Descubra a barba ideal para seu formato de rosto

Explico aqui qual é o estilo de barba ideal para seu formato de rosto. E como aparar e desenhar os pelos para valorizar ou disfarçar certos traços faciais.

Homem No Espelho - O estilo de barba ideal para cada formato de rosto- Tipos de barbas

Por Wilson Weigl    

Optimal beard” é uma expressão que os gringos usam para nomear a barba perfeita. Para traduzir para o português, a gente precisa de mais palavras. Seria algo tipo: “o estilo de barba ideal para combinar com o formato de rosto”.

Fato é que, entre os diversos estilos de barbas, há aqueles que se harmonizam melhor com determinados formatos de rosto (oval, quadrado, redondo, triangular, diamante ou retangular), ajudando a disfarçar ou valorizar as linhas faciais. Alguns são reservados apenas a quem tem barba cerrada e outros liberados para quem tem pelagem rala e falhada.

O rosto oval é o modelo clássico considerado ideal para as proporções faciais masculinas. É mais largo nas bochechas e o queixo não é largo nem fino e simétrico à testa. Por isso, barbeiros, cabeleireiros e visagistas usam o rosto oval como referência ao sugerir um corte de cabelo ou estilo de barba para quem tem rosto muito quadrado, redondo ou triangular.

Mostro abaixo qual estilo de barba combina melhor com cada formato de rosto. Explico também como aparar e desenhar os pelos com o intuito de atenuar certas imperfeições (como queixo duplo, papada etc). Confira.

Barba para rosto redondo

Caso tenha rosto muito arredondado, seu objetivo deve ser encompridar e deixar as linhas faciais mais angulosas.

Enfatize a parte de baixo do rosto deixando os pelos mais compridos no queixo e na mandíbula e o mais curtos que conseguir nas bochechas.

Apare a barba em formato mais quadrado ao queixo (como na foto do Justin Timberlake abaixo). Ou opte pelo formato pontudo, com os pelos mais longos no queixo, em V, como na foto do Charlie Hunnan.

Homem No Espelho - O estilo de barba ideal para cada formato de rosto

 

Barba para rosto quadrado

Como no rosto redondo, a meta também é alongar o formato facial. Para isso, deve-se optar por ter a barba mais estreita possível nas laterais do rosto.

Deixe os pelos mais longos no queixo e o mais curtos que puder na mandíbula e nas bochechas.

Para amenizar os ângulos duros do quadrado, procure aparar a barba periodicamente em formato arredondado ou ovalado.

Homem No Espelho - O estilo de barba ideal para cada formato de rosto

 

Barba para rosto retangular

Como suas linhas faciais são estreitas, acrescente largura deixando os pelos mais longos em ângulo reto nas laterais do rosto e e mais curtos na mandíbula.

A opção acima é melhor do que deixar a barba muito pontuda no queixo, como muitos homens usam para disfarçar o rosto muito retangular. Mas pelos mais pronunciados no queixo também ajudam a afunilar o rosto.

Homem No Espelho - O estilo de barba ideal para cada formato de rosto

 

Barba para rosto triangular (coração)

No seu caso, o rosto vai afinando da testa em direção ao queixo. O objetivo então é usar a barba para equilibrar as medidas.

Deixe os pelos mais longos nas bochechas e mais curtos no queixo. Experimente desenhar as linhas das bochechas em curva ou linha reta horizontal, em formato arredondado ou quadrado. Evite os cavanhaques ou qualquer outro tipo de barba que “puxe” suas linhas faciais ainda mais para baixo.

Homem No Espelho - O estilo de barba ideal para cada formato de rosto

 

Barba para rosto oval

Como eu disse lá em cima no texto, é considerado o formato facial masculino mais bem proporcionado, largo nas têmporas e afunilado na direção do queixo. Se é seu caso, você tem sorte, porque todos os tipos de barba, longas, médias ou curtas, combinam com seu rosto.

O estilo de barba sombreada ou “por fazer” é perfeito para você, porque deixa aparentes suas linhas faciais privilegiadas.

Homem No Espelho - O estilo de barba ideal para cada formato de rosto

 

Barba para rosto diamante

Nem precisa explicar: seu rosto é largo nas bochechas e estreito na testa e no queixo. É preciso aumentá-lo nas laterais no queixo, para dar mais equilíbrio às linhas faciais.

Para deixar a mandíbula mais larga, deixe os pelos no queixo ligeiramente mais curtos do que no resto da parte de baixo da barba.

Homem No Espelho - O estilo de barba ideal para cada formato de rosto

 

Os estilos de barbas da moda

Pois é, os estilos de barba também mudam de acordo com a moda. Uns entram em ascensão, outros em declínio. Basta lembrar que antigamente o bigode era muito mais popular do que é hoje. Um exemplo mais recente é a barba longa estilo “lenhador”, que fez furor há alguns anos e agora já não tem tantos adeptos. Veja abaixo os estilos de barba em alta.

