Casual, clássico, fashion, rebelde: qual é o seu estilo de se vestir?

Quando você aprende quais são as características principais de cada estilo masculino fica mais fácil fazer as escolhas certas ao comprar roupa. Pois sabe de antemão o que vai ficar bem em você.

Por Wilson Weigl

Muitas vezes a gente adota um estilo de se vestir sem nunca ter pensado a respeito, quase como uma afirmação automática de quem somos. Preferimos usar roupas mais clássicas e comportadas, que não saem de moda, ou gostamos de seguir a moda e até chamar a atenção pelo visual. Investimos em peças que vão durar por várias estações ou compramos um monte de coisas para andar sempre na moda.

Faz tempo que a moda masculina definiu alguns estilos principais de se vestir, como “Clássico”, “Casual”, “Esportivo” etc. Na minha definição, porém, destaco vários outros estilos que não estão nas definições tradicionais, como o “Aventureiro”, que adota peças inspiradas em esportes radicais, ou o “Sensual”, aquele repertório de roupas que marcam o corpo e atualmente são usadas pelos caras sarados.

Quando você aprende quais são as características principais de cada um deles fica mais fácil fazer as escolhas certas na hora de comprar roupa. Pois sabe de antemão o que vai ficar bem em você. Não importa qual seja seu estilo.

Dificilmente você não vai se reconhecer em algum deles. mas pode se identificar com mais de um, dois, três até… Isso porque, além de vários deles serem bem versáteis, muitas vezes a gente gosta de variar o visual.

Confira abaixo os estilos e veja em qual dele (ou quais deles) você se encaixa.

Esportivo casual

Praticidade e conforto são as prioridades desse tipo de homem, que Seu estilo é sempre descontraído e informal, com peças que quase nunca vão muito além do básico.

Esse estilo descontraído e prático nada tem de relapso, porém. Muitas vezes as peças mais básicas são de marcas caras, já que esse homem valoriza a qualidade e a durabilidade da roupa (até porque detesta ir ao shopping).

 

Guarda-roupa do homem casual:

Camisa jeans

Camisa xadrez

Camisa polo

Calça chino

Bermuda e calça estilo “cargo”

Bermuda jeans

Jeans sem lavagem

Sapato mocassim e dockside

Tênis branco e estilo “all star”

Clássico tradicional

É um estilo que dispensa grandes explicações. Quem segue esse estilo prioriza roupas atemporais, que não saem de moda. Esse homem em geral é conservador, não gosta de ousar e nem se importa com tendências. Ele prefere gastar mais investindo em única peça de qualidade do que em várias descartáveis, porque quer que a roupa dure muito, muito tempo.

Quase nunca você vai ver esse homem querendo chamar atenção por meio da roupa, vestindo peças que revelem os músculos, mesmo que seja sarado. O clássico sempre adota cores sóbrias e neutras e evita roupas coloridas e estampadas.

Mesmo quando adota um look mais casual e descontraído, o homem de estilo clássico prefere peças discretas e sóbrias.

Guarda-roupa do homem clássico:

Terno e costume (às vezes feito sob medida)

Camisa social branca, azul clara ou rosa

Camisa de listras finas

Camisa polo

Blazer

Jeans escuro de corte reto

Bermuda de alfaiataria

Sapato oxford, derby. brogue, loafer

 

Fashion moderno

O nome já diz: esse cara gosta de seguir as tendências, é bem informado e usa a roupa para afirmar sua personalidade como uma pessoa antenada e moderna. Nessa categoria podemos encontrar duas subdivisões distintas: a) o homem que segue a moda à risca, gasta bastante em roupas, mas prefere as peças menos ousadas. b) O homem que adota peças de roupas inusitadas ou exóticas, com cores e estampas chamativas, não tem medo de chamar a atenção.

O autêntico “fashionista” nem sempre é um lançador de tendências, mas um pioneiro em adotá-las no dia-a-dia, já que ele está sempre bem informado do que rola em primeira mão, acompanhando os desfiles internacionais, as revistas e blogs de moda.

Muitas vezes as peças que ele usa são básicas e nada extravagantes. Mas o jeito de combiná-las deixa o estilo totalmente… fashion!

