Como usar terno e costume sem gravata

Está querendo abolir a gravata? Confira vários jeitos bacanas de como usar terno e costume sem a gravata, com camisa lisa, jeans, estampada, camiseta.

Por Wilson Weigl

Tchau, gravata! Chega de insistir na fórmula terno-e-gravata quando você quer ser elegante no trabalho ou em compromissos sociais. Fora dos ambientes que exigem um visual formal e tradicional, dá para explorar várias possibilidades em roupa social. Veja neste post como usar terno e costume sem gravata de mil maneiras, de acordo com o tipo de compromisso: reunião de trabalho, happy-hour, coquetel, festa e até balada sofisticada.

Antes, é preciso explicar  a diferença entre terno e costume, caso você ainda não saiba. Acabou-se convencionando chamar de “terno” todo tipo de roupa social , mas o nome só se aplica ao conjunto de três peças: paletó, calça e colete. A dobradinha paletó e calça se chama costume. No terno, o colete deixa o visual ainda mais formal, mas sem gravata o visual descontrai bastante, como você vai ver abaixo.

Se seu trabalho não tem um código de vestimenta rígido, você pode abolir a gravata e continuar elegante. Ou, então, pode começar a usar seu terno ou costume de jeito mais casual.

LEIA TAMBÉM

Veja abaixo como é possível combinar terno ou costume sem gravata com camisa polo, social, estampada, jeans, xadrez e camiseta.

Costume + Camisa lisa

Essa dobradinha não tem erro, mas vale frisar o quanto ela pode ser elegante e adequada tanto para o trabalho quanto para uma happy-hour ou uma festa. Importante é caprichar sempre na camisa. Pode usar com terno azul, preto, cinza, marrom, bege, xadrez ou listrado.

Camisa branca com costume azul é uma das combinações mais elegantes que existem. O lenço de lapela dá o toque final.

Camisa azul clara é um clássico da moda masculina e cai super bem com qualquer cor de costume: azul, marrom, preto ou cinza.

Você também pode usar o costume com camisa escura (como preta, azul marinho, bordô ou cinza). Feche o colarinho ou abra dois botões.

 

Costume + Polo

Poucos homens costumam usar o paletó com camisa de manga curta e existe até uma regra que proíbe a combinação. Mas chega de regras, não? Essa opção é perfeita para nosso clima tropical, onde faz calor o ano inteiro.

Pode-usar a camisa polo não apenas com o colarinho aberto, mas também fechado, o que dá um ar mais sério e comportado ao visual.

Na polo — de preferência lisa —, valem todas as cores, claras ou escuras, sempre contrastando com a cor do terno ou costume.

 

Costume + Camisa estampada

Troque de vez em quando a camisa branca, preta, azul ou rosa pelos estampados florais (que estão com tudo na moda), desenhos geométricos ou abstratos. É uma parceria perfeita para passar um ar descolado.

Você deixa o visual mais sério simplesmente abotoando o colarinho. Repare como é elegante o look da foto abaixo, com camisa de estampa miúda e discreta.

Um contraste bacana: costume usado aberto com a camisa para fora da calça com colarinho abotoado. Um visual moderno para usar em festas.

Outra combinação atual, com a camisa estampada com botões abertos e camiseta branca neutra por baixo. Um visual bem moderno e descolado.

 

Costume + Camiseta

A camiseta quebra a sisudez do costume. Essa combinação bem moderna e estilosa é ideal para adotar em ocasiões descontraídas, mas que pedem uma certa elegância. Aposte nas camisetas básicas, lisas.

Você pode usar todos os tipos de camiseta: com gola redonda, em V, canoa ou henley (aquela com botões).

Se você seu estilo de se vestir é moderno, a combinação de costume com camiseta é perfeita. Escolha um costume slim fit, de modelagem ajustada ao corpo.

Você pode também usar um pingente bacana e deixar seu visual ainda mais moderno. E também explorar padrões diferentes de camisetas (listrada etc).

 

Costume + Camisa xadrez

Estão valendo aqui todos os tipos de xadrezes, grandes ou miúdos: madras, vichy, tartan etc. Dá para usar o colarinho abotoado ou desabotoado.

É importante prestar atenção na combinação das cores. Você pode escolher uma camisa que tenha uma das cores do costume ou cores totalmente diferentes.

 

Costume + Camisa jeans

Uma combinação que parece estranha, mas é na verdade muito bacana. Valem todas as opções de cores do denim — do azul bem claro ao preto. Só evite as lavagens e os tratamentos muito stonados ou rasgados.

Com a camisa jeans dá até para ousar um pouco mais, deixando para fora da calça (com o paletó aberto, é claro).

 

Terno + Camisa social

Lembrando que terno é o trio paletó, colete e calça. É um look bem elegante (apesar da ausência da gravata), ideal para ocasiões mais formais. Observe que o colete deixa o visual mais tradicional do que usar apenas o paletó.

Camisa branca, azul claro e rosa são parcerias clássicas para o terno. lembrando que o colete deve sempre estar abotoado.

O trio paletó-calça-colete também fica bacana com outros tipos de camisas: estampadas, de chambray, até jeans… Basta usar o bom gosto para combinar.

https://www.instagram.com/homemnoespelho/

6 Comentário

  1. Hello superb website! Does running a blog similar
    to this take a lot of work? I’ve virtually no knowledge of computer programming however I had been hoping to start my own blog soon. Anyway, if you
    have any suggestions or tips for new blog owners please share.
    I understand this is off topic but I simply had to
    ask. Many thanks!

  2. When I initially commented I clicked the “Notify me when new comments are added” checkbox and now each time a comment is added I get several emails with the same comment.
    Is there any way you can remove me from that service?
    Thank you!

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.