Barba cheia curta

É a versão atualizada da barba “lenhador” ou “lumberjack”, mais curta e desenhada. Para cultivá-la, é preciso paciência, porque dependendo da sua genética pode levar alguns meses até o comprimento dos pelos chegar ao tamanho ideal.

Os pelos mais longos, na mandíbula e no queixo, têm de 3 a 5 centímetros, aproximadamente.

Homem No Espelho - O estilo de barba ideal para cada formato de rosto

Homem No Espelho - O estilo de barba ideal para cada formato de rosto

Ideal para homens que têm…

  • Barba cheia, cerrada, sem grandes falhas.
  • Rosto redondo ou quadrado, porque alonga as linhas faciais.
  • Papada no pescoço, queixo duplo ou muito pequeno.

 

Barba curta

 Faz o mesmo efeito do que a barba longa (descrita acima) e é mais fácil de manter e cuidar. Versátil, confere um visual que pode ser elegante ou “rústico”, dependendo do seu estilo de se vestir e se pentear.

O comprimento dos fios (aproximadamente 1 cm) é o mesmo em toda a extensão, nas laterais, no queixo e na mandíbula. Se o objetivo é alongar o rosto, os fios podem ser deixados um pouco mais longos à medida em que se aproximam no queixo.

Também é um estilo adequado a quem tem bastante barba, mas ela não precisa ser tão cerrada e dura do que na barba longa.

Homem No Espelho - O estilo de barba ideal para cada formato de rosto

Homem No Espelho - O estilo de barba ideal para cada formato de rosto

Ideal para homens que têm…

  • Bastante barba, mas não tão cerrada e dura.
  • Rosto redondo ou quadrado, porque ela afunila as linhas faciais.
  • Queixo pequeno ou duplo.

 

Barba sombreada ou “por fazer”

Todo mundo sabe o que é: fica no meio do caminho entre a cara limpa e a barba cultivada. Dá um certo ar relax, casual e “rústico” que agrada às mulheres mas pode ser excessivamente descontraído para usar em ambientes de trabalho mais formais.

Uma vantagem é que ela não requer maiores tratos do que mantê-la aparada num comprimento homogêneo por todo o rosto. Exige, porém, cuidados redobrados com a pele, que vai ficar aparente.

Não deixe os pelos crescerem a esmo: apare-os rentes ao rosto com aparador elétrico com regulagem de altura.

Homem No Espelho - O estilo de barba ideal para cada formato de rosto

Ideal para homens que têm…

  • Barba rala ou falhada ou não querem cultivar barba longa.
  • Rostos com linhas harmônicas.
  • Vontade de adotar um visual mais relax ou “rústico”.

Sua barba é rala e falhada?

Meu conselho: procure um dermatologista ou tricologista (especialista em cabelo), em vez de ir atrás de produtos ou receitas caseiras no Google. Além de jogar dinheiro fora comprando algo que não vai dar resultado, você corre o risco de agredir sua pele. Melhor investir uma graninha consultando um especialista, porque ele pode identificar a causa da pelagem incipiente e apontar o melhor tratamento para estimular seu crescimento. Ou, na pior das hipóteses, deixar claro que seu caso não tem solução.

 

14 Comentário

  1. I absolutely love your website.. Great colors & theme.
    Did you create this amazing site yourself? Please reply back as I’m planning
    to create my own personal blog and would love to learn where
    you got this from or just what the theme is called. Thank you!

  2. I’m really enjoying the theme/design of your blog.
    Do you ever run into any browser compatibility problems?

    A number of my blog audience have complained about my blog not working correctly in Explorer but looks great in Opera.

    Do you have any tips to help fix this problem?

  3. I do not know whether it’s just me or if everyone else experiencing problems
    with your website. It appears like some of the text in your posts are
    running off the screen. Can somebody else please provide feedback and let me know if
    this is happening to them too? This may be a problem with
    my internet browser because I’ve had this happen before.

    Cheers

  4. Heya! I just wanted to ask if you ever have any trouble with hackers?
    My last blog (wordpress) was hacked and I ended up
    losing many months of hard work due to no back up.

    Do you have any methods to protect against hackers?

  5. Boa noite!
    Tenho problemas com minha barba, ela não aparece completa de frente!!!
    Como faço para ter uma barba nas laterais em linha diagonal, uma linha saindo da metade para baixo da orelha em direção ao queixo e bem marcada sem nenhuma curva, se minha barba não cresce alto?!!!
    Tenho o queixo mais para frente ou acentuado, porque antes de operar minha mordida era ao contrária, por isso olhando de frente aparece mais o cavanhaque devido a barba não crescer alto nas bochechas e não parece que tenho barba completa!!!

  6. Boa noite!
    Como faço para ter uma barba nas laterais em linha diagonal, uma linha saindo da metade para baixo da orelha em direção ao queixo e bem marcada sem nenhuma curva, se minha barba não cresce alto?!!!
    Tenho o queixo mais para frente ou acentuado, porque antes de operar minha mordida era ao contrário, por isso olhando de frente aparece mais o cavanhaque devido a barba não crescer alto nas bochechas e não parece que tenho barba completa!!!

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.