Acabe com o mau hálito, beije e fale de perto

Todo mundo tem seus momentos de bafo, mas se o problema é persistente, você pode sofrer de halitose, sintoma de que algo no organismo não vai bem.

Homem No Espelho - Como combater mau hálito bafo

Por Wilson Weigl    

Mandar ver na pizza alho e óleo e no molho de cebola do churrasco não é recomendável para quem quer beijar ou falar de perto. Emborcar uma dúzia de copos de tequila também não. Dar bom dia sem escovar os dentes idem. Todo mundo tem seus momentos de bafo, mas se o problema é persistente, você pode sofrer, até sem se dar conta, de halitose, o nome científico para mau hálito.

Tem gente que sofre do problema e só percebe quando é avisada por um amigo do peito. Sim, caso ninguém dê o alerta, o dono do bafão pode acabar se acostumando com o odor do próprio hálito. A halitose é dissimulada, porque não dá o gosto amargo na boca que a gente sente quando acorda ou fica muito tempo sem comer (sim, jejum pode causar mau hálito). Segundo a Associação Brasileira de Halitose (ABHA), 30% dos brasileiros convivem permanentemente com o problema, que prejudica suas relações pessoais, afetivas e profissionais e pode até levar à depressão. “Muitas vezes as pessoas se afastam de quem tem mau hálito. E, por outro lado, há quem sinta vergonha de ter o problema e se afaste do convívio social”, conta o dentista Paulo Zahr, da rede de clínicas odontológicas Odontocompany.

A halitose não é considerada doença, mas sintoma de que algo no organismo não anda bem. Os médicos a relacionam a mais de 60 causas, incluindo estresse, mas em 90% dos casos ele tem origem na boca. Não adianta escovar os dentes a cada cinco minutos, porque não costuma se tratar de um problema de falta de higiene dental. A halitose pode ser causada por má alimentação, infecções periodontais, inflamação das gengivas, próteses dentárias mal adaptadas, alterações da salivação e até por beber pouca água. “Às vezes, várias dessas causas trabalham juntas para promover o mau odor”, explica o dentista Luis Fernando Bellasalma, professor da Escola de Aperfeiçoamento Profissional da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas).

“A halitose, em grande parte dos casos, tem origem na língua”, continua o especialista. “São restos de células e alimentos que se acumulam nos espaços entre as papilas gustativas – terminações nervosas que recobrem a língua, responsáveis pelo reconhecimento do gosto. Esses resíduos elevam a população de bactérias presentes na boca que liberam o cheiro desagradável de enxofre característico da halitose.”

Até mesmo beber pouca água contribui para o problema. “A falta de hidratação diminui a produção de saliva e favorece a concentração na boca dos compostos”, diz Bellasalma. “A primeira medida de quem suspeita ter mau hálito é beber mais água.”

Usar spray, chupar bala e mascar chiclete disfarçam, mas não resolvem, e  podem levá-lo ao dentista também por outros motivos. “Todo chiclete contém algum tipo de adoçante, mas os que têm açúcar estimulam ainda mais a produção das bactérias, causando também cárie”, afirma Bellasalma. Álcool e café também estão na lista negra, pois deixam a boca seca e criam um ambiente favorável aos microorganismos. “Estresse e respiração pela boca também podem desencadear o problema”, completa Paulo Zahr.

Para o diagnóstico, o ideal é procurar um dentista, mas, diante da mínima desconfiança de que está com halitose, ou mesmo para prevenir seu surgimento, existem alguns cuidados para você adotar já, segundo os dentistas Luis Fernando Bellasalma e Paulo Zahr.

  • Redobre os cuidados com a higiene bucal. Escove os dentes após as refeições e não abra mão do fio dental, para eliminar restos de alimentos alojados entre os dentes.
  • Escove sempre a língua (sem exagerar na força bruta, ok?). Quando a crosta esbranquiçada que reveste a parte superior da língua (saburra) estiver espessa, use escova de dente ou limpador apropriado para removê-la. Quando for fina ou invisível, vale a pena limpar com uma gaze, sem colocar muita força.
  • Beba água, já que a boca seca e a falta de salivação estão entre as principais causas do problema.
  • Capriche na escovação dos dentes. Apesar do mau hálito não significar necessariamente falta de higiene, a falta de escovação produz bactérias que provocam mau cheiro.
  • Preste atenção à alimentação. Não apenas alho e cebola, mas também brócolis e couve podem causar mau hálito. Por outro lado, abacaxi, maçã e frutas cítricas são “limpadores” bucais.
  • Não fique mais de três horas em jejum. Quando você fica sem comer, o corpo se “alimenta” dos músculos (aquela velha história conhecida de quem treina) e o processo produz gases que saem pela boca.
  • Reforçando: procure um dentista. Na maioria das vezes, o problema é facilmente resolvido com a orientação do especialista.

18 Comentário

  1. Hey just wanted to give you a brief heads up and let you know a few of the pictures aren’t loading properly.
    I’m not sure why but I think its a linking issue. I’ve tried it
    in two different web browsers and both show the same outcome.

  2. I loved as much as you’ll receive carried out right here.
    The sketch is attractive, your authored material stylish.
    nonetheless, you command get bought an nervousness over
    that you wish be delivering the following. unwell unquestionably come more formerly again as exactly the same nearly very often inside case you
    shield this increase.

  3. Quest bars cheap fitnesstipsnew1 quest bars cheap 516999410492780544 quest
    bars cheap
    When I initially commented I seem to have clicked the -Notify me when new
    comments are added- checkbox and now whenever a comment is added I get four emails with the exact same
    comment. Perhaps there is a way you are able to remove me from that service?

    Thank you! Quest bars cheap fitnesstipsnew1 quest bars cheap 516999410492780544 quest bars cheap

  4. Woah! I’m really digging the template/theme of this site.
    It’s simple, yet effective. A lot of times it’s very
    difficult to get that “perfect balance” between usability and visual appeal.
    I must say that you’ve done a superb job with this. Also, the blog loads extremely fast for me on Chrome.
    Superb Blog!

  5. Today, I went to the beach with my children. I found a sea
    shell and gave it to my 4 year old daughter and said “You can hear the ocean if you put this to your ear.” She put the
    shell to her ear and screamed. There was a hermit crab inside and
    it pinched her ear. She never wants to go back!
    LoL I know this is totally off topic but I had to tell someone!

  6. This is very interesting, You are a very skilled blogger.
    I have joined your feed and look forward to seeking more of your wonderful
    post. Also, I have shared your web site in my social
    networks!

  7. Obrigado pelas informações eu tenho exatamente isso, halitose me afasto das pessoas tenho vergonha minha vida é usar balas.estou extraindo vários dentes e raspo diariamente minha lingua .

  8. Conheço várias pessoas que têm mau hálito, e fico com vergonha de dizer que elas estão, eu faço o possível pra não ter, ainda mais que eu uso aparelho ortodôntico, redobrei o cuidado com a higiene bucal.

1 Trackback / Pingback

  1. Google

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.