LEIA!

Os cuidados para cultivar e manter a barba da moda

Como você pode ser adepto do “faça-você-mesmo” e prefere dar o trato na sua barba em casa, a gente ensina o passo-a-passo para lavar, aparar e estilizar a pelagem.

Barba longa dá um certo trampo para manter: dá para fazer em casa ou na barbearia

Barba longa dá um certo trampo para manter: dá para fazer em casa ou na barbearia

Barba longa dá um certo trampo para manter: dá para fazer em casa ou na barbearia

Você, como cara estiloso, deixou a barba crescer, certo? Optou pelo estilo “por fazer” ou um pouco mais longa, estilo social. Ou radicalizou nos fios longos, estilo lenhador, lumberjack, hipster (ou seja lá qual for o nome), que está na moda. Ou então já era barbudo por opção (ou preguiça) muito antes da onda, porque, afinal, homem usa barba longa desde o começo dos tempos e o próprio Deus é considerado um barbudão.

Mas manter a barba nos trinques dá uma certa mão de obra e exige cuidados iguais ao do cabelo. A começar por escolher um estilo e um comprimento adequado ao formato do seu rosto (que pode ser redondo, alongado ou quadrado). Você sabe o que fica bem em você, mas um especialista pode ajudar nessa tarefa. Por isso, o ideal é procurar o serviço especializado de uma barbearia. O barbeiro, além de dominar essa arte, tem a mão melhor que a sua para manejar a tesoura e a máquina.

Como você pode ser adepto do “faça-você-mesmo” e prefere dar o trato em casa, pedimos a consultoria do barbeiro e cabeleireiro Anderson Santos, de São Paulo, que ensina o passo-a-passo para lavar, aparar e estilizar a barba. Encontre-o no Instagram: @andersonsantosbarbeiro

 ✔Aviso prévio: não exagere no tamanho da barba, para não ficar parecido com os caras do ZZ Top. “O comprimento dos fios deve ser de, no máximo, 10 centímetros abaixo do queixo, para não alongar muito o rosto”, diz Anderson.

 ✔Para aparar (uma vez por semana é a conta), use tesoura ou máquina, usando um pente para nivelar os fios.

 ✔Desenhe os contornos do pescoço e das bochechas com lâmina ou máquina. Faça isso depois do banho, já que a água quente abre os poros, amolece os fios e facilita o deslizar da lâmina. Ou use o tradicional truque dos barbeiros: aplique uma toalha molhada em água quente, para amolecer a pele.

 ✔ Se você costuma ter pelo encravado ou foliculite, use esfoliante para evitar essas chatices.

 ✔ Use espuma ou gel de barbear; fica a seu critério.

 ✔ Apare o bigode com tesourinha, cortando os fios na altura do lábio ou um pouco acima. Não deixe os fios cobrirem a boca.

 ✔Enxague o rosto com água fria (ou  aplique toalha molhada), para fechar os poros.

 ✔Finalize com o pós-barba, em loção ou gel.

 ✔Lave a barba no banho com o mesmo xampu do cabelo. Depois de lavar, aplique condicionador deixando o produto agir uns três minutos antes de enxaguar.

 ✔ Existem várias marcas de xampus e condicionadores específicos para barba: você encontra esses produtos à venda online e também nas barbearias bacanas.

 ✔ Os fios costumam ficar ressecados. Experimente usar óleo de barba para hidratar e deixar brilhantes os fios: esse tipo de produto também está disponível nos sites das próprias marcas e também em barbearias.

 ✔A dica de Anderson Santos é aplicar sempre o óleo de barba ou mesmo reparador de pontas (esses que quase todas as mulheres usam nos cabelos) na barba. “Esses produtos ajudam a ajeitar os fios e ainda eliminam o frizz, o arrepiado causado pela carga elétrica do fio”, explica.

 ✔ Você pode finalmente dar um toque de styling na barba: aplique  nas mãos uma quantidade mínima de óleo ou até mesmo cera ou pomada de cabelo e penteie os fios com as mãos. Fica bem estiloso! Se for um cara mais fashion, pode dar aquela torcida básica nas pontas do bigode.

1 Comment on Os cuidados para cultivar e manter a barba da moda

  1. Ótimas dicas amigo, minha barba é falhada, porém tenho esperanças de obter um crescimento desejável.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

*



Por favor, espere...

Quer receber dicas sobre cuidados com barba, cabelo e pele e as novidades em perfumes e produtos masculinos?

Inscreva-se com seu e-mail e receba nossa newsletter