Acorde bonitão e pronto para o batente - Homem no Espelho - O site de cuidados masculinos mais lido do Brasil
LEIA!

Acorde bonitão e pronto para o batente

Não tem tempo de tomar banho de manhã e dar um trato no rosto e no corpo? Capriche no ritual antes de dormir e bote o despertador para mais tarde. 

Homem No Espelho - Cuidados noturnos para homens

Por Wilson Weigl

Tem muitos caras que são zumbis pela manhã e só conseguem raciocinar depois de se enfiar embaixo do chuveiro. Mas nem todo mundo dispõe de tempo para o banhão de manhã e mal e mal consegue se vestir, engolir o café e sair — sempre atrasado — para pegar no batente.

O segredo para acordar bonitão é caprichar no ritual noturno antes de desabar na cama. Além de poder fazer algumas dessas tarefas — como se barbear e cuidar do rosto — com mais tranquilidade, sem pressa, você economiza tempo precioso pela manhã. Quem sabe até sobra algum para escolher uma roupa bacana com mais calma.

Veja aqui os cuidados noturnos que ajudam você a acordar um pouquinho mais tarde.

LAVE O CABELO

Nada de se jogar na cama com cabelo sujo. Lave com xampu e condicionador e seque bem a cabeça antes de deitar. Aquele papo de que dormir com o cabelo molhado contribui para a queda é controverso (água não faz mal, não é). Unanimidade entre os especialistas, porém, é que dormir com o cabelo sujo de gordura e poluição acumuladas é bem pior, porque a sujidade compromete a saúde dos bulbos capilares.

Essa limpeza noturna também retira resíduos de modelador (gel, pomada, cera) que ficam acumulados nas raízes e nos fios. E que não fazem nada bem para o cabelo. Dormir num travesseiro melecado de restos de gel também não é nada bom, aliás.

De manhã, com o cabelo limpo, basta modelar com gel, pomada ou cera e seu penteado vai ficar bacana até a noite.

LAVE O ROSTO

Lavar o rosto antes de dormir — com sabonete facial, bem entendido — é básico.  Essa faxina elimina sujeira e oleosidade que entopem os poros e contribuem para surgimento de cravos e espinhas (se você tem acne essa limpeza é ainda mais importante). A pele limpa respira melhor à noite e acorda nova em folha.

Não use sabonete para corpo: ele é abrasivo e resseca a pele, gerando mais oleosidade. Use apenas sabonete específico para o rosto (em gel ou barra, tanto faz).

Pela manhã, repita a operação e complete o serviço com um bom hidratante e protetor solar (ou, melhor, um produto que cumpra as duas finalidades ao mesmo tempo).

FAÇA ESFOLIAÇÃO

Uma ou duas vezes por semana (no máximo), limpe o rosto à noite com esfoliante, produto específico para limpeza profunda da pele. Ele tem partículas minúsculas que removem não apenas a sujeira como também as células mortas que se acumulam na superfície da pele, deixando caminho aberto para a renovação celular que ocorre durante a noite. Passe o esfoliante com movimentos circulares durante uns 30 segundos e depois enxague bem o rosto. Você vai acordar de manhã com a cara tinindo.

PASSE CREME NO ROSTO

Vários produtos para o rosto são formulados para serem usados apenas à noite. É o caso dos cremes anti-idade, por exemplo: eles contém ácidos e outros ativos que estimulam a renovação das células da pele e ajudam a diminuir rugas e linhas finas. Alguns também controlam o sebo produzido pelas glândulas durante a noite, deixando seu rosto menos oleoso pela manhã.

Faça o serviço completo passando em volta dos olhos um creminho próprio para essa região (especialmente se você já passou dos 30 anos). Eles ajudam a prevenir rugas e a diminuir bolsas e olheiras. Uma boa ideia se você caiu na farra até a madrugada.

BARBEIE-SE OU APARE A BARBA 

Barbear-se à noite permite que você dedique mais tempo e cuidado a esse ritual, sem ter que fazer isso com pressa de manhã e correr risco de se cortar. Essa tarefa, quando feita à noite, bem devagar, é mais prazerosa e menos irritante do que de manhã, quando você pode está de mau humor, inclusive. Depois de passar a lâmina ou o barbeador, não esqueça do pós-barba, em gel, bálsamo ou loção, que ajuda sua pele a cicatrizar durante a noite.

Se sua barba cresce muito rápido, pode ser que ao acordar ela já tenha despontado. Se seu trabalho exige cara limpa toda manhã, fica mais fácil dar um tapa vapt-vupt e eliminar essa penugem sem gastar muito tempo.

Caso use barba longa, a noite é uma boa hora para dar aquela aparada nos pelos e desenhar direitinho os contornos do pescoço e das bochechas.

PASSE DESODORANTE

Nas noites de muito calor, algumas pessoas suam muito durante o sono e acordam fedendo. Se for seu caso, passe desodorante antes de dormir. Mal não faz. Existem estudos que mostram que quando se usa à noite desodorante antitranspirante 24 ou 48 horas ele continua agindo durante o dia. Isso porque os ingredientes da fórmula (geralmente sais de alumínio) inibem o trabalho das glândulas sudoríparas durante à noite e o efeito se prolonga. Mas como seguro morreu de velho, é bom passar novamente o desodorante pela manhã.

DÊ UMA GERAL NOS PELOS

Imagine o mico de chegar no trampo e descobrir um tufo de pelos saindo do nariz ou das orelhas. Gaste uns minutos à noite para dar um tapa geral nos pelos indesejáveis, usando aparador ou tesourinha. Com calma, certo?

Aproveite também para dar uma boa acertada nas sobrancelhas, cortando os pelos muito longos com tesourinha e eliminando a monocelha com pinça.

Por favor, espere...

Quer receber dicas sobre cuidados com barba, cabelo e pele e as novidades em perfumes e produtos masculinos?

Inscreva-se com seu e-mail e receba nossa newsletter