Quer saber o jeito certo de lavar sua roupa? Leia a etiqueta - Homem no Espelho - O site de cuidados masculinos mais lido do Brasil
LEIA!

Quer saber o jeito certo de lavar sua roupa? Leia a etiqueta

Se você mora sozinho e precisa dar conta da sua roupa suja (levar o cesto para a casa da mãe não vale), precisa ler as etiquetas antes de enfiar a peça na água. Ela avisam como lavar do jeito certo e fazer a roupa durar mais tempo.

Por Wilson Weigl

A primeira coisa que você faz depois de comprar uma roupa é cortar a etiqueta. A gente nem culpa você, porque antes as etiquetas eram pequenas, mas agora são gigantes, por causa das normas. E incomodam, pinicam, enchem o saco. Mas cortando a etiqueta a gente corre o risco de estragar logo na primeira lavagem a peça que acabou de comprar. Já aconteceu com todo mundo!

Principalmente se você mora sozinho e precisa dar conta da sua roupa suja (levar o cesto para a casa da mãe não vale), precisa ler a etiqueta antes de ir enfiando a peça na água. Ela traz as orientações sobre como lavar do jeito certo e fazer a roupa durar mais tempo. Uma vez que você aprender o significado dos símbolos, não vai esquecer mais.

Isso porque muitas vezes parece óbvio o jeito de lavar determinada peça, mas não é bem assim. Malhas de lã encolhem na água quente, roupa colorida pode manchar outras peças, algumas peças esticam se forem penduradas no varal e outras não podem secar no sol, só para dar alguns exemplos.

Muitos tipos de roupas só podem ser lavados a seco, com produtos químicos, nas lavanderias. Por isso elas observam atentamente os símbolos que aparecem nas etiquetas, já que têm a responsa de não estragar a roupa sob sua responsabilidade. “Assim que recebem a peça, os profissionais leem a etiqueta para usar os procedimentos corretos para limpar, secar e passar”, explica José Carlos Larocca, presidente do Sindilav (Sindicato Intermunicipal de Lavanderias no Estado de São Paulo), entidade que reúne os estabelecimentos do ramo.

Enfim, dê uma olhada na etiqueta logo que comprar a roupa e evite retirá-la pelo menos antes de lavar pela primeira vez.

Com ajuda do Sindilav, ensinamos como decifrar o código da simbologia das etiquetas.

  • TINA

A tina sempre se refere à limpeza pelo processo manual ou mecânico, ou seja, tanque ou máquina de lavar. O número faz referência à temperatura máxima da água. A tina vazia significa que a peça pode ser lavada tanto a mão quanto na máquina. Um X mostra que não pode ser lavada com água.

 

  • QUADRADO

Representa as possibilidades de secagem: se a roupa pode ou não ir à secadora; se pode ser pendurada no varal ou deve ser estendida na horizontal; se é permitido torcê-la ou expô-la ao sol, entre outras orientações.

 

  • TRIÂNGULO

Simboliza se é permitido ou não o alvejamento e, também, o tipo de produto que pode ser utilizado (geralmente é cloro). Alvejantes estragam alguns tipos de tecidos.

 

  • FERRO

Ele traz as instruções de como passar a peça, indicando com pontos a temperatura máxima permitida do ferro. Se o ferro vier cortado por dois traços, significa que a peça não pode ser passada.

 

  • CÍRCULO COM LETRAS

Avisa que a roupa só pode ser limpa a seco, os processos e os produtos de limpeza corretos a serem utilizados pelas lavanderias.

Tabela: sabão em pó Omo

ALGUMAS DICAS SOBRE LAVAGEM DE ROUPA

  • Malhas de lã não devem ser lavadas em água quente, pois encolhem.
  • Ternos e costumes só podem ser limpos a seco, em lavanderias.
  • Camisas devem ser lavadas a mão, de preferência. Se estiverem muito sujas (especialmente no colarinho), a máquina de lavar não tira bem a sujeira.
  • Sungas devem ser lavadas a mão e só espremidas; torcer deforma a lycra.
  • Roupa branca deve ser lavada separadamente de roupa colorida. Após várias lavagens, os tecidos coloridos geralmente não soltam tinta. Mas nas primeiras lavagens podem manchar roupas claras.
  • Jaquetas e peças de couro devem ser lavadas a seco.
  • Jaquetas e outras peças de couro sintético não podem ser lavadas a seco nem ir para a água.
  • Depois do sabão em pó, use amaciante para deixar a roupa menos ressecada e mais gostosa de vestir.
Por favor, espere...

Quer receber dicas sobre cuidados com barba, cabelo e pele e as novidades em perfumes e produtos masculinos?

Inscreva-se com seu e-mail e receba nossa newsletter