Dia de cabelo ruim? Resolva o drama em minutos - Homem no Espelho - O site de cuidados masculinos mais lido do Brasil
LEIA!

Dia de cabelo ruim? Resolva o drama em minutos

Todo mundo tem seu "bad hair day" justamente quando tem um compromisso importante de manhã. Veja táticas para um reparo básico na juba (sem usar boné).

Homem No Espelho - Dia de cabelo ruim masculino - Bad hair day

Por Wilson Weigl   @wilsonweigl

Acontece com todo mundo: a gente acorda feliz, de bem com a vida, mas o bom humor vai pelo ralo logo que se olha no espelho. Estamos em um dia de cabelo ruim, o famoso “bad hair day“, em inglês. O pior é que ele acontece justo quando se tem um compromisso importante de manhã. Os culpados podem ser vários: dormir com o cabelo molhado, excesso de oleosidade, tempo úmido e eletricidade estática (que causam o famoso “frizz”). A culpa pode ser até do porre da noite anterior, que fez a gente desabar na cama de qualquer jeito.

As alternativas óbvias para resolver o problema são duas: banho ou boné. Primeira opção, ir direto para o chuveiro ou enfiar a cabeça embaixo da torneira. Mas não é todo mundo que tem tempo para esse lava-rápido de manhã.  Segunda opção, colocar um boné e tchau. Mas você não vai a uma reunião de trabalho como se estivesse indo correr no parque, certo? Nem combinar terno e gravata com boné. Pelo amor de Deus!

Para dar um reparo rápido na juba, os produtos de styling são os melhores amigos do homem. Com gel, cera ou pomada à mão, a gente resolve o drama em questão de segundos. Mas há outras estratégias, como você vai ver abaixo.

Se a manhã de cabelo ruim for recorrente na sua vida, talvez seja caso de trocar de marca de shampoo. Aquele que você usa pode não ser indicado para seu tipo de cabelo (leia aqui o Guia do Shampoo para descobrir o produto certo para cada cabelo – seco, oleoso, fino, rebelde, sem volume, grisalho ou cacheado).

Então vamos às táticas para resolver o problema em esquema vapt-vupt:

Penteie o cabelo para trás

É o jeito mais fácil de reparar o cabelo ruim. Use gel para pentear os fios todos para trás ou para os lados, com ou sem risca. Prefira pente, em vez de escova, para deixar os fios bem assentados. Lembrando: o gel proporciona aspecto de brilho molhado. Se quiser uma aparência mais natural, opte por pomada ou cera de efeito fosco (mate).

Homem No Espelho - Dia de cabelo ruim masculino - Bad hair day

 

Bagunce o cabelo ainda mais

Com pomada ou cera você pode modelar o cabelo de jeito bagunçado, seguindo uma das tendências atuais em cabelo masculino, que são os penteados que dão ênfase na textura e no movimento dos fios (leia aqui o post com sugestões).

Homem No Espelho - Dia de cabelo ruim masculino - Bad hair day

 

Use creme para pentear (leave-in)

Quem tem cabelo seco, crespo, volumoso, sem brilho, difícil de domar, pode passar creme para pentear (leave-in). Esse creme sem enxágue abaixa e disciplina os fios arrepiados pela falta de hidratação, pelo tempo úmido ou pela eletricidade estática que provoca o frizz. O leave-in normalmente deve ser aplicado nos fios ainda úmidos depois de lavar com xampu e condicionador. Mas seu uso pode ser uma boa tática para os dias de cabelo ruim. Umedeça o cabelo, passe o produto e penteie.

Homem No Espelho - Dia de cabelo ruim masculino - Bad hair day

 

Lave o cabelo com shampoo seco

Para muitos homens, o problema é o excesso de oleosidade no couro cabeludo, que faz levantar da cama já com o cabelo engordurado. Daí é bom ter à mão um produto emergencial, o shampoo de lavagem a seco, em spray. Basta borrifar nas raízes e pentear (com pente, se se cabelo for grosso, ou com escova, se for fino), no sentido do comprimento dos fios. Mas seu uso não deve virar hábito: é um produto para usar só de vez em quando.

Homem No Espelho - Dia de cabelo ruim masculino - Bad hair day

 

Cabelo escorrido? Dê volume

Tem homens que acordam com o cabelo achatado, escorrido, colado na cabeça. Nesse caso, a estratégia é usar secador, escova (em vez de pente), cera ou pomada. Vá dando volume ao cabelo com o secador e a escova e modele arrepiando os fios, bagunçando as mechas. Levante-as com os dedos e vá ajeitando aos poucos para cima, para trás e para os lados. Também nesse caso fica bacana adotar um penteado que explore o movimento dos fios, como falamos lá em cima (leia aqui um post com 24 ideias de penteados nesse estilo).

Homem No Espelho - Dia de cabelo ruim masculino - Bad hair day

Homem No Espelho indica:

Pomada Barber’s Classic Paul Mitchell

Deixa o penteado bem definido e com aparência natural, porque proporciona aspecto fosco (mate) e seco. É legal também para quem tem cabelo ondulado e quer modelar os cachos. Para comprar numa loja parceira do Homem No Espelho, clique aqui.

 

 

Shampoo Seco Controle de Oleosidade Gengibre Phytoervas 

Em spray, tem gengibre e menta, que limpam o couro cabeludo e ajudam a controlar a oleosidade dos fios. Basta usar no cabelo seco a uma distância de 10 a 15 cm sobre as raízes dos cabelos, em jatos curtos. Massageie bem com as pontas dos dedos e escove os cabelos. Para comprar numa loja parceira do Homem No Espelho, clique aqui.

 

 

 

Cera em pó Osis Dust It Schwarzkopf

Funciona como as ceras normais, só que é em pó. Proporciona efeito fosco e dá textura e volume ao cabelo. Para usar, basta salpicar uma pequena quantidade de pó Dust It nas mãos e aplicar diretamente nas raízes. Depois é só modelar o penteado. Para comprar numa loja parceira do Homem No Espelho, clique aqui.

 

 

Gel Paul Mitchell Mitch Steady Grip

É um gel extra-forte, ou seja, deixa a juba no lugar o dia todo e permite modelar penteados radicais. Apesar da fixação alta, é suave e não deixa o cabelo ressecado, porque não contém álcool. Para comprar numa loja parceira do Homem No Espelho, clique aqui.

 

 

 

Por favor, espere...

Quer receber dicas sobre cuidados com barba, cabelo e pele e as novidades em perfumes e produtos masculinos?

Inscreva-se com seu e-mail e receba nossa newsletter