Saiba como prevenir rugas e sinais de idade

Rugas fazem parte da vida, mas ninguém precisa tê-las antes da hora. Quanto antes a gente adotar uma rotina de cuidados de prevenção, melhor. E esses cuidados são bem simples.

Por Wilson Weigl

Um poeta anônimo escreveu: “Rugas, sublimes sinais que o tempo vai deixando em nós, simbolizando nossa gratidão por cada momento de choro e riso vivido em nossa travessia pela vida”. Bonito, não é? Esses sulcos no rosto fazem parte da nossa bagagem à medida que envelhecemos. Mas ninguém precisa ter essas marcas antes do tempo certo na vida. E nem parecer mais velho do que realmente é no RG. Por isso, quanto antes a gente adotar uma rotina de cuidados para prevenir rugas, melhor.

Linhas de expressão, como diz o nome, são marcas que surgem em todos os movimentos faciais, ao rir, franzir a testa, fazer caretas. Os jovens têm pele elástica e plástica, que se adapta bem à contração muscular e volta facilmente ao estado inicial após o movimento. Com o passar dos anos, porém, a pele perde elasticidade e firmeza, e as linhas ficam mais marcadas, profundas e espalhadas. “As rugas que antes apareciam só em expressão se tornam estáticas e ficam em evidência mesmo em repouso, marcando o rosto com sinais de envelhecimento”, afirma Claudia Marçal, dermatologista do Espaço Cariz e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Falta de cuidado com a pele, estresse, exposição ao sol sem proteção, poluição, alimentação ruim, poucas horas de sono, cigarro, álcool, tudo isso colabora para que as rugas se aprofundem ou apareçam antes da hora (o chamado envelhecimento precoce). “Segundo as pesquisas, 80% do envelhecimento é relacionado ao estilo de vida e só 20% tem a ver com a genética”, diz Claudia

Segundo a médica, os cuidados para evitar e diminuir as rugas são muito fáceis: basta ter disciplina. Confira.

Cultive hábitos saudáveis

Adotar um estilo de vida saudável é fundamental para evitar ficar com cara de uva-passa antes da hora. “É preciso dormir de 7 a 8 horas por noite, seguir uma dieta magra rica em proteína, beber muita água para se manter hidratado, evitar sol e cigarro”, explica Claudia.

Como a alimentação tem reflexos diretos na aparência da pele, deve-se comer alimentos ricos em vitaminas (como a C, presente em boas quantidades nas frutas cítricas), gorduras boas e antioxidantes, que neutralizam a ação de moléculas que envelhecem as células. Estão na lista: folhas verdes escuras, como espinafre e brócolis, cenoura, tomate, uva, abacate e muitas outras. Capriche então nas verduras, frutas e legumes em todas as refeições.

Proteja o rosto do sol

Apesar de ser a última etapa da rotina de trato com a pele (primeiro a gente lava o rosto, depois hidrata e, para finalizar, passa filtro solar), a fotoproteção é o cuidado mais importante para evitar não apenas rugas, como também manchas e câncer de pele. Deve-usar protetor solar diariamente no rosto, faça chuva ou faça sol