Aprenda a reconhecer as famílias olfativas dos perfumes

Cítricos, amadeirados, aquáticos, orientais: quais são os seus preferidos? Quando você sabe identificar as categorias de fragrâncias, descobre quais são as ideais para cada intenção e ocasião.

Por Wilson Weigl   

Gostar deste ou de outro perfume é algo muito pessoal. Mas quando você conhece melhor os tipos das fragrâncias e vai mais fundo no universo dos cheiros, descobre mais facilmente o perfume ideal para cada ocasião e intenção. É como acontece com apreciadores dos bons vinhos: quanto mais se aprende, fica tranquilo escolher os melhores.

Depois de ler este texto, você vai entender melhor porque um perfume é “cítrico” (bom, essa é fácil), outro “amadeirado” (essa também), “aromático” ou “oriental” (complicou um pouco).

Não que isso seja tarefa fácil, porque a classificação das fragrâncias não é tão simplista assim. Cada perfume é resultado da combinação de diversos componentes (chamados pelos perfumistas de notas). “Um só perfume pode conter até 50 notas diferentes, que interagem para formar o cheiro”, explica a especialista em perfumes Renata Ashcar, autora do livro Brasilessência: A Cultura do Perfume. Assim, um perfume “cítrico”, por ter predomínio de notas de laranja ou limão, pode receber notas de madeiras, tornando-se um “cítrico amadeirado”. Deu para entender?

Hoje a perfumaria utiliza mais de 3.000 notas e a arte dos especialistas é justamente saber fazer as combinações. Antes obtidos apenas de fontes naturais (plantas e, em menor escala, animais), os componentes ultimamente foram sendo substituídos por compostos sintéticos. As marcas guardam a sete chaves a composição de suas criações — muitas são guardadas em cofres. “São verdadeiros segredos de estado”, diz Renata.

Quando você usa o perfume, essas notas vão se manifestando em camadas. É por isso que uma fragrância tem um cheiro inicial, outro um pouco diferente meia hora depois e ainda outro que permanece no corpo por mais tempo, dependendo de quais notas se manifestam em cada período. Às vezes, um perfume inicialmente cítrico depois se torna mais amadeirado, por exemplo. As notas de uma fragrância são divididas e batizadas em três grupos, de acordo com esse tempo em que aparecem:

NOTAS DE CABEÇA OU SAÍDA: são responsáveis pelo perfume que você sente imediatamente depois da aplicação. São mais leves e de evaporação rápida.

NOTAS DE CORAÇÃO OU CORPO: formam a fragrância que é percebida após a dissipação das notas de cabeça, geralmente depois de meia hora de uso.

NOTAS DE BASE OU FUNDO: menos voláteis, aparecem depois das notas de coração e podem ser percebidas apenas depois de várias horas, permanecendo o tempo todo que durar a fragrância no corpo.

 

✔ OS TIPOS DE PERFUME

As fragrâncias têm uma classificação olfativa baseada em famílias. Conhecê-las ajuda a você a identificar o tipo de perfume quer você gosta. Essa divisão leva em conta que cada uma das três partes do perfume (notas de saída, corpo e fundo) é composta de vários ingredientes, o que pode torná-los “híbridos” de duas famílias (cítricos aromáticos, orientais amadeirados e por aí vai). Mas aprendendo a reconhecer as famílias principais você vai conseguir identificar a maior parte dos perfumes.

Homem No Espelho - Perfumes cítricos

✔ PERFUMES CÍTRICOS

Como o nome já diz, em sua composição predominam notas de frutas como laranja, limão, lima e bergamota. São geralmente perfumes bem refrescantes e revigorantes, ideais para o clima quente, e podem ser usados a qualquer momento do dia ou da noite. “As Águas de Colônia, primeiras composições perfumadas da história, eram formadas basicamente por ingredientes cítricos”, conta Renata Ashcar. Os tipos bem refrescantes levam notas dos perfumes aromáticos, como menta, alecrim e lavanda.

NOTAS CÍTRICAS

Laranja, limão-taiti, limão-siciliano, lima-da-pérsia, tangerina, bergamota, grapefruit.

Homem No Espelho - Perfumes amadeirados

✔ PERFUMES AMADEIRADOS

A família amadeirada é masculina por excelência, já que essas notas quase sempre estão presentes nos perfumes para homens. Podem ser quentes e intensas, como sândalo, ou secas e frias, como cedro e vetiver. Para obter um efeito mais verde e úmido, as fórmulas levam madeiras como patchuli. Muitos perfumes amadeirados contêm outras notas apreciadas pelos homens, o tabaco e o couro. Para ganhar leveza e frescor, os amadeirados ganham adição de notas aromáticas, aquáticas e cítricas.

NOTAS AMADEIRADAS

Pinho, eucalipto, vetiver, cedro, sândalo, patchuli, cipreste, ébano, guiaco, musgo de carvalho, bambu.

Homem No Espelho - Perfumes aquáticcos

✔ PERFUMES AQUÁTICOS OU FRESCOS

São geralmente leves, esportivos e revigorantes, bons para serem usados a qualquer momento, como os cítricos. Contêm notas de ervas, de folhas verdes, que remetem a matas e campos, de ingredientes marinhos e notas sintéticas que remetem aos cheiros de maresia, orvalho e brisa, por exemplo.

NOTAS AQUÁTICAS

Melancia, pepino, chá verde, chá preto, chá branco, folha de figo, sálvia, alecrim, lírio, alga, orvalho, maresia, brisa.

Homem No Espelho - Perfumes fougere

✔ PERFUMES AROMÁTICOS OU FOUGÈRES

Essa família de perfumes se baseia na combinação clássica de notas de lavanda, cumarina e amadeiradas. “O nome do grupo vem de uma criação pioneira, o perfume Fougère Royale, de Houbigant, lançado em 1882 com sucesso estrondoso”, conta Renata Ashcar. Ousado para a época, juntava lavanda — único aroma masculino até então — com musgo e madeiras como patchuli, obtendo cheiro de relva. O perfume eternizou uma direção olfativa fresca e viril, bastante apreciada pelos homens e que agrada a muitas mulheres no Brasil.

NOTAS AROMÁTICAS

Sálvia, alecrim, cominho, menta, lavanda, gerânio, musgo de carvalho, gengibre, cedro, patchuli, âmbar.

Homem No Espelho - Perfumes orientais

✔ PERFUMES ORIENTAIS

As composições dessa família vieram do Oriente e se difundiram por todo o mundo, que se encantou com o toque exótico dos perfumes envolventes e sedutores, que levam notas de resinas, especiarias, flores raras e madeiras nobres. São geralmente perfumes mais intensos e sofisticados, ideais para uso noturno.

NOTAS ORIENTAIS

Canela, cravo, baunilha, almíscar, âmbar, incenso, mirra, noz-moscada, pimenta rosa, pimenta negra, pimenta malagueta, coentro, erva-doce, anis.