Cuidados para manter a barba por fazer nos trinques

Esse estilo de barba disfarça problemas de pele, deixa você com cara de mais velho e tira a atenção do cabelo ralo. Mas precisa de tanto cuidado quanto a barba longa. 

Como cuidar da barba por fazer - Homem No Espelho

Por Wilson Weigl   

O estilo de barba “por fazer”, ou “sombreada”, se consagrou porque os homens têm preguiça de se barbear? Só essa razão prática seria suficiente para emplacar a moda, mas ela proporciona outras vantagens: disfarça barba rala, esconde cicatrizes, acne e problemas de pele, “envelhece” quem quer ficar com cara de mais velho e rouba a atenção do cabelo ralo.

A barba bem baixa, tipo de alguns dias (que os gringos chamam de “stubble”) passa a imagem de que o homem é moderno, descolado e não está nem aí com as regras (sabemos que não é verdade, claro).

As mulheres aprovaram totalmente esse visual. Claro que uma ala feminina significativa ainda prefere os caras-limpas, mas muitas (muitas mesmo) não resistem a esse jeitão de macho meio rústico.

Não existe nenhuma restrição a adotar esse estilo, a não ser o ambiente de trabalho. Em ambientes mais formais, esse visual mais “relax” pode ser encarado como sinal de desleixo.

O problema é que muitos homens que adotam a barba por fazer não cuidam bem dela. E ficam mais com cara de sujinhos do que de estilosos. Essa barba precisa de tanto cuidado quanto a barba longa. Confira baixo 7 boas razões para aposentar a lâmina ou o barbeador e adotar a barba sombreada. E aprenda os cuidados mínimos, mas necessários, para mantê-la sempre nos trinques.

Como cuidar da barba por fazer - Homem No Espelho
Barba por fazer com fios curtos

7 boas razões para adotar a barba por fazer

  • 1 – Disfarçar falhas na barba

O estilo é ideal para quem quer usar barba, mas ela é rala e falhada. Os pelos longos evidenciam os buracos e o contraste entre as áreas cheias e ralas, o que já não acontece com os pelos bem curtos da barba sombreada.  Mantenha os fios sempre bem curtos e  aparados, para não salientar as falhas.

  • 2 – Esconder acne e problemas de pele

A barba é um ótimo tapa-buracos para ocultar espinhas, manchas de pele, cicatrizes de acne ou de doenças de infância, como catapora e sarampo. Também é um artifício para disfarçar algum traço fisionômico de que você não gosta (formato dos lábios ou do queixo, papada etc).

  • 3 – Ficar com cara de mais velho

Tem cara de bebê? Ainda barram você na porta da balada e pedem seu RG? No trabalho, acham que você é estagiário? Nem sempre é bom parecer mais jovem do que se realmente é. Pois adotar o estilo de barba por fazer deixa a gente com cara de mais velho. Seesse é o objetivo, sugiro também aposentar as bermudas e camisetas e adotar ternos e camisas bem bacanas.

  • 4 – Cuidar da barba com menos frequência

Quem não sente vez ou outra muita preguiça de se barbear? A barba sombreada exige cuidados menos frequentes do que a cara limpa. Acaba a necessidade de lançar mão de espuma e lâmina diariamente ou dia sim, dia não. Se o seu trabalho permite esse visual um pouco mais rústico, permita-se aproveitar seu tempo fazendo coisas mais interessantes do que raspar a cara em frente ao espelho.

  • 5 – Ganhar pinta de “bad boy”

Se você acha que tem cara de bonzinho, santo, a barba por fazer confere um ar mais “rústico”. Dizem também que muitas mulheres têm certa queda por caras com visual um pouco cafajeste. Caso você queira checar essa teoria, a barba de aspecto aparentemente descuidado (só aparentemente) confere esse look de homem mau.

  • 6 – Compensar o cabelo ralo ou com entradas

É só ilusão de ótica, mas funciona. A barba estilo por fazer atrai o olhar e o tira do foco do topo da cabeça. Então caso a calvície precoce esteja se instalando ou seu cabelo seja ralo, é uma boa ideia cultivar a barba. Um dos caras famosos que exploram bem esse estilo é o ator Jason Statham, cuja cabeleira já está prejudicada há muito tempo.

  • 7 – Atrair mais o sexo feminino

Uma boa parte do sucesso do estilo de barba por fazer deve ser creditado à sua ampla aceitação pela ala feminina. Elas acham esse visual “rústico” extremamente sexy e viril. Existem até estudos científicos que associam essa atração a dados antropológicos: a presença da barba é evidência de testosterona, que ajuda a mulher a encontrar parceiros em perfeitas condições de procriar.

Como cuidar da barba por fazer

Não importa qual o comprimento, toda barba precisa de trato: lav ser aparada, ter os contornos desenhados. Em resumo: uma barba de quinze dias necessita dos mesmos cuidados da barba longa.

  • APARE

Usando tesoura ou aparador elétrico (regulado na altura de sua preferência), nivele os pelos uma vez por semana.

  • DESENHE

Sempre que for preciso, desenhe os contornos das bochechas, do queixo e da linha do pescoço, com lâmina de barbear ou máquina. No pescoço, deixe os pelos aproximadamente dois dedos abaixo da linha do queixo. Corte também os pelos do bigode na linha dos lábios, usando tesourinha.

  • LAVE 

A barba curta pode fica tão ressecada quanto a longa, embora isso fique menos evidente. Lave todo dia, usando o mesmo shampoo indicado para seu tipo de cabelo ou shampoo específico para barba. Depois de lavar, aplique condicionador, deixe agir por alguns minutos e enxágue bem.

  • ESFOLIE

Por limpar profundamente a pele, o esfoliante retira as células mortas superficiais embaixo da barba, abrindo espaço para a produção de novas células saudáveis. Esse produto faz uma leve abrasão na pele que evita que os pelos retornem à pele, encravando e causando a pseudofoliculite. Basta esfoliar uma ou duas vezes por semana, no máximo, antes de aparar os pelos.

  • HIDRATE

Para os fios ficarem macios e cheirosos, finalize aplicando óleo ou bálsamo de barba: os dois tipos de produtos hidratam e evitam o ressecamento. Espalhe uma pequena quantidade pelos fios e não enxágue.

  • VÁ AO BARBEIRO

Você pode dar o trato na sua barba em casa sem problemas, mas visitar periodicamente o barbeiro é sempre a melhor opção para o serviço sem erro. Além da mão boa para aparar e desenhar os contornos, o profissional tem olho clínico para avaliar o desenho que melhor combina com seu formato de rosto.

Como cuidar da barba por fazer - Homem No Espelho-4
Barba por fazer com fios longos

https://www.instagram.com/homemnoespelho/

3 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.