Com que bolsa eu vou? Conheça os vários modelos masculinos

Existem diferentes modelos de bolsas masculinas: carteiro, tote, pasta, satchel, de mão. Você sabe qual deles é o mais indicado para cada profissão e ocasião?

Homem No Espelho - Tipos de bolsas masculinas

Por Wilson Weigl   @wilsonweigl

Como você escolhe uma bolsa para usar no dia-dia?

  1. “Penso nela como um detalhe importante no meu visual e faço questão que ela combine com a roupa.
  2. “Pego qualquer uma que estiver na frente só para jogar dentro minhas tralhas”.

Se escolheu a primeira alternativa, parabéns. Você deve ser um cara ligado em valorizar sua aparência. Só que nem sempre é muito fácil eleger a bolsa ideal, já que os vários modelos e diferentes finalidades confundem um pouco.

Por isso, esta matéria vai explicar como é cada tipo de bolsa masculina, os principais atributos que um homem deve levar em conta na hora de escolher essa sua parceira e porque ela deve combinar com sua profissão e seu ambiente de trabalho.

De modo geral, os homens não são tão fanáticos por bolsas quanto as mulheres, não combinam com o sapato. Costumam se ligar mais na função utilitária e se esquecem um pouco de como elas devem funcionar com o resto da roupa. “Usar a bolsa errada na hora errada pode passar uma mensagem visual equivocada e interferir negativamente em sua imagem profissional”, alerta o personal stylist e arquiteto Murilo Grilo, que presta consultoria de moda ao mercado corporativo e a empresas, agências de modelos e noivos. “Roupas e acessórios funcionam como uma forma de comunicação não-verbal, que entregam nosso estilo de vida, da mesma forma que um cartão de visitas”, explica.

Na hora de comprar, você deve prestar atenção à qualidade do material externo (seja couro, lona ou tecido) e do forro, à resistência das costuras, ao conforto da alça. Veja também se a quantidade de bolsos e divisões é adequado a suas necessidades. SE você precisa carregar só documentos, por exemplo, basta uma pasta envelope, por exemplo. Se anda com papéis, tablet, laptop, o ideal é optar por um modelo maior, como uma bolsa de mão ou uma tote (calma, a gente explica já como é cada uma delas).

De forma geral, a gente sugere que se opte por modelos mais discretos, em cores como preto ou marrom. Afinal, a bolsa vai ser sua parceira todo santo dia e você não deve enjoar dela. Mas nada o impede de exibir um modelo mais fashion ou chamativo de vez em quando.

Aprenda a distinguir os diferentes modelos de bolsas e, depois, confira qual é o mais indicado para sua profissão.

MODELOS DE BOLSAS MASCULINAS

  • PASTA (BRIEFCASE) – Esse modelo clássico é indicado para executivos e todos que circulam em ambientes corporativos mais formais. Tradicionalmente as pastas são confeccionadas em couro, liso ou em padrões como crocodilo. Em formato retangular, é fechada por zíper, botão de pressão ou fivela e tem várias divisões e bolsos internos.

Homem No Espelho - Bolsas masculinas - Pasta

Homem No Espelho - Bolsas masculinas - Pasta (1)

  • BOLSA CARTEIRO OU MENSAGEIRO – Conhecida lá fora como “messenger bag”, é inspirada nas bolsas dos carteiros da Inglaterra do século 19. Atualmente, um dos modelos preferidos pelos homens, pode ser usada em diferentes situações e combinada com diversos estilos de roupa, dependendo do modelo e do material escolhido (couro ou lona).

Homem No Espelho - Bolsas masculinas - Bolsa mensageiro(2)

Homem No Espelho - Bolsas masculinas - Mensageiro

  • BOLSA TOTE – Também conhecida como “shopper”, é praticamente uma sacola. Descontraída, combina com estilos mais casuais de se vestir. Por ser versátil, é um modelo bom para usar no dia-a-dia ou até levar à academia. Pode ser confeccionada em diversos materiais, como couro, tecido ou lona, e não têm divisões.

Homem No Espelho - Bolsas masculinas - tote

Homem No Espelho - Bolsas masculinas - tote(1)

  • BOLSA SATCHEL – Parece com o modelo Mensageiro e também tem alça para ser usada pendurada na transversal, só que tem formato mais quadrado, É uma boa opção para dar um toque moderno ao visual corporativo.

Homem No Espelho - Bolsas masculinas - Bolsa carteiro(2)

Homem No Espelho - Bolsas masculinas - Bolsa carteiro

  • BOLSA DE MÃO (CARRYALL) – Como o nome sugere, “carrega tudo” em inglês, é parecida com uma mala de viagem, só que menor. Por suas dimensões, é ideal para levar tablet, celular, carteira e pequenos objetos.

Homem No Espelho - Bolsas masculinas - Bolsa de mão - carryall

  • MOCHILA (BACKPACK) – Opção para os mais jovens, cai bem no estilo street urbano. Versátil, vai do trabalho à academia numa boa. Por ser carregada nas costas, é a escolha ideal para quem não quer nada atrapalhando o movimento do corpo (para dirigir a bike, por exemplo). No geral, não cai bem com terno e gravata, mas alguns executivos ousados adotam modelos mais sofisticados, em couro.

