Limpeza de pele: confira o passo-a-passo

Todo homem deveria fazer limpeza de pele de vez em quando. Ainda mais se sofre com cravos, espinhas, pelo encravado e excesso de oleosidade no rosto. Veja como é uma sessão.

Por Wilson Weigl     @wilsonweigl

 Já experimentou fazer limpeza de pele? Pois deveria, principalmente se você vive brigando com acne, pelo encravado e excesso de brilho e oleosidade no rosto. O procedimento, feito em salões de estética e clínicas dermatológicas, funciona como uma verdadeira faxina na pele, elimina cravos que podem virar espinhas e ainda retira células mortas do rosto, abrindo espaço para a produção de células novas em folha. Feita regularmente, a limpeza também ajuda a regular a oleosidade, problema que afeta boa parte dos homens, já que a gente costuma ter a pele bem oleosa. E ainda remove os miliuns, umas bolinhas de sebo que se formam por acúmulo de queratina (proteína da pele) e costumam ser confundidas com espinhas ou cravos claros.

Para conferir como é o procedimento, o Homem No Espelho visitou a Clínica Adriana Vilarinho, de São Paulo, referência em dermatologia no Brasil. Veja como é o passo-a-passo de uma sessão.

A limpeza de pele dura em média uma hora e o resultado já é visível desde a primeira vez. “Quem tem pele normal ou seca pode fazer a limpeza a cada dois meses, mas se ela for oleosa e sujeita à acne, o ideal é fazer uma vez por mês”, sugere Dina Lucena, esteticista da Clínica Adriana Vilarinho. 

A limpeza de pele deixa sua pele bem bacana. Mas caso você tenha muita acne, o ideal é consultar um dermatologista, que vai indicar um tratamento mais objetivo.

Acompanhe o que acontece em cada etapa da limpeza de pele.

✔ HIGIENIZAÇÃO DA PELE

A sessão começa com a aplicação de um aparelho que produz vapor quente, que abre os poros e vai facilitar a extração dos cravos. Em seguida, a esteticista passa um leite de limpeza para retirar a gordura e a sujeira do rosto. A limpeza prévia termina com a aplicação de um creme esfoliante (que tem grãos minúsculos) com uma escovinha elétrica, que elimina as células mortas da camada superficial da pele.

✔ EXTRAÇÃO DOS CRAVOS

A parte principal do procedimento tem início com a aplicação de vapor de ozônio, que abre os poros e tem ação bactericida e anti-inflamatória, durante alguns minutos. Daí começa: a esteticista extrai os cravos manualmente, um por um, com os dedos ou com o auxílio de uma cureta (uma cânula de metal bem fininha).

O processo demora de acordo com a quantidade de cravos que você tem no rosto. Pontos onde foram retirados os cravos podem ficar levemente avermelhados, mas por pouco tempo. Eventualmente, o profissional pode espremer alguma espinha que estiver inflamada. Não faça isso em casa!

Durante o processo, a esteticista, com ajuda de uma agulha, fura e espreme os miliuns, as bolinhas de sebo que são cravos que não despontaram.

✔ HIGIENIZAÇÃO PARTE 2

Depois da extração dos cravos, usa-se um aparelho chamado alta frequência, novamente à base de ozônio, que higieniza a pele e ajuda na cicatrização. Daí aplica-se uma solução antisséptica com ácido salicílico para evitar inflamação.

✔ PEELING

Na Clínica Adriana Vilarinho, a limpeza de pele pode ser completada com um peeling de cristal. Espera aí, a gente explica o que é. Micropartículas fazem uma leve abrasão no rosto para retirar as células mortas da superfície da pele, abrindo caminho para a formação de células saudáveis. O peeling limpa profundamente a pele e ajuda a evitar acne.

✔ COOLING

O passo seguinte é acalmar a pele. A esteticista passa no seu rosto uma loção calmante que também fecha os poros, diminuindo a vermelhidão causada pela extração dos cravos.

✔ MÁSCARA

No final, você fica durante  de 10 a 15 minutos com uma máscara com substâncias calmantes, que também alivia uma possível irritação da pele. Na clínica, é guardada na geladeira, para deixar a pele bem fresca e potencializar o efeito térmico.

O tempo entre uma sessão e outra depende do tipo da sua pele (mais seca ou oleosa) e do nível de cuidado que você dedica a ela. “Adotar em casa uma rotina diária de limpeza com uso de sabonete neutro específico para o rosto, aplicação de hidratante e esfoliação uma ou duas vezes por semana faz a limpeza de pele durar mais”, explica Dina Lucena.

Depois da limpeza, não é preciso tomar nenhum cuidado especial com a pele do rosto. Basta usar protetor solar (que deve ser usado todo dia, é claro) e limpar a pele direitinho, como a Dina explicou acima, com sabonete facial e hidratante.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.