Moda e músculos: um guia de estilo para caras sarados

Não é tão fácil se vestir quando você é musculoso. Pode não achar peças em tamanhos adequados às suas proporções e também corre o risco de parecer exibicionista.

Aprenda a escolher as peças certas para explorar seu físico privilegiado
Aprenda a escolher as peças certas (nos tamanhos certos) para explorar seu físico privilegiado

Por Wilson Weigl

Existe pelo menos uma desvantagem em ser um cara em forma: encontrar roupas que se encaixam em você. Da mesma forma que as roupas femininas são feitas pensando nas magras, as marcas masculinas muitas vezes se esquecem de olhar para os caras musculosos. Os problemas ocorrem não só em relação ao tamanho, caso você seja um cara XL, mas pelas proporções: é comum as mangas da camisa ficarem agarradas aos bíceps, a calça “pegar” na coxa e no cavalo, o colarinho estrangular seu pescoço.

Por outro lado, na vontade de mostrar aquilo que você conquistou duramente na academia, é fácil errar nas escolhas e se vestir de uma maneira exibicionista, o que não pega nada bem.

Homens musculosos vêm em todas as formas e tamanhos, devido aos diferentes tipos de crescimento muscular resultantes das atividades físicas. Jogadores de futebol e ciclistas tendem a desenvolver muito os músculos das pernas e dos glúteos. Ratos de academia geralmente têm peito, ombros e costas avantajados e, muitas vezes, pernas desproporcionais ao tronco (principalmente se costumam pular os dias de treino de perna). Alguns esportes mais pesados, como rúgbi, podem deixar o cara todo grande.

Se você é sarado, veja algumas dicas para resolver seus problemas de guarda-roupa.

  • CUIDADO COM CAMISETAS MUITO AGARRADAS

As camisas são território perigoso. Uma boa escolha valoriza o peito e os braços atléticos, mas é fácil errar na medida certa entre o justo e o folgado. Geralmente os modelos muito colados no corpo ou em tecidos elásticos são complicados, porque passam a impressão de exibicionismo.

Evite as mangas muito curtas e justas, tipo baby look, que deixam seus bíceps totalmente à mostra. É feio e infantil.

As camisetas com gola em V bem acentuada continuam na moda, mas não exagere no tamanho do decote, mostrando demais a linha do peitoral.

As camisetas polos são boas opções para os musculosos, pois geralmente têm corte mais folgado e mangas um pouco mais largas.

Homem-No-Espelho-Moda-para-homens-musculosos

Homem-No-Espelho-Moda-para-homens-musculosos

  • NÃO USE CAMISAS COMO O HULK

As camisas slim fit, mais ajustadas ao corpo, estão na moda e, por serem mais acinturadas, podem valorizar peito e ombros grandes. O problema começa quando elas ficam justas demais, a ponto de o peitoral parecer estourar os botões ou as mangas ficarem agarradas aos bíceps. Deselegante e brega. Se isso acontece, controle o desejo de mostrar que você malha muito e prefira comprar um número maior. O mesmo vale para jaquetas jeans e de couro.

O colarinho da camisa social também pode ser uma área problemática para os musculosos. Na medida certa, deve caber um dedo entre seu pescoço e o colarinho. Ao experimentar uma camisa na loja, nunca se esqueça de fechar o colarinho no provador, para não ter surpresa desagradável na hora de usar gravata.

Homem-No-Espelho-Moda-para-homens-musculosos

Homem-No-Espelho-Moda-para-homens-musculosos

  • ATENÇÃO AOS TAMANHOS DAS ROUPAS SOCIAIS

Os costumes e ternos slim fit, com paletó e calça bem ajustados ao corpo, são tendência em roupa social. Mas os especialistas em moda avisam que eles só caem bem mesmo em caras magros e altos. Se você for baixo ou muito parrudo, prefira os modelos de corte clássico, que são um pouco mais folgados, tanto no paletó como na calça.

Homem-No-Espelho-Moda-para-homens-musculosos

Homem-No-Espelho-Moda-para-homens-musculosos

  •  EVITE CALÇAS JUSTAS

Os modelos muito ajustados e confeccionados com tecidos stretch, que ficam agarrados às pernas, tendem a não combinar com quadríceps muito avantajados — que ficam ainda mais avantajados.

Se você tem coxas musculosas, experimente usar calças mais folgadas, com bolsos laterais (chamados faca), como os modelos chinos. Prefira os jeans de corte clássico ou mais reto.

Evite também as bocas muito estreitas, que aumentam suas coxas e deixam a impressão de que seu tronco é maior do que as pernas.

Se você tem bunda de jogador de futebol, fuja mesmo das calças justas: parece que você tem a intenção de fazer as mulheres admirarem seu traseiro, o que não é legal. Deixe que elas façam isso espontaneamente.

Homem-No-Espelho-Moda-para-homens-musculosos

  • EXPLORE AS LISTRAS A SEU FAVOR

Existem regras sobre uso de camisas e camisetas de listras verticais ou horizontais. Se você é mais para baixo e atarracado, as listras verticais vão afinar e alongar sua silhueta, fazendo você parecer mais alto. Ao contrário, listras horizontais são praticamente proibidas, pois esticam você ainda mais para os lados.

Pelos mesmos motivos, as listras horizontais caem muito bem para os caras muito altos. Para eles, as verticais é que são contraindicadas, por esticar a silhueta para cima.

  •  PREFIRA PEÇAS EM CORES NEUTRAS

Você já é uma figura imponente. Não há necessidade de atrair ainda mais a atenção em tons de amarelo canário, laranja ou pink. Não estamos dizendo para você banir as cores vivas e as estampas do seu guarda-roupa. É só uma questão de não tornar mais chamativo o que já é chamativo por natureza: o seu corpo.

https://www.instagram.com/homemnoespelho/

 

2 Comentário

  1. Moda é muito relativo. Tem roupas que ficam bem em uns e em outros não. Depende do corpo. Eu curto calça ajustada que marque minha perna e pra galera dar uma olhada no volume também.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.