Como cuidar do cabelo masculino oleoso

 

Excesso de oleosidade não só deixa o cabelo pesado e engordurado (por mais que se lave) como também contribui para caspa e queda. Veja como cuidar do cabelo masculino oleoso.

Homem No Espelho - Como cuidar do cabelo masculino oleoso

Por Wilson Weigl

É a velha história: a gente lava o cabelo de manhã e à noite ele já está engordurado, pesado, com jeitão de sujo. Isso acontece quando as glândulas sebáceas do couro cabeludo são muito ativas e produzem sebo em excesso. No cabelo curto o sebo se espalha ainda mais rápido para os fios, aumentando a sensação de oleosidade. É comum, porém, que ela seja consequência de hábitos que favorecem a produção e o acúmulo de gordura.

O sebo é proteção natural do couro cabeludo. Em excesso, não só deixa o cabelo engordurado como favorece a proliferação de fungos que provocam caspa, além de prejudicar o crescimento do cabelo por entupir os folículos onde nascem os fios. Suor, sujeira de poluição e resíduos de gel, pomada ou cera, combinados à gordura do cabelo, formam uma gororoba péssima para a saúde capilar. Tanto que uma das causas frequentes de queda do cabelo não hereditária é a inflamação do couro cabeludo causada por higiene errada.

Homem No Espelho - Homem No Espelho - Como cuidar do cabelo masculino oleoso

Cabelo superoleoso também é consequência de atitudes banais, como usar shampoo errado ou secador muito quente. A oleosidade pode ser agravada até mesmo por gestos inconscientes, como passar a mão no cabelo a toda hora ou esfregar o couro cabeludo com força ao lavar.

Hábitos que deixam o cabelo oleoso

Lavar o cabelo com água pelando

Água muito quente resseca o couro cabeludo e estimula as glândulas sebáceas a trabalharem mais para restaurar a oleosidade que é proteção natural. Lave o cabelo com água morna e, se quiser, dê um último enxágue com água fria, para fechar as cutículas do fio. Não precisa tomar banho morno ou frio: só diminua a temperatura ao lavar o cabelo.

Passar a mão no cabelo

Homem No Espelho - Homem No Espelho - Como cuidar do cabelo masculino oleoso

Mesmo limpas, nossas mãos carregam gordura e sujeira invisíveis a olho nu. Quando se mexe muito no cabelo, essas impurezas passam para os fios, deixando-os mais oleosos. Controle o hábito, mesmo se seu cabelo for fino e cair sobre o rosto. Fixe-o no lugar usando gel, pomada ou cera.

Usar o shampoo errado

É meio óbvio, mas não custa lembrar que quem tem cabelo muito oleoso precisa usar shampoo para… cabelo oleoso! Informe-se e escolha um produto adequado: o shampoo deve ter ativos que controlam a oleosidade.

Além de estar indicado no rótulo, o shampoo para cabelo oleoso costuma ser transparente, e não leitoso, como shampoo para cabelo seco. Alguns têm efeito refrescante, por levar menta, hortelã, alecrim, capim-limão e gengibre. E também e evite shampoos que sejam hidratantes. E atenção aos shampoos 2 em 1, porque eles também condicionam o cabelo e podem deixá-lo oleoso.

Para saber mais sobre os tipos de cabelo e de shampoos, leia o post aqui.

Exagerar no condicionador

Homem No Espelho - Homem No Espelho - Como cuidar do cabelo masculino oleoso

Cabelo oleoso geralmente não precisa de condicionador. Como a maior parte dos homens tem cabelo curto, o condicionador (ou o leave-in, creme sem enxágue) se concentra no couro cabeludo. “O excesso pode obstruir a raiz dos fios e causar queda e caspa”, alerta Domenica.

Quem gosta de usar condicionador porque lava o cabelo diariamente e ele fica mais seco, embaraçado ou difícil de pentear, deve escolher um produto para cabelos oleosos.

Pode ser difícil, mas tente passar o produto só no comprimento e nas pontas dos fios (mais fácil para quem usa cabelo comprido ou médio). Por fim, use apenas uma pequena quantidade e enxágue bem até retirar todo o excesso.

Esfregar a cabeça com força

Tem homens que que não medem a força ao lavar o cabelo. Esfregar o couro cabeludo em excesso ou usar as unhas, além de não ser garantia de boa limpeza, também estimula as glândulas sebáceas, causando mais oleosidade e até mesmo descamação, segundo a especialista.

HOMEM NO ESPELHO RECOMENDA:

Shampoo Phytoervas Controle da Oleosidade

Homem No Espelho - Shampoo Phytoervas Controle da Oleosidade

Para uso diário, limpa e dá sensação de frescor ao couro cabeludo, por conta dos extratos de menta e gengibre. Sua ação adstringente combate e reduz a oleosidade excessiva. Para pesquisar preços e comprar na Amazon, clique aqui.

Shampoo QOD Barber Shop The Daily Fresh 

Homem No Espelho - Shampoo QOD Barber Shop The Daily Fresh 

O shampoo masculino limpa profundamente os fios e o couro cabeludo, retirando a oleosidade em excesso, pela ação de extratos de bambu e alcaçuz, que também repõem sais minerais. Para pesquisar preços e comprar na Amazon, clique aqui.

Shampoo Keune Care Derma Regulate

Homem No Espelho - Shampoo Keune Care Derma Regulate

Shampoo de limpeza profunda que restaura o equilíbrio das glândulas sebáceas do couro cabeludo e regula a oleosidade, deixando o cabelo mais solto e menos pesado ao longo do dia. Para pesquisar preços e comprar na Amazon, clique aqui.

Shampoo Head & Shoulders Remoção Da Oleosidade

Homem No Espelho - Shampoo Head & Shoulders Remoção Da Oleosidade

Elimina o excesso de oleosidade e hidrata o cabelo, ajudando a manter as raízes saudáveis e fortes e mantendo balanceado​​ o pH do couro cabeludo. Para pesquisar preços e comprar na Amazon, clique aqui.

Shampoo Granado Terrapeutics Sálvia e Confrey

Homem No Espelho - Shampoo Granado Terrapeutics Sálvia e Confrey

Com extratos naturais de sálvia e confrey, controla a oleosidade, sem causar ressecamento dos fios, condiciona e ajuda a desembaraçar o cabelo. Para pesquisar preços e comprar na Amazon, clique aqui.

Shampoo Vichy Dercos Oil Correction

Homem No Espelho - Shampoo Vichy Dercos Oil-Correction

Com ácido salicílico, zinco e sílica, elimina a oleosidade excessiva sem ressecar o cabelo. Também tem ativos que removem partículas de poluição. Para pesquisar preços e comprar na Amazon, clique aqui.

SIGA O HOMEM NO ESPELHO NO INSTAGRAM

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.