Porque você deve usar filtro solar até dentro de casa

Parece incrível, mas é preciso usar protetor até em casa ou no escritório. A claridade da janela, luzes de lâmpadas, TVs e computadores causam envelhecimento da pele, rugas e manchas.

Homem-No-Espelho-Cuidados-pele-masculina-Luz-visivel

Por Wilson Weigl   @wilsonweigl

Quando todo mundo entendeu o tamanho do estrago causado na pele pela radiação solar, surgem novas más notícias. Então vamos lá: a gente precisa usar protetor solar no rosto até mesmo dentro de casa. Está comprovado que a luz visível — a parte dos raios solares captada pelos olhos e que permite enxergar os objetos — é tão perigosa quanto a radiação ultravioleta UVA e UVB e causa envelhecimento precoce da pele, manchas e rugas.

Esse tipo de luz não vem só da claridade que entra pela janela, mas também é emitida por luzes artificiais, (principalmente em ambientes muito iluminados, como lojas e escritórios), TVs, tablets, celulares e computadores. Ou seja, não estamos protegidos dela nem na cama!

Mais ainda: seus danos também são cumulativos, como os do sol: vão se acumulando no corpo desde que a gente era criança e revelam o estrago anos e anos mais tarde.

“Isso significa que é obrigatório usar protetor solar diariamente, em todas as épocas do ano e também em ambientes fechados, em casa e no trabalho”, explica Isabel Luiza Piatti, tecnóloga em Estética e diretora de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos dos cosméticos Buona Vita. “Estamos cada vez mais expostos ao que vem sendo chamado de envelhecimento digital ou 3C, provocado pelo ambiente urbano, computadores e comunicação sem fio”, completa.

A luz emitida por lâmpadas e telas de computadores e smartphones produzem radicais livres — moléculas nocivas que oxidam e danificam as células do corpo, inclusive as da pele. A luz visível é responsável por um terço da formação dos radicais livres e os raios UV pelos outros dois terços.

Outra má notícia é que nem todos os protetores comuns são capazes de barrar essa radiação. Em geral, os produtos disponíveis no mercado oferecem somente proteção contra os raios ultravioletas, trazendo nas embalagens as indicações de proteção UVA/UVB. Essa é a chamada proteção química, feita por substâncias que não permitem que a radiação ultrapasse a epiderme, a camada superficial da pele. “É necessário, porém, que o produto ofereça também a proteção física, que cria uma barreira que reflete a radiação, e a biológica, com substâncias que reforcem a proteção da pele e reparem as células contra agressões externas, como os antioxidantes”, diz Isabel Piatti. Comprovadamente, os únicos filtros que conseguem refletir essa luminosidade são os físicos — aqueles que não são transparentes e deixam a pele esbranquiçada, como os protetores solares de antigamente. O desafio da indústria de cosméticos, portanto, é aperfeiçoar os produtos para que sejam mais leves e transparentes e, ao mesmo tempo, ofereçam efetiva proteção contra a luz visível.

Na hora de escolher e comprar um filtro solar, o jeito é prestar atenção ao rótulo e ficar atento à fórmula. Outra dica é usar filtros solares que têm um pouco de cor (os chamados BB Creams), já que as partículas barram a radiação e também ajudam a disfarçar manchas e espinhas.

Veja a seguir algumas sugestões de protetores que defendem a pele da radiação UV e também da luz visível.

Homem No Espelho indica:

  • Buona Vita Hidra Milk Sun  FPS 30

homem-no-espelho_hidra_milk_sun

Hidratante que também é protetor solar, livre de óleo (oil free) e resistente à água, ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele. Contém extrato de folhas de oliva (que tem hidratante, ação anti-inflamatória e antioxidante) e tem eficácia comprovada de proteção UVB, UVA e luz visível. Para comprar em uma loja parceira do Homem No Espelho, clique aqui.

  • Vichy Capital Soleil Toque Seco Com Cor FPS 50

homem-no-espelho-capital-soleil-toque-seco-com-cor-fps-50-vichy-protetor-solar

Tem um pouco de cor, que uniformiza o tom da pele, disfarça irregularidades e forma uma barreira que reflete a luz visível. Hidratante, previne o fotoenvelhecimento e controla a oleosidade e o brilho da pele. Sem perfume e não oleoso, é absorvido rapidamente sem deixar resíduos Para comprar em uma loja parceira do Homem No Espelho, clique aqui.

  • La Roche-Posay Anthelios Unifiant Mousse FPS 50

homem-no-espelho-anthelios

O mousse tem um pouco de cor e textura opaca, com pigmentos que filtram a radiação solar e a luz visível. Homogeniza a tonalidade da pele, com um acabamento natural e sem falhas. Para comprar em uma loja parceira do Homem No Espelho, clique aqui.

  • Buona Vita Hidra Sun Progress  FPS 35

homem-no-espelho-_hidra_sun_progress

BB Cream com ação hidratante e nutritiva, se adapta a todos os tons de pele. Oferece máxima proteção UVA e protege da UVB e da luz visível, por causa das partículas de cor. Para comprar em uma loja parceira do Homem No Espelho, clique aqui.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.