Protetor solar com FPS 15, 30 ou 60: qual escolher?

Você ainda não sabe se é melhor comprar um filtro 15, 30, 60 ou ainda mais alto? Veja aqui as características de cada número de fator de proteção solar.

Homem No Espelho - Qual protetor solar escolher - FPS 15-30-50-60-70-90-filtro solar

Por Wilson Weigl

Nós brasileiros somos abençoados com calor e sol o ano todo, com direito a praia, pedalada e treino ao ar livre, na boa. Seja janeiro, Carnaval, julho ou réveillon. O que reforça ainda mais a necessidade de sempre usar filtro solar, não só no verão e também em dias nublados. A exposição à radiação ultravioleta (UVA e UVB) tem efeito cumulativo (ou seja, é a soma do sol que você toma desde criança) e penetra profundamente na pele, altera o DNA celular e provoca envelhecimento precoce, sardas, manchas, rugas e câncer de pele (é o tipo mais frequente no Brasil, correspondendo a 30% de todos os tumores malignos).

Mas muitos homens têm dúvida se é melhor comprar um protetor com fator de proteção solar 15, 30, 60 ou ainda mais alto (existem até 70 e 90). Quanto mais alto o número, maior a proteção, é óbvio. Funciona assim: com filtro fator 30, a pele demora 30 vezes mais tempo para sentir a ação do sol, queimar e ficar vermelha; com fator 60 o tempo sobe para 60.

Na hora da compra , é preciso observar não só o índice de proteção contra os raios UVB (assinalado pelo número do FPS) como também contra os UVA pelo número PPD (geralmente a metade do FPS). E não é só. O ideal é que o protetor contenha ativos antioxidantes que ajudem a prevenir o fotoenvelhecimento. Para checar tudo isso, leia o rótulo.

Para piorar, estudos recentes mostraram que a luz visível — parte da radiação solar que permite enxergar os objetos e está presente, em menor quantidade, nas luzes artificiais e do computador e celular — também causa danos à pele, provocando principalmente manchas. Daí a necessidade de usar filtro solar no rosto todo dia, e não só na praia ou durante atividade física ao ar livre.

Veja a seguir as características de cada número de fator de proteção solar.

FPS 15

Com as contínuas descobertas sobre os perigos da radiação solar, hoje os médicos desaconselham o uso do fator 15, considerado de baixa proteção contra o envelhecimento precoce da pele e o câncer. A recomendação é usar FPS 30, no mínimo. Mas o FPS 15 pode ser uma opção para quem tem pele escura ou quando já se está bronzeado e o tempo de exposição ao sol vai ser curto.

 

FPS 30

É o fator ideal para todos os tipos de pele (especialmente a negra, que já tem um FPS 12 natural). Estudos mostram que o FPS 30 oferece cerca de 95% de proteção contra a radiação solar. Importante é reaplicar o filtro a cada 2 horas para que sua ação seja contínua. Mas para quem está branco ou tem pele clara, o ideal é começar usando FPS 50 ou 60, para evitar queimadura e vermelhidão, e depois de alguns dias passar para o 30.

 

FPS 50 e 60

São os números indicados para quem tem pele bem clara, que queima e fica vermelha com facilidade. Esses fatores também são ideais para usar quando se está branquelo, nos primeiros dias de praia. Uma boa razão para optar por filtros de FPS alto é que geralmente eles contêm substâncias que o deixam mais aderente à pele. Isso garante mais resistência à água e ao suor e, consequentemente, maior proteção nos mergulhos e nos esportes ao ar livre. Outra vantagem é durar mais no corpo quando não se tem chance de reaplicar o filtro a cada duas horas, como os dermatologistas recomendam.

 

FPS 70 e 90

Esses fatores superaltos são recomendados para quem quer tomar sol e não bronzear de jeito nenhum. Também são indicados para uso diário no rosto, especialmente para quem trabalha ao ar livre, para prevenir o fotoenvelhecimento, as rugas e manchas. Porque a exposição diária da pele ao sol é mais perigosa do que a eventual (na praia, por exemplo), porque os danos vão se acumulando no DNA das células.

https://www.instagram.com/homemnoespelho/

2 Comentário

    • Oi, Lúcio! Continue usando sempre o protetor 50 ou 60. O que friso é que a pele negra é naturalmente mais protegida dos danos solares do que a pele branca (com um FPS “natural” por volta de 12). Mas todo mundo deve usar filtro solar para evitar manchas, rugas e, pior, câncer de pele.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.