Escolha o corte de cabelo para seu formato de rosto

Leve em consideração como é seu rosto – oval, quadrado, redondo, retangular – ao escolher o corte e o jeito de pentear e modelar o cabelo. 

Por Wilson Weigl

Já pensou como o corte de cabelo pode enfatizar o formato do seu rosto? Valorizar as linhas faciais, caso elas sejam bem proporcionadas, ou, ao contrário, disfarçar aquilo de que não gosta? Pois isso é possível, escolhendo o penteado certo para seu formato de rosto – mais alongado, arredondado ou anguloso.

Um topete alto e laterais baixas ou raspadas, por exemplo, ajudam a afinar um rosto redondo ou quadradão. Um corte com laterais de fios longos “alarga” para os lados os rostos muito finos e compridos.

O estilo do topete, que está super na moda, também colabora para evidenciar suas linhas faciais, dependendo se for bem armado ou, por outro lado, bagunçado, com movimento e aspecto natural (leia aqui o post sobre a tendência dos cabelos com movimento).

Veja como descobrir como é seu formato de rosto e confira nossas dicas de comprimentos, estilos de cortes e penteados para cada um deles.

ROSTO OVAL

CARACTERÍSTICAS:

  • É largo nas têmporas e vai afinando na direção do queixo.
  • Pode ter formato de ovo invertido, triângulo, coração ou de diamante (nesse último caso, com a mandíbula angulosa).
  • O comprimento da testa ao queixo é muito mais longo do que a largura entre as bochechas.
  • O queixo é pronunciado, pontudo ou ligeiramente quadrado.

É considerado o formato de rosto masculino mais bem proporcionado. Permite usar vários tipos de cortes e penteados, à sua escolha. Sortudo você, hein?

Praticamente tudo fica bom num rosto ovalado: topetes certinhos ou bagunçados, laterais baixas, raspadas ou longas, franjas.

É o formato facial que melhor combina com os cortes clássicos, mais curtos e certinhos, com os fios no lugar.

 

ROSTO REDONDO

CARACTERÍSTICAS:

  • As medidas da testa ao queixo e entre as bochechas são similares.
  • A mandíbula é arredondada, sem ângulo marcado.
  • O queixo geralmente é largo.

Como esse formato de rosto costuma ter falta de ângulos definidos, o objetivo do corte deve ser diminuir a largura e encompridar o rosto.

Aposte nos cortes e penteados com volume no topo da cabeça. Deixe o cabelo baixo nas laterais. Explore os topetes, que alongam para cima as linhas faciais, e nos fios longos.

Evite os penteados clássicos, mais curtos e baixos, disciplinados com pente e gel ou pomada, por exemplo. Eles deixam seu rosto ainda mais redondo.

Cortes longos, com fios na altura do pescoço ou dos ombros (ou ainda mais compridos) também afinam o rosto. Nesse caso, o ideal é deixá-los o mais lisos possível, para dar a impressão de menos volume nas bochechas.

 

ROSTO ALONGADO

CARACTERÍSTICAS:

  • O rosto é bem estreito.
  • A medida da testa ao queixo é bem maior do que entre as bochechas.
  • O formato da mandíbula é afunilado.

Evite os topetes muito altos, pois eles alongam ainda mais as linhas da face. Ao pentear e modelar, dê movimento, para não “esticar” as linhas faciais ainda mais. Experimente os penteados bagunçados, com cachos e mechas indisciplinadas.

Peça ao cabeleireiro para deixar as laterais com volume, evitando o estilo raspado (também conhecido como undercut) ou fade (degradê) muito baixo, feito com máquina. Fios mais longos dão volume lateral ao rosto, diminuindo a aparência alongada.

 

ROSTO QUADRADO

CARACTERÍSTICAS:

  • As medidas da testa ao queixo e entre as bochechas são similares.
  • Os ângulos da mandíbula são mais retos do que arredondados.

Opte por cortes com laterais curtas e modelados em estilo mais bagunçado, com ondas, mechas e aparência de movimento, para criar linhas sinuosas que quebram os ângulos duros da face.

Como no rosto redondo, evite os penteados clássicos, muito curtos e baixos, disciplinados com pente e gel ou pomada. Por terem pouco volume, eles reforçam o aspecto “quadradão” do rosto.

Os cortes com fios longos, na altura do pescoço ou dos ombros (ou ainda mais compridos) também alongam o formato do rosto.

 

ROSTO RETANGULAR

CARACTERÍSTICAS:

  • O comprimento da medida da testa ao queixo é bem maior do que entre as bochechas.
  • Testa, bochechas e mandíbula têm larguras similares.
  • A mandíbula e o queixo são bem angulosos.

Para esse formato de rosto, que é alongado, é importante evitar cortes muito contrastados (por exemplo, topetes de fios longos e laterais raspadas), pois isso vai acentuar ainda mais o comprimento.

Aposte nos cortes com volume equilibrado entre o topo e as laterais da cabeça.

Modele o penteado em estilo bagunçado, com ondas, cachos e aparência de movimento, para criar linhas sinuosas que atenuam os ângulos duros da parte inferior do rosto.

 

SUAS ORELHAS SÃO GRANDES OU DE ABANO? VEJA COMO DISFARÇAR

Não são indicados cortes com laterais raspadas ou muito baixas, como nos cortes “undercut” ou degradês muito baixos, que deixam as orelhas ainda mais em evidência. Fios mais longos nos lados da cabeça diminuem o tamanho das orelhas.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.