Penteie seu cabelo do jeito que os profissionais fazem - Homem no Espelho
LEIA!

Penteie seu cabelo do jeito que os profissionais fazem

A gente sai do cabeleireiro com um penteado incrível, mas no dia seguinte já não fica igual. Ensinamos as táticas dos profissionais de cabelo para modelar os cortes.

homem-no-espelho-cortes-de-cabelo-masculinos-cabeleireiros

Por Wilson Weigl / Cabelos: Gil Scawia (salão Square Hair & Care)

A gente corta o cabelo no salão ou na barbearia e sai de lá com um penteado sensacional. Só que já no dia seguinte não consegue deixar o cabelo igual. Pois é, além de os caras serem profissionais, às vezes também não prestamos muita atenção no que o cabeleireiro fez no nosso cabelo, quais instrumentos e produtos usou e em que ordem.

O cabeleireiro é especialista e mestre nas artes dos penteados, mas não é mágico. Foi na escola e na prática do dia-a-dia que ele aprendeu o que deve usar para criar esse ou aquele efeito, valorizar os pontos fortes e disfarçar as falhas de cada tipo de cabelo.

Aqui a gente entrega um pouco das armas que os profissionais de cabelo usam para deixar a gente rindo de orelha a orelha na hora de pagar a conta do corte. Vale a pena dar uma olhada e experimentar fazer em casa.

homem-no-espelho-cortes-de-cabelo-masculinos-cabeleireiro

✔ FAÇA EFEITO COM O SECADOR

O aparelho é fundamental no cotidiano dos cabeleireiros para criar os topetes bacanas. Com o aparelho, dá para modelar o cabelo com mais facilidade, já enquanto seca.

O secador também dá volume ao cabelo liso e fino. E potencializa a ação de pomada, gel e cera: quanto mais seco estiver o cabelo, melhor o finalizador adere aos fios.

✔ USE SPRAY PARA FINALIZAR

O produto é o segredo dos cabeleireiros para o toque final das suas “obras”. Geralmente é usado depois da cera ou pomada para fixar e dar movimento ao cabelo.

Fácil de aplicar, proporciona ótima fixação e, por isso, é ideal para quem tem cabelo muito liso, que costuma “desabar”. É bom também para cabelo rebelde e difícil de domar, porque “segura” o penteado. Cabelo cacheado fica com aspecto natural, porque o spray não deixa os fios grudados.

homem-no-espelho-cortes-de-cabelo-masculinos-cabeleireiro-2

✔ COLOQUE OS FIOS NO LUGAR COM O PENTE

O pente é um instrumento que todo homem deve ter no bolso, porque desembaraça e coloca os fios no lugar. Os cabelereiros usam para modelar os topetes mais certinhos e comportados, penteando para os lados ou para o alto.

Quem tem cabelo cacheado, crespo ou volumoso deve preferir o pente em vez da escova, porque ela desfaz os anéis e aumenta ainda mais o volume da cabeleira (caso o que você queira seja exatamente dar mais volume ao cabelo, leia abaixo).

Os pentes de madeira são ideais, porque o material evita a formação de eletricidade estática causadora do frizz, que deixa o cabelo arrepiado.

✔ ADOTE ESCOVA PARA DAR VOLUME

A escova é a melhor amiga do cabeleireiro, porque não só alisa e ajeita o cabelo rebelde como também permite criar aqueles topetes fantásticos (estilo pompadour, por exemplo).

A escova também dá volume ao cabelo, o que pode não ser uma boa ideia se seu cabelo for seco e crespo. Por outro lado, é aliada de quem tem cabelo fino e ralo, porque, diferentemente do pente, encorpa a juba.

Usada em parceria com o secador, a escova permite criar infinitos tipos de penteados.

✔ USE OS DEDOS PARA DAR MOVIMENTO

Se o pente e a escova são perfeitos para criar penteados mais ajeitados, os dedos são os instrumentos que Deus nos deu para criar estilos de cabelos com movimento, jogados para todas as direções — os famosos “bagunçados”.

Esses penteados são bons para quem tem cabelo fino e ralo, porque quanto mais ajeitado estiverem os fios, mais os buracos e as áreas calvas ficam à mostra. A regra vale para cabelo liso ou cacheado.

Vá secando o cabelo com secador e ajeitando os fios com os dedos ao mesmo tempo. Modele do mesmo jeito usando gel, pomada, pasta ou cera, à sua escolha.

homem-no-espelho-cortes-de-cabelo-masculinos-cabeleireiro-3

 

  • Leo

    Sou negro, com entradas, cabelo crespo porém fino.

    Falta representatividade no site. Vcs não acham?

    • wilson

      Oi, Leonardo. Nem toda matéria do HE se aplica a todos os perfis de homens. Dá uma navegada pelo site e você vai encontrar várias matérias específicas para negros e cabelos cacheados: ideias de cortes, como cuidar do cabelo crespo, os cuidados para pele negra, como escolher pente, como usar creme para pentear e outras. Esperamos que goste!

  • Felipe

    Melhor site!!!!!!!!!!!!!! TOP DEMAIS.

    • wilson

      Valeu, Felipe!

    • wilson

      Obrigado, Felipe.

  • otavio dos santos

    Muito boa as dicas,sou cabeleireiro e gostaria de fazee um aperfeiçoamento, tem dica, onde,como se inqrever ?

Por favor, espere...

Quer receber dicas sobre cuidados com barba, cabelo e pele e as novidades em perfumes e produtos masculinos?

Inscreva-se com seu e-mail e receba nossa newsletter