Cuide das suas tatuagens o ano todo (não só no verão)

Para conservar as cores e o contraste da tatuagem é preciso protegê-la o ano todo, ao tomar sol, correr, pedalar e fazer esporte ao ar livre. O sol castiga a pele até no frio e nos dias nublados.

Homem No Espelho - Como cuidar das tatuagens - proteção de tatuagem - tattoo

Por Wilson Weigl

Vamos partir do princípio de que todo mundo sabe que o sol é o maior inimigo das tatuagens. Ele deixa os desenhos desbotados, opacos, sem contraste. Boa parte desse dano é causado na pele tatuada, que fica ressecada, envelhecida pela ação da radiação solar. Imagine um quadro. A pintura pode ser uma obra de arte, mas seu estado em pouco tempo será deplorável se a tela estiver maltratada, deixada ao sol sem cuidado. Pois a tattoo é a pintura e sua pele a tela.

Para preservar a nitidez, o contraste e o colorido as cores dos desenhos corporais,é preciso cuidar dela o ano todo, e não só no verão, na praia. Os raios ultravioletas e infravermelhos do sol castigam a pele o ano inteiro. E até mesmo em dias nublados ou frios, pois eles atravessam nuvens e vidros de janelas.

Homem No Espelho - Como cuidar das tatuagens - proteção de tatuagem - tattoo-3

É fundamental usar protetor solar nas áreas tatuadas do corpo sempre que for expô-las ao sol ou ar livre por períodos prolongados. Isso inclui treinar no parque, jogar futebol, pedalar, correr ou fazer caminhada.

Necessário também evitar que a pele da região tatuada fique ressecada. Uma tatuagem bem feita dura a vida toda, mas está sujeita ao envelhecimento natural da pele. Na pele seca, mal tratada, a tattoo tem vida bem mais curta, fica opaca e desbotada mais rápido. Por isso deve-se aplicar hidratante corporal sobre os desenhos diariamente, não apenas no verão, mas o ano todo. Passe o hidratante depois do banho e, principalmente, após se expor ao sol. Se você não gosta de usar hidratante no corpo, aplique somente sobre as tatuagens.

Homem No Espelho - Como cuidar das tatuagens - proteção de tatuagem - tattoo

Quanto mais clara for a pele, geralmente é melhor o resultado da tatuagem: as cores ficam mais vivas e os traços mais definidos. Mas esse é o tipo de pele que mais precisa de proteção contra a radiação solar perigosa (que também causa rugas, manchas, envelhecimento precoce e câncer) — a pele escura tem um certo grau de defesa natural, por causa da maior concentração do pigmento melanina.

O ideal seria evitar ao máximo expor as tatuagens ao sol, mas a missão é quase impossível num país como o nosso, em que o inverno é curto ou inexistente, a gente pega praia o ano todo, corre, caminha e pedala com pouca roupa durante as quatro estações.

Por isso, é fundamental passar filtro solar no corpo e no rosto (com FPS 30, no mínimo) e caprichar nas regiões dos desenhos. Boas opções são os protetores formulados para serem aplicados sobre as tatuagens que, infelizmente, ainda são difíceis de comprar no Brasil. Além de defender a pele da radiação solar, eles contêm substâncias que ajudam a preservar as cores da desenho.

Homem No Espelho - Como cuidar das tatuagens - proteção de tatuagem - tattoo

Uma outra dúvida sobre tatuagem é o receio de depilar o corpo nas áreas tatuadas. Remover os pelos não afeta o desenho. Como os pigmentos penetram nas camadas profundas da pele, não há problema em fazer depilação com lâmina, creme ou cera. O único cuidado é na depilação a laser ou luz pulsada, pois o feixe de luz do aparelho atinge profundamente a pele. Antes de optar por esse tipo de remoção dos pelos, é bom consultar antes a clínica.

Agora, se você ainda está planejando fazer uma tatuagem, para evitar arrependimento, é preciso escolher bem o desenho, o local do corpo e pensar na sua carreira. Antes de encarar a agulha, leia o post com tudo o que você deve avaliar antes de fazer sua tattoo: clique aqui.

https://www.instagram.com/homemnoespelho/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.