Cuide bem da pele embaixo da sua barba

Barba longa ou sombreada, tanto faz. Coceira, irritação, descamação, cravos, espinhas e pelos encravados são consequências de deixar a pele ressecada e mal higienizada sob os pelos.

Homem No Espelho - Como cuidar da pele embaixo da barba

Por Wilson Weigl / Modelo: Fabricio Colombo / Fotos: Javier Boggiano

Você pode usar barba cheia e cerrada ou apenas sombreada, por fazer. Não importa. A pele embaixo dela precisa ser bem tratada. Coceira, irritação, descamação, cravos, espinhas e pelos encravados são consequências de deixar a pele ressecada e mal higienizada sob os pelos.

A barba é um depósito de resíduos, poeira, poluição e bactérias que contaminam a pele. Sem falar que a superfície da pele tem células mortas que são retiradas pela lâmina de barbear. Como você não se barbeia, as células velhas se acumulam, obstruindo os poros e impedindo que a pele respire.

Então, barbudo, para ter uma pele saudável sem espinhas e pelos encravados adote esse ritual de cuidado diário com seu rosto e sua barba.

Limpe a pele sob a barba

Faça isso duas vezes por dia: de manhã e à noite. Lave o rosto com sabonete facial (em barra ou líquido), massageando a pele sob a barba com as pontas dos dedos. Sebo e sujeira se acumulam nos folículos onde nascem os fios e podem causar inflamação da pele. Quanto mais dura e cerrada for a barba, mais cuidadosa deve ser a limpeza da pele.

Use shampoo e condicionador de barba

Se sua barba for longa, dê a ela o mesmo trato do couro cabeludo. Para evitar que a sujeira dos fios se deposite na pele, lave com shampoo e condicionador para barba. Além de o shampoo de cabelo não ser formulado para ser usado no rosto, os pelos faciais são mais grossos e secos do que os fios de cabelo. Lavar a barba à noite é ainda mais importante, porque durante o dia os pelos acumulam impurezas que se depositam na pele.

Homem No Espelho - Pele masculina - Como cuidar da pele embaixo da barba- barba por fazer

Faça esfoliação para limpar a pele

Esfolie todo o rosto duas vezes por semana e capriche na região da barba, esfregando suavemente a pele com as pontas dos dedos, em movimentos circulares. As micropartículas do esfoliante são abrasivas e fazem uma limpeza profunda que retira sebo acumulado e sujeira (que causa cravos e espinhas) e remove a camada superficial de células mortas, estimulando a produção de novas células saudáveis. A desobstrução dos folículos ajuda também a evitar que os pelos encravem e inflamem pela penetração de bactérias (foliculite).

Hidrate a pele e os fios da barba

A pele do rosto tem de ser hidratada depois de limpa, não apenas para não ficar ressecada, mas também para não ficar oleosa e brilhante. Porque a retirada do sebo pela limpeza com água e sabonete faz as glândulas sebáceas trabalharem ainda mais pra compensar o ressecamento, o que aumenta a oleosidade.

Use um bom hidratante facial em todo o rosto ou um bálsamo ou óleo específico para barba que trate também a pele por baixo. Além de hidratar e deixar os fios macios e disciplinados, esses produtos contêm ingredientes que chegam à pele. Lendo o rótulo você descobre se o produto também trata a pele.

Homem No Espelho - Pele masculina - Como cuidar da pele embaixo da barba- barba cheia

Use o pente

Pentear não serve só para alinhar a barba. O pente retira resíduos e partículas maiores de sujeira que podem chegar à pele, obstruir os poros e causar irritação, coceira, cravos e espinhas. O pente também ajuda a trazer a oleosidade natural dos fios das raízes para as pontas (que sempre são mais secas), deixando a barba naturalmente mais hidratada. O ideal é usar pente de madeira, material que não produz a eletricidade estática que deixa os fios rebeldes e difíceis de ajeitar.

https://www.instagram.com/homemnoespelho/

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.