Qual o melhor método de depilação para o homem? - Homem no Espelho - O site de cuidados masculinos mais lido do Brasil
LEIA!

Qual o melhor método de depilação para o homem?

Damos uma forcinha para a escolha do melhor método de depilação para seu caso, da lâmina ao laser, levando em conta vantagens e desvantagens de cada um deles.

Homem No Espelho - Tipos de depilação masculina - creme - laser - lâmina - luz pulsada - cera

Por Wilson Weigl

Eliminar os pelos corporais é uma decisão pessoal. E ponto final.  Já faz muito tempo que depilação masculina deixou de ser tabu e não importa se o motivo seja pura vaidade, diminuir o calor corporal e o suor, melhorar o desempenho na natação ou exibir mais os músculos. Sua cara-metade pode dar um apoio, é claro, mas você é dono do seu corpo e faz o que quiser com ele, sem ter que dar satisfação a ninguém.

Você pode escolher o método levando em conta a praticidade, o custo e a duração do resultado. Neste post explicamos como funciona cada um desses métodos, desde a depilação caseira com lâmina até as sessões de laser e luz pulsada. E que vença o melhor para você. 

✔ Depilação com lâmina

Homem No Espelho - Tipos de depilação masculina- Lâmina

COMO AGE: Corta o pelo acima da superfície da pele.

PRAZO DE VALIDADE: 2 dias.

CUIDADOS: Use uma lâmina nova, que tenha fita lubrificante. Nunca passe na pele seca ou só molhada: use sempre espuma ou gel de barba. Uma boa tática é esfoliar a pele na véspera ou no dia da depilação. Depois de cortar os pelos, aplique hidratante corporal com substâncias de ação calmante como aloe vera, camomila e azuleno. Não exponha a pele ao sol no dia da depilação.

LADO BOM: É o método mais rápido e barato e proporciona bons resultados.

LADO RUIM: Os pelos voltam a despontar rapidamente e o uso frequente da lâmina pode causar irritações e alergias.

 

✔ Depilação com cera (morna ou fria)

Homem No Espelho - Tipos de depilação masculina- Cera

COMO AGE: A cera líquida seca no corpo formando uma película que, quando puxada, arranca os pelos pelas hastes de dentro da pele. Pode ser feita em casa ou em clínicas de estética.

PRAZO DE VALIDADE: 20 dias.

CUIDADOS: Esfolie a pele antes da depilação e, depois, evite se expor ao sol.

LADO BOM: Os pelos demoram para ficar novamente visíveis, e a pele fica bem lisa. É um bom método para depilar peito, costas e pernas. Além de ser simples, rápido e custar pouco.

LADO RUIM: O sofrimento. Por arrancar os pelos, é um método bem dolorido. Depois da sessão a pele quase sempre fica vermelha e irritada. Em alguns casos há risco de foliculite (inflamação dos pelos encravados)

 

✔ Depilação com laser e luz pulsada

Homem No Espelho - Tipos de depilação masculina- Laser - Luz pulsada

COMO AGE: O princípio é o mesmo para o laser e a luz pulsada (fotodepilação): os flashes de luz emitidos pelo aparelho viram calor, destroem a raiz do pelo e retardam seu crescimento.

PRAZO DE VALIDADE: 6 meses.

CUIDADOS: Evite tomar sol 15 dias antes e depois do procedimento. A pele bronzeada capta mais a luz do laser, o que pode provocar manchas.

LADO BOM: São os métodos de depilação masculina mais eficazes e duradouros. As vantagens são várias: os pelos no local da aplicação são eliminados completamente, os pelos demoram para aparecer e pode ser feita em praticamente todo o corpo: peito, costas, axilas, braços, pernas, virilha e barba. 

LADO RUIM: São caros e só podem ser feitos em clínicas dermatológicas ou de depilação. Para um bom resultado, são necessárias de três a dez sessões, dependendo da região do corpo e da quantidade de pelos. Não funcionam bem para quem tem pelos claros, ruivos ou grisalhos, por causa da baixa concentração de melanina (pigmento que dá cor ao fio). Os disparos do aparelho são um pouco doloridos. Pode provocar reações como vermelhidão e irritação.

 

✔ Depilação com creme

Homem No Espelho - Tipos de depilação masculina - Creme

COMO AGE: Os agentes químicos do produto amolecem os pelos nas hastes, mas não retiram as raízes. Depois de aplicar o creme basta retirar os pelos com uma esponja ou toalha.

PRAZO DE VALIDADE: 3 dias.

CUIDADOS: Não esfoliar a pele e não se expor ao sol do dia da depilação ao dia seguinte.

LADO BOM: É um método indolor, que pode ser feito em casa sem problemas. Os pelos são facilmente retirados com a esponja.

LADO RUIM: As substâncias químicas podem causar alergia e irritação da pele. O ideal é fazer antes um teste de sensibilidade aplicando o produto numa pequena área do corpo.

 

✔ Depilação com aparador elétrico

Homem No Espelho - Tipos de depilação masculina- Aparador elétrico

COMO AGE: Corta os pelos rente à pele. Alguns modelos vêm com vários pentes que permitem regular a altura do corte.

PRAZO DE VALIDADE: 1 semana.

CUIDADOS: O corte deve ser feito no sentido de crescimento dos pelos, para evitar encravamento.

LADO BOM: O aparador elétrico é uma boa opção tanto para quem raspa totalmente os pelos como também para quem só administra a pelagem corporal. A maquininha permite não eliminar totalmente os pelos (no peito, por exemplo), regulando a altura do corte. É um método caseiro mais seguro do que a lâmina.

LADO RUIM: Os pelos voltam a crescer rapidamente. Há risco de encravamento do pelo.

 

✔ Depilação com aparelho doméstico de luz pulsada

Homem No Espelho - Tipos de depilação masculina- Aparador doméstico de luz pulsada

COMO AGE: Funciona como a fotodepilação feita em clínica, só que o aparelho tem menor potência. A luz transformada em calor destrói as raízes dos pelos e retarda ou evita a produção de fios novos.

PRAZO DE VALIDADE: 6 meses (com as aplicações regulares de manutenção).

LADO BOM: O método elimina os pelos e é completamente indolor. Os aparelhos prometem redução da pelagem em mais de 80% após quatro aplicações quinzenais (para manutenção, são necessárias novas aplicações a cada quatro ou seis semanas).

LADO RUIM: Além de exigirem um investimento na compra, as maquininhas não funcionam bem para quem tem pelos claros, ruivos ou grisalhos, por causa da baixa concentração de melanina. 

Foto: Modelo: Roberto Trumpauskas/Aparelho: Gillette Body

Por favor, espere...

Quer receber dicas sobre cuidados com barba, cabelo e pele e as novidades em perfumes e produtos masculinos?

Inscreva-se com seu e-mail e receba nossa newsletter