facial devolve umidade à pele e alguns mais bacanas (não necessariamente os mais caros) têm ativos que controlam a atividade das glândulas sebáceas.

Por isso, toda vez que lavar o rosto, passe hidratante na sequência.

Você encontra à venda uma infinidade de hidratantes faciais, em gel, creme ou sérum. É questão de gosto pessoal escolher o tipo que você prefere. Escolha produtos formulados especificamente para a pele masculina, que é mais grossa e oleosa do que a feminina (a produção de sebo nos homens é, em média, duas vezes maior do que nas mulheres).

  • Use máscara facial

Homem-No-Espelho-Cuidados-com-a-pele-masculina-aos-20-anos-3

A máscara facial não compromete a macheza de nenhum homem. Ela é uma arma e tanto na guerra contra a produção excessiva de sebo, que deixa o rosto oleoso e causa cravos e espinhas. Elas absorvem o excesso de oleosidade, desobstruem os poros, removem impurezas e deixam na pele uma sensação de limpeza bem legal.

São fáceis de usar: depois de lavar e secar o rosto, é só passar uma camada bem fina, deixar agir por alguns minutos, segundo a recomendação da embalagem, e enxaguar com água morna. Basta usar uma ou duas vezes por semana.

Fotos: Deposit Photos

https://www.instagram.com/homemnoespelho/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.