As regras da roupa social que você não deve quebrar

Quem trabalha em ambientes formais ou setores conservadores precisa seguir alguns mandamentos básicos da roupa social (mas eles são poucos, felizmente). 

Por Wilson Weigl

Várias regras da moda masculina vêm sendo quebradas ultimamente (para nossa felicidade), principalmente na roupa social. Mas se hoje já é possível usar terno ou costume com camiseta, camisa jeans e até tênis, nos ambientes formais a coisa não é tão liberal assim. Nas grandes corporações, as regras da roupa social continuam bastante rígidas e os códigos de vestimenta são bem pouco flexíveis.

Quem trabalha em empresas que atuam em setores mais conservadores, como direito e finanças, por exemplo, precisa seguir algumas regrinhas básicas (poucas, felizmente), para não se destacar pelos motivos errados.

Existem mandamentos sobre o abotoamento certo do paletó, o comprimento da gravata e da manga da camisa, a combinação de cinto e sapato e da cor dos metais. Vamos ver quais são essas regras?

  • O último botão do paletó deve estar sempre aberto

O botão de baixo do paletó deve ficar sempre aberto. Não importa se ele tenha dois ou três botões, o último nunca deve ser abotoado.

Outro ponto importante: ao sentar, desabotoe totalmente o paletó e volte a abotoá-lo ao levantar.

  • A gravata deve sempre terminar na linha do cinto

Ela não pode terminar no umbigo nem cobrir o cinto: de um jeito ou de outro o visual fica desleixado. A ponta deve tocar levemente o cinto, sem cobri-lo totalmente. E a gravata também não pode ser enfiada dentro da calça.

A mesma regra do comprimento vale se você usar o terno ou costume sem cinto (que é tendência). Nesse caso, a ponta deve tocar o cós da calça.

  • Terno ou costume só com camisa de manga curta

É permitido usar paletó com camisa de manga curta ou até camiseta. Mas não num ambiente corporativo ou formal. Nesse caso, sempre use o terno ou costume com camisa de manga comprida.

E mais: o punho da camisa deve aparecer cerca de 1,5 centímetro por baixo da manga do paletó, tomando como medida os braços estendidos ao lado do corpo.

  • Gravata e lenço de lapela não devem ser da mesma cor

É brega usar gravata e lenço de lapela da mesma cor ou da mesma estampa. Opte por um lenço numa cor e estampa diferente da gravata.

Na dúvida na hora de escolher, use o lenço branco, um clássico que não tem erro.

  • A cor do sapato deve ser a mesma do cinto

Couro preto com couro preto, marrom com marrom. Cinto e sapato devem ser da mesma cor, sempre.

No caso do marrom, que costuma ter vários tons, quanto mais próximos, melhor.

  • A caixa e a pulseira do relógio devem combinar com o cinto

Dourado com dourado, prateado com prateado. Se for usar cinto com fivela dourada, use relógio de caixa dourada. Fivela prateada, relógio idem. Se o cinto for marrom, use relógio com pulseira marrom. caso o cinto seja preto, use pulseira marrom.

Essa regra também se estende a óculos de armação de metal (de sol ou grau), abotoaduras e pulseiras. Também evite misturar anéis e pulseiras dourados e prateados. Esse mandamento de combinação da cor dos metais só pode ser quebrado com muito senso de estilo. Melhor não arriscar.

https://www.instagram.com/homemnoespelho/

 

1 Comentário

  1. Didn’t believe when I first started, but after my 1st payout realized, that I won’t be doing any other job. Have a look yourself: http://bit.ly/2ODt2Tt – watch video, register for free, then go to your affiliate section and start making 30 commission on all products. Best for people looking to earn around $2500-$3000/month.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.