Pênis torto. Isso pode ser um problema?

O pênis não precisa ser reto, pode curvar para cima, para baixo e para o lado. A curvatura só deve ser motivo de preocupação se atrapalhar a vida sexual. Confira quando ela vira um problema.

Homem-No-Espelho-Pênis-curvo-torto

Por Wilson Weigl

Às vezes a gente fica influenciado por ver os “equipamentos” de outros homens (até em vídeo pornô) e começa a achar que há algo errado com o nosso, porque ele não é “perfeito”. É normal que o pênis não fique reto quando duro e se curve de leve para cima (o mais comum), para baixo, para a direita ou a esquerda.

Ter pênis curvo só deve ser motivo de preocupação se atrapalhar de verdade a vida sexual. Além de por si só não ser problema, pode ser uma vantagem a mais, segundo alguns especialistas. Graças a essa curvatura dá para adotar posições sexuais impensáveis para um pênis “reto”. Ou fazê-lo atingir zonas de prazer da mulher difíceis de alcançar normalmente. Então, se for seu caso, relaxe e goze.

Entretanto, se ele é muito curvo a ponto de incomodar, é bom procurar um urologista. O problema pode detonar a vida sexual de um cara, até por causas psicológicas – a vergonha ou a ansiedade são tão grandes que pode surgir dificuldade de ereção.

Também é importante notar se a curvatura existe desde o nascimento ou apareceu e vem se acentuando recentemente. Às vezes a curvatura que se manifesta no adulto é uma doença que deve ser tratada, até com cirurgia (vamos falar disso mais abaixo).

O problema é que muitos jovens percebem que têm pênis curvo antes da adolescência, mas acham que é normal ou escondem o problema. Poucos adolescentes  se sentem à vontade para discutir isso com a família e vão adiando, tanto que alguns homens esperam até os 30 anos para tratar. Por isso, é importante a primeira consulta no urologista na puberdade; assim pode-se tirar dúvidas e evitar problemas futuros.

QUAL O MÁXIMO DE CURVATURA QUE O PÊNIS DEVE TER ?

Para alguns especialistas, a medida aceitável é de 20 graus, no máximo. Quem tem curvatura peniana acima disso pode ser candidato à correção cirúrgica, que tem como objetivo chegar ao pênis “ funcionalmente reto”, ou seja, não perfeitamente retilíneo, mas que não cause problemas durante o sexo.

 O PÊNIS CURVO PODE ATRAPALHAR A VIDA SEXUAL?

Sim, porque pode causar dificuldades concretas no sexo (por dificultar a penetração) ou vergonha e falta de autoconfiança. O que determina o quanto a vida sexual é afetada é o quanto a curvatura atrapalha a relação. Não necessariamente se ela é uma curvatura grande ou pequena. Mas a dificuldade de ter relação sexual pode causar problemas emocionais e no relacionamento e até estimular as broxadas.

A CURVATURA PODE APARECER NO DECORRER DA VIDA?

Nem sempre a curvatura é congênita (aparece desde o nascimento). Existe a chamada “curvatura adquirida do pênis” que se manifesta mais tarde, por causa da Doença de Peyronie. Ela acontece porque se formam placas fibrosas de tecido em volta dos corpos cavernosos (que se enchem de sangue fazendo o pênis ficar duro). Daí a ereção pode ficar difícil ou dolorida. mas atenção: a doença é mais comum em homens acima de 50 anos.

O PÊNIS NATURALMENTE CURVO DIFICULTA A PENETRAÇÃO?

Na maior parte dos casos, não. O sexo corre às mil maravilhas. Mas nos casos extremos, como na Doença de Peyronie, é comum sentir dor durante a ereção. Por isso, é bom consultar um médico.

PÊNIS CURVO PODE FAZER BROXAR?

Por causa da dor quando o pênis fica duro ou, ainda, por causa da vergonha e da ansiedade, é comum aparecerem problemas de disfunção erétil. Quase 60% dos homens mais velhos com alteração da curvatura peniana têm dificuldade de conseguir a ereção.

EXISTE TRATAMENTO PARA O PROBLEMA?

As placas fibrosas provocadas pela doença de Peyronie podem se atrofiar e desaparecer sozinhas, sem tratamento, em um prazo de até dois anos (um tempão, não é?). Por isso é importante procurar um urologista o mais cedo possível. A curvatura pode ser tratada com medicamentos que agem nessas células duras ou, em casos extremos, pode ser necessário fazer cirurgia.

https://www.instagram.com/homemnoespelho/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.