Como cuidar do corpo e do cabelo depois do treino

Depois de pegar pesado na academia, dê ao corpo o trato que ele merece depois de trabalhar tanto. Confira a rotina de cuidados no vestiário.

Homem No Espelho - Como cuidar do corpo depois do treino

Por Wilson Weigl   @wilsonweigl

O banhão depois do treino é um momento só seu. É hora não só de relaxar os músculos que trabalharam duro com os pesos, mas também de caprichar no cuidado com a pele e o cabelo. Dar um trato legal no corpo depois da atividade física não tem mistério. Só é preciso adotar alguns cuidados básicos que, além de deixar você bonitão, também ajudam a evitar chatices como pele seca, micoses e frieiras. Incorpore essas dicas à sua rotina no vestiário da academia, antes, durante e depois do banho.

Embaixo do chuveiro

✔Não lave o rosto com o sabonete do corpo. Escolha um produto especificamente facial, de preferência indicado para seu tipo de pele (seca, oleosa ou com acne).

✔ Evite sabonete antibacteriano, mesmo no banho pós-treino. Seus ingredientes matam tanto bactérias nocivas quanto benéficas, prejudicando as defesas da pele. Mesmo que você tenha revezado aparelhos com gente suada, sabonete neutro dá conta do recado para eliminar germes.

 ✔ Lave o cabelo com xampu suave, de preferência de uso frequente, principalmente se costuma tomar mais de um banho por dia. Esse tipo de produto agride menos os cabelos e evita o ressecamento dos fios. Se tiver cabelo seco, finalize com condicionador.

 ✔ Se seu esporte é natação, use xampu anti-resíduos uma ou duas vezes por semana. Esse tipo de produto limpa profundamente o couro cabeludo e elimina resíduos de cloro, sal e produtos químicos.

 ✔ Se o banho na academia for o segundo do dia, caso não esteja suado demais passe sabonete só nas axilas e nas partes baixas, para evitar que a pele fique ressecada e vulnerável a bactérias que causam coceira e dermatites.

✔Use sandálias para evitar que os pés descalços pisem diretamente no chão do chuveiro e no piso do vestiário. Lugares molhados são hábitat de fungos e bactérias que causam micoses e infecções como o pé-de-atleta.

Depois do banho

Homem No Espelho - Como cuidar do corpo depois do treino

 ✔ Depois de se enxugar, passe hidratante corporal: ele ajuda a reter a umidade natural do manto lipídico, camada de gordura que reveste e protege a pele, que foi retirada pela ação da água e do sabonete.

 ✔A escolha do desodorante é importante para quem treina. Antes de malhar, prefira desodorante que não seja antitranspirante, pois ele contém substâncias que diminuem a produção de suor, como sais de alumínio. O ideal é deixar a transpiração fluir durante o exercício. Prefira produtos que só matam as bactérias causadoras do mau cheiro, sem diminuir a sudorese. Depois do banho, o antitranspirante está liberado.

✔Atenção com os pés para evitar chulé, causado pelo suor contaminado por bactérias, e micoses e infecções causadas por fungos. Depois da chuveirada, seque bem os vãos entre os dedos, com toalha, papel higiênico ou secador de cabelo antes de calçar os sapatos.

 ✔ Com o rosto seco, é hora do hidratante para restaurar a umidade natural da pele. Esse cuidado é importante para quem tem pele seca ou oleosa. Se ela não estiver hidratada, as glândulas sebáceas entendem que têm de trabalhar ainda mais e produzir sebo para compensar o ressecamento causado pelo sabonete. O resultado é ainda mais oleosidade e brilho.

 ✔ Para finalizar, opte por um perfume suave e esportivo, especialmente se treina de manhã e vai direto para o trabalho. Uma pista: as fragrâncias que levam no nome o complemento Sport, Summer, Blue, Light ou Aqua são mais leves e refrescantes, com predominância de notas menos intensas. Perfumes com notas de frutas cítricas, de ervas e especiarias, como tangerina, laranja, limão, menta e manjericão, entre outras, dão sensação de energia e disposição.

HOMEM NO ESPELHO RECOMENDA

Hidratante corporal Dermage Hidrashower FPS 17

Homem No Espelho - Como cuidar do corpo depois do treino

É um hidratante diferente porque deve ser aplicado embaixo do chuveiro (passe no corpo e enxague). Tem substâncias antienvelhecimento e FPS 17, que defende a pele da radiação solar. Para comprar numa loja parceira do Homem No Espelho, clique aqui.

Shampoo Paul Mitchell Instant Moisture Daily

Homem No Espelho - Como cuidar do corpo depois do treino

Para uso diário, é bem suave e ideal para quem tem cabelo seco, porque hidrata profundamente e ainda protege os fios da radiação solar. Pode ser usado também como gel de banho. Tem extrato de jojoba e pantenol .Para comprar numa loja parceira do Homem No Espelho, clique aqui.

Condicionador Paul Mitchell Tea Tree Lavender Mint 

Homem No Espelho - Como cuidar do corpo depois do treino

Hidrata e fortalece o cabelo. Contém óleo essencial de tea tree (melaleuca), que tem ação bactericida e antisséptica, lavanda e menta, que têm perfume e efeito refrescante. Para comprar numa loja parceira do Homem No Espelho, clique aqui.

Creme Rejuvenescedor Facial Ada Tina Uomo Oxy

Homem No Espelho - Como cuidar do corpo depois do treino-1

Formulado para a pele masculina, hidrata e protege o rosto da ação dos radicais livres, que provocam rugas e envelhecimento precoce. O creme anti-idade atua no colágeno, proteína que dá sustentação e firmeza à pele. Tem vitaminas C e E. Para comprar numa loja parceira do Homem No Espelho, clique aqui.

1 Trackback / Pingback

  1. Suor sob controle: como diminuir a transpiração excessiva – Homem no Espelho

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.