Cabelo masculino penteado para trás: como modelar

Conhecido lá fora como slick back ou slicked back, o cabelo masculino penteado para trás é um estilo ao mesmo tempo clássico e moderno, que cai bem no trabalho e na balada.

Por Wilson Weigl / Cabelo: Vitaly Pimenov @pimenthebarber

Um dos estilos de penteado mais estilosos e populares entre os homens (no bom sentido) é o cabelo penteado para trás, conhecido lá fora como slick back ou slicked back. Apesar de ser uma referência de cabelo clássico, não é um estilo careta e aparece atualmente em versões bem modernas, como você vai ver neste post. O lado bom é que é uma opção versátil, porque funciona em qualquer ambiente de trabalho e cai bem também na balada. Mas como modelar o cabelo masculino penteado para trás?

Para começar, o tipo de cabelo são importantes, já que os fios no topo da cabeça devem ser longos e esse estilo funciona melhor com cabelo liso. No cabelo ondulado também fica legal, mas é mais difícil de modelar e, principalmente, de fazer o penteado ficar no lugar. Seu cabelo deve ser “treinado” para ser penteado para trás, especialmente se seu cabelo é grosso.

Como dificilmente o cabelo fica fixado para trás o dia todo, o segredo é usar um produto de styling de fixação forte. Para obter uma aparência mais natural, use pomada de efeito fosco (mate) à base d’água (as pomadas de brilho contém óleos que dão brilho e podem deixar o cabelo oleoso).. Se quer brilho e aspecto molhado, opte pelo gel. As tendências atuais de cabelo masculino dão preferência aos acabamentos foscos, com aspecto natural.

Antes de ensinar como pentear o cabelo para trás, vou falar sobre o corte. Fundamental é que os fios no topo da cabeça sejam longos o suficiente para ficarem assentados. A decisão de comprimento, maior ou menor, depende se seu cabelo é fino ou grosso e do estilo de penteado que deseja (mais alto ou com os fios bem puxados para trás).

Nos lados, o cabelo deve estar relativamente curto para que haja contraste. Mas podem ser aparados em degradê (fade), totalmente raspados com máquina ou navalha (no estilo que ficou conhecido como undercut) ou repicados com tesoura. Para conhecer os vários tipos de degradês (high, low, mid, taper e scissor fade), clique aqui para ler o post.

Siga esse passo-a-passo para conseguir o melhor resultado ao pentear seu cabelo para trás.

  • Enxugue o cabelo. Se for usar gel, deixe-o um pouco úmido. Caso opte por pomada ou cera, seque-o completamente.
  • Aplique o produto de styling (gel, cera ou pomada) espalhando de maneira uniforme ao longo dos fios da frente para trás. Não economize produto, para assegurar que o cabelo fique mesmo no lugar o dia todo.
  • Penteie o cabelo para trás com pente ou escova, ajeitando os fios do jeito que deseja.
  • Para deixar um aspecto mais “bagunçado”, deixe secar naturalmente. Para um estilo bem assentado, penteie os fios para trás usando ao mesmo tempo o secador (em temperatura baixa) e a escova.
  • Se quiser o penteado não tão grudado na cabeça (mais alto e com volume), levante o topete de trás para frente, com a mão aberta, e passe o secador.
  • Com o penteado finalizado, avalie se precisa passar mais modelador para uma fixação mais firme. Uma boa opção é finalizar com spray para garantir que o penteado fique no lugar o dia todo.

* Caso seu cabelo seja cacheado ou ondulado, penteie o cabelo ainda úmido (com pente ou escova), aplique o modelador e penteie para distribuir bem o produto por toda a extensão dos fios. Seque com secador, penteando da frente para trás.

* Faça experiências para decidir se o penteado fica melhor com cera ou pomada. Lembre-se de que algumas ceras à base de argila são porosas e podem ressecar os fios (e por isso mesmo são ideais para quem tem cabelo oleoso).

Confira agora as variações do penteado slick back, de acordo com o tipo de corte e o jeito de modelar.

Os estilos de cabelo penteado para trás

O bacana desse penteado é que dá para adotá-lo de diversos jeitos: clássico em estilo retrô, com as laterais aparadas em degradê ou raspadas. Veja só as diferentes versões.

Slick Back Clássico

É o estilo inspirado nos penteados dos atores de Hollywood nas primeiras décadas do século 20, com os fios firmes fixados com gel ou pomada (com ou sem brilho) de fixação forte.

Slick Back Degradê

Bem versátil, porque é moderno e, ao mesmo tempo, adequado para usar no trabalho, tem as laterais aparadas em degradê (fade) com máquina ou tesoura.

 

Slick Back Undercut

É parecido com o Degradê (que expliquei acima), só que mais radical e ousado. Tem as laterais raspadas, a fim de obter contraste máximo com o volume no topo da cabeça.

Slick Back Pompadour

Dá ênfase no topete. É o estilo mais difícil e demorado de pentear e modelar, já que é preciso usar pomada, escova, secador e, ás vezes, até spray fixador para o penteado ficar no lugar sem desabar.

https://www.instagram.com/homemnoespelho/

7 Comentário

  1. I’m impressed, I have to admit. Rarely do I encounter a blog that’s both educative and entertaining, and
    let me tell you, you have hit the nail on the head.
    The issue is something that too few folks are speaking intelligently
    about. I am very happy I came across this in my hunt for something relating to this.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.