Pele sensível, irritada, vermelha: dê fim ao sofrimento

Dois terços dos homens têm pele sensível e sofrem com irritação, ardor e pelo encravado ao fazer a barba. Conheça as soluções para acabar com o martírio.

Homem No Espelho - pele sensível - foliculite - pelo encravado

Por Wilson Weigl

Excesso de sensibilidade é um problema para dois terços dos homens. Não aquela sensibilidade de gostar de assistir a comédias românticas e nunca esquecer o aniversário de namoro. O motivo de sofrimento de grande parte da população masculina está relacionado ao barbear, que provoca irritação, ardor, vermelhidão, coceira e pelos encravados no rosto e no pescoço.

Por conta desse calvário diário, milhões de homens que sofrem com o excesso de sensibilidade da pele têm embarcado na moda da barba longa e aposentado a lâmina e o pincel. Mas muitos, por força da profissão, são obrigados a exibir a cara limpa e fazer a barba diariamente ou até mais de uma vez por dia.

Como o barbear é uma ação que muitos homens executam no piloto automático, poucos vão atrás de conhecer as causas e das soluções para esse martírio.

Por que a pele masculina é sensível?

As causas do excesso de sensibilidade, em homens e mulheres, ainda não foram totalmente compreendidas, mas sabe-se que ocorre uma diminuição do limite de tolerância da pele. “Ela reage de forma exagerada ao uso de substâncias irritantes, presentes em cosméticos e sabonetes”, diz o dermatologista Amilton Macedo, de São Paulo. No caso da região da barba, imagine uma lâmina raspando e ressecando a pele 365 vezes por ano.

Outros fatores também podem contribuir para o desconforto e a irritação da pele, segundo Macedo:

– Estresse

– Excesso de suor no rosto

– Banhos muito quentes (que ressecam a pele)

– Excesso de exposição ao sol

– Exposição ao ar condicionado

– Clima muito seco, úmido, frio ou quente

– Uso de ácidos de tratamentos dermatológicos

 Por que a pele fica irritada?

A lâmina de barbear causa microlesões na camada córnea da pele, a mais superficial, que também tende a ficar desidratada. “O corte diário prejudica o manto hidrolipídico, formado por gordura e água, que lubrifica e protege a pele de infecções”, explica Macedo.

Por que os pelos encravam?

O fio de barba que nasce no folículo piloso não consegue irromper na superfície da pele, causando a chamada pseudofoliculite. Homens de pele morena ou negra têm maior propensão ao problema, porque os pelos da barba encaracolados nascem fazendo uma curva e encravam com mais facilidade.

Por que ocorre a foliculite?

Quando o folículo do pelo encravado é infeccionado por bactérias a pseudofoliculite evolui para foliculite. A inflamação forma bolinhas amarelas ou avermelhadas como espinhas, geralmente na região do pescoço, com coceira e dor. Também ocorre mais em negros e mulatos.

10 dicas para um barbear sem dor

  1. Não faça a barba a seco ou só com água (sim, muitos caras ainda fazem isso!). Use espuma ou gel de barbear, para fazer a lâmina deslizar melhor. Melhor ainda, use um fluido pré-barba, para amaciar a pele e facilitar ainda mais a remoção dos pelos.
  2. Barbeie-se no chuveiro ou logo após o banho: o vapor dilata os poros e amolece os fios da barba. Ou então aplique uma toalha molhada em água quente no rosto (esse é o truque dos barbeiros).
  3. Use pelo menos uma vez por semana gel ou creme esfoliante específico para a pele masculina: o produto elimina células mortas, alisa a pele e ajuda a prevenir pelo encravado e foliculite.
  4. Esqueceu de levar na viagem o creme de barbear? Improvise com condicionador de cabelo. Evite sabonete, que resseca a pele.
  5. Prefira aparelhos com cabeça móvel (eles se adaptam melhor aos contornos do rosto) e cartuchos equipados com várias lâminas e fita lubrificante, que, além de facilitar o deslizar, contém substâncias que acalmam a pele, como o aloe vera.
  6. Troque com frequência a lâmina, pois ela perde o corte. Para quem tem pele sensível, recomenda-se usar a lâmina poucas vezes. Para checar a vida útil do fio, basta ver se a cor da fita lubrificante já não foi para o espaço.
  7. Raspe o rosto no sentido de crescimento dos pelos, sem aplicar muita pressão. Evite o escanhoar: a passagem da lâmina várias vezes pela mesma área irrita ainda mais a pele.
  8. Não bata o aparelho na pia para limpar os pelos: isso danifica as lâminas. Basta colocar embaixo da torneira. Quer economizar água? Uma boa! Use um copo d’água.
  9. Use sempre loção, gel ou mousse pós-barba: eles hidratam e aliviam a irritação. Fuja dos produtos que contêm álcool.
  10. Bem, se seu trabalho permite, procure não se barbear todos os dias. Se não for possível, tire o fim de semana para ficar de cara suja.

https://www.instagram.com/homemnoespelho/

7 Comentário

  1. We stumbled over here different web address and thought I
    might check things out. I like what I see so now i’m following you.
    Look forward to finding out about your web page for a second time.

  2. Nice post. I was checking continuously this blog and I’m impressed!
    Extremely useful information specifically the
    last part 🙂 I care for such info a lot. I was looking
    for this particular information for a very long time.
    Thank you and best of luck.

  3. Good day! This post could not be written any better! Reading through this post reminds
    me of my old room mate! He always kept talking about this.
    I will forward this page to him. Fairly certain he
    will have a good read. Thanks for sharing!

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.