Guarda-roupa do homem fashion:

Camisas estampadas

Chapéu

Cachecol

Bolsa

Tênis coloridos ou assinados

Colares, pulseiras, anéis

Tênis esportivo

Botas

Sapato mocassim, brogue

 

Aventureiro

Esse homem é bem parecido com o esportivo casual descrito acima, porque também valoriza roupas práticas e confortáveis. Também não usa nada muito além do básico e prefere não chamar a atenção.

Seu estilo é inspirado nos praticantes de esportes náuticos ou de aventura (que ele mesmo pratica, às vezes), como escalada, montanhismo, canoagem, cross bike e muitos outros.

No geral, ele adota aquele visual mais “rústico” e bem masculino.

Guarda-roupa do homem aventureiro:

Jaqueta de náilon

Moletom com capuz

Camisa xadrez

Camisa polo

Calça chino

Bermuda e calça estilo “cargo”

Jeans sem lavagem

Tênis náutico

Sapato dockside ou

Bota, muita bota

 

Rebelde rock star

Esse estilo de se vestir não tem medo de chamar a atenção, mas em geral seu estilo de se vestir é uma mistura de influências. Motoqueiros, pop stars e antigos ícones de Hollywood como James Dean, Marlon Brando e Steve McQueen, de quem ele empresta o look mesmo sem saber as referências.

Ele sabe usar como ninguém jaqueta de couro, jeans rasgados ou bem desbotados, botas, cinto de fivela grande, camisetas lisas, pingentes.

O rock, o punk são sempre referências presentes no seu guarda-roupa.

Guarda-roupa do homem rebelde:

Jaqueta de couro

Jeans desbotados ou rasgados

Camisetas básicas, lisas

Camisetas de bandas de rock

Colares, anéis e pulseiras

Cinto de fivela grande

Botas

 

Street style

A rua hoje transformou-se numa autêntica passarela de moda. Tanto que muitas tendências nascem nas ruas para depois chegarem aos desfiles. O street style virou uma categoria e os estilistas das marcas masculinas mantêm olhos bem abertos para os lançadores de moda, principalmente entre skatistas, rappers e artistas de rua.

É um estilo bem urbano, em que a única regra é não ter regras. Esses caras não seguem muito as tendências, já que são eles mesmos que as criam. Misturar e experimentar são suas palavras de ordem. Você nunca sabe se a camiseta com o logotipo Gucci é original ou de camelô, se o jeans é Supreme ou Zara. O importante é que a roupa seja estilosa, confortável e, é claro, chame atenção.

Guarda-roupa do homem street style:

Jaqueta jeans

Jaqueta corta-vento

Camiseta com logotipo gigante

Training de moletom

Calça jogger

Boné ou gorro

Tênis de academia ou corrida

 

Sexy

É fácil reconhecer esse tipo: ele gosta de roupas que valorizem o corpo, especialmente se estão em boa forma. Seu guarda-roupa têm roupas de modelagem justa: camisas que marcam bem os braços e o peitoral, que ele gosta de usar com botões abertos; jeans de modelagem justa, camisetas de gola em V ou bem marcadas.

Esse homem sabe quais são os pontos fortes (peitoral, braços, coxas, bunda) e escolhe peças que marquem bem as formas e destaquem essas partes do corpo.

O homem que gosta de chamar atenção pela sensualidade é um tipo bem comum e fácil de se encontrar em dia, porque não é à toa que a gente treina pesado, certo?

Guarda-roupa do homem sexy:

Camisa slim fit

Camiseta de gola em V

Camiseta “henley” (com botões)

Jeans slim ou skinny

Sunga

Urbano

É uma mistura de vários dos estilos acima: clássico, fashion e sensual. O homem urbano é bastante elegante e cria um estilo próprio misturando peças clássicas e de moda. Suas roupas são sempre modernas, mas não “fashion”. Ele sabe filtrar as tendências e só incorpora ao seu estilo aquilo que sabe que lhe cai bem.

Seus ternos e costumes são alinhados, suas camisas têm corte atual, confeccionadas em tecidos de qualidade ou tecnológicos. Prioriza roupas que não amassam e são fáceis de cuidar.

Ele sabe combinar cores, padrões, estampas e usar acessórios na medida certa entre o bem-comportado e o exagerado.

Guarda-roupa do homem urbano:

Paletó casual

Terno e costume slim fit

Camisa slim fit

Óculos de sol

Pulseiras

Sapato oxford, derby, brogue, mocassim

Tênis branco ou esportivo

https://www.instagram.com/homemnoespelho/

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.