Cara limpa! Como aparar pelos do nariz, orelhas e sobrancelhas

Aparar o excesso de pelos deve fazer parte da rotina de cuidados de todo homem. Veja como dar o trato correto em cada lugar do rosto.

Por Wilson Weigl

Corte de cabelo bacana, barba aparada, pele em dia. Mas e o monte de pelos no nariz e nas orelhas? E as sobrancelhas que nem taturanas? F***u tudo! Pelos em excesso estragam o visual. Sobrancelhas sem aparar deixam a expressão pesada e carrancuda. E pelos saindo fora das narinas e dos ouvidos são uma visão do inferno!

Aparar o excesso de pelos deve fazer parte da rotina de cuidados de todo homem. O trato pode ser semanal ou mensal, dependendo da velocidade de crescimento dos pelos, que varia de homem para homem. Para não esquecer, é legal fazer o serviço todo de uma vez só, no nariz, nas orelhas e nas sobrancelhas.

Por razões que a ciência explica, mas não vale a pena se estender aqui, o crescimento acelerado dos pelos nesses lugares é um dos sinais de envelhecimento do homem, principalmente após os 40 anos. É a época onde a pelagem começar a ficar rarefeita na cabeça, mas cresce rapidamente em outros lugares.

Pinça, tesoura e aparador são os instrumentos para esse serviço. Veja como dar o trato correto em cada lugar do rosto.

Pelos do nariz

Os pelos do nariz funcionam como um filtro que impede sujeira e bactérias de entrar nas narinas. Mas nem por isso é preciso exibir tufos de pelos saindo fora dos buracos.

Não arranque os pelos com pinça! É bem dolorido! Use uma tesourinha de pontas arredondadas ou finas, cortando todas as pontas que se projetam para fora das cavidades. Ao usar pontas finas, cuidado para não se furar! Outra opção é usar o aparador elétrico, que elimina facilmente a pelagem excessiva. Mas há quem ache que ele não faz um serviço tão perfeito quanto a boa e velha tesourinha.

Pelos das orelhas

A pinça é o melhor instrumento para eliminar tanto os pelos que crescem nas orelhas como aqueles que se projetam para fora dos ouvidos. Ela não só permite maior precisão no serviço como também arranca o pelo com a raiz, fazendo com que demorem mais para despontar novamente. Não é preciso “depilar” as orelhas: tire apenas os pelos grossos e compridos, deixando a penugem clara que é praticamente invisível.

Os pelos internos, que também funcionam como um filtro para sujeira, podem ser aparados com uma tesourinha de pontas arredondadas ou com o aparador elétrico. Se for usar tesoura, use um espelho lateral para enxergar bem e corte as pontas dos pelos visíveis.

Sobrancelhas

As sobrancelhas são uma espécie de moldura do olhar masculino, mas, além disso, esses pelos estratégicos têm a função de impedir que suor, água e sujeira entrem nos olhos. Só que exibir uma monocelha ou duas taturanas sobre os olhos é literalmente falta de vergonha na cara. Sobrancelhas peludas também deixam sua expressão mais sisuda e carrancuda.

Elimine apenas os pelos fora de lugar e em excesso. Penteie os fios para cima e apare com tesourinha os fios muito longos. Retire com pinça os pelos entre os olhos (que dão o aspecto de monocelha) e aqueles que nascem fora de lugar, acima e abaixo da linha curvilínea da sobrancelha (na direção da testa e das cavidades oculares). O ideal é fazer o trabalho após o banho, quando a pele e os pelos estão amolecidos pela água quente. Você vai ver: o aspecto geral do rosto fica mais limpo e jovial.

É um cuidado fácil para fazer em casa, mas você pode também procurar o serviço profissional, em um salão (clique aqui para assistir ao vídeo sobre design de sobrancelhas masculinas).

Aparadores elétricos

Os aparadores de pelos de nariz e orelhas são projetados especificamente para essa finalidade e funcionam como os barbeadores. Só que com uma ponta desenhada para penetrar no nariz e ouvidos. Existem dois tipos: com lâmina lateral ou circular.

Para conhecer vários modelos de aparadores à venda, comparar preços e comprar, clique aqui.

https://www.instagram.com/homemnoespelho/

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.