Homem No Espelho - Bolsas masculinas - Mochila

Homem No Espelho - Bolsas masculinas - Mochila2

  • PASTA ENVELOPE (CLUTCH OU POUCHE) – É praticamente uma carteira maior. Feita para transportar basicamente documentos, pode ter ou não uma pequena alça de mão. Lembra a antiga bolsa “capanga”, bastante usada pelos homens. Dependendo do tamanho, pode acomodar tablet, cadernetas e chaves.

Homem No Espelho - Bolsas masculinas - CLUTCH(2)

Homem No Espelho - Bolsas masculinas - CLUTCH(1)

A BOLSA IDEAL PARA SUA PROFISSÃO

Cada profissão tem seu “dress code” (código de vestimenta). Descubra qual o modelo de bolsa que combina melhor com o estilo e as necessidades do seu trabalho.

ADVOGADO E EMPRESÁRIO. Esses profissionais devem preferir bolsas mais comportadas, já que costumam circular em ambientes conservadores. Mas existem outros setores igualmente formais, como a área financeira. “A pasta de couro é uma escolha sem erro”, diz Murilo Grilo. “Ela transmite uma imagem de profissionalismo e seriedade.”

PROFISSIONAL DE COMUNICAÇÃO. Jornalistas, publicitários e especialistas de marketing frequentam ambientes mais descontraídos, o que aumenta o leque de opções. No entanto, precisam ter acesso rápido a cadernos, pastas, livros e planilhas. Vários modelos entre as bolsas descritas acima se adequam a esses profissionais. Importante é saber combinar a mochila, a bolsa tote ou de mão ao estilo da roupa.

ARQUITETO. A bolsa do profissional de arquitetura precisa ter espaço para transportar seus projetos impressos, trena, régua e laptop. Dependendo se seu estilo é mais formal ou descontraído, se usa terno e gravata ou jeans e camisa social, pode apelar para a pasta ou para a bolsa tote, que são maiores.

FASHIONISTA. Claro, quem trabalha com moda ou gosta de andar estiloso precisa de uma bolsa à altura. Isso demonstra, além de tudo, sua personalidade. São infinitas as opções de modelos criados para quem ousa mais no modo de se vestir. Basta ter um bom senso de moda para combinar a peça com o resto da roupa.

ESPORTISTA. Para quem pratica musculação, corrida e qualquer esporte ou, ainda, se locomove de bike pela cidade, a mochila é a melhor pedida. Tanto porque pode ser acomodada nas costas quanto por permitir que se guarde tênis, roupas, lanche, garrafinha de água ou suplemento nas várias divisões e bolsos. Se seu ambiente de trabalho for mais descontraído, você pode adotar uma mochila bacana também no dia-a-dia.

21 Comentário

  1. Just desire to say your article is as astounding. The clarity for your publish is simply cool and i could suppose
    you’re an expert on this subject. Well along with your
    permission let me to grab your feed to stay updated with drawing
    close post. Thank you 1,000,000 and please carry on the enjoyable work.

  2. Hey great website! Does running a blog such as this require a lot
    of work? I’ve no expertise in programming however I had been hoping to start my own blog soon.
    Anyway, should you have any recommendations or techniques for new blog owners please share.
    I understand this is off subject but I simply needed to ask.

    Many thanks!

  3. Descargar facebook
    Howdy just wanted to give you a quick heads up. The words in your article seem
    to be running off the screen in Ie. I’m not sure if this is a
    format issue or something to do with internet browser compatibility but I thought I’d post to let you know.

    The design and style look great though! Hope you get the problem fixed soon. Kudos descargar facebook

  4. First off I would like to say fantastic blog! I had a quick question that I’d like to
    ask if you don’t mind. I was curious to know how you
    center yourself and clear your mind prior to writing.

    I’ve had a hard time clearing my thoughts in getting my thoughts
    out. I do enjoy writing however it just seems like the first 10 to 15 minutes are usually lost simply just trying to figure out how to begin. Any recommendations or tips?
    Appreciate it!

  5. What i don’t realize is actually how you are now not actually a lot more smartly-preferred than you may be right now.

    You are very intelligent. You know thus significantly relating to this topic,
    produced me for my part consider it from a lot of numerous angles.
    Its like women and men are not involved unless it’s something to do with
    Girl gaga! Your own stuffs outstanding. Always take care of it up!

  6. I do believe all the ideas you have introduced for your post.

    They are very convincing and will certainly work.
    Still, the posts are too quick for newbies. May you please prolong them
    a bit from next time? Thank you for the post.

  7. First off I want to say excellent blog! I had a quick question in which I’d like to ask if you do not mind.

    I was curious to find out how you center yourself and clear your
    head prior to writing. I’ve had a hard time clearing my mind in getting my thoughts out.
    I truly do take pleasure in writing however it just seems like the first 10 to
    15 minutes are lost simply just trying to figure out
    how to begin. Any ideas or hints? Thanks!

1 Trackback / Pingback

  1. Como dar um upgrade no seu estilo (sem gastar quase nada) - Homem no Espelho - O site de cuidados masculinos mais lido do Brasil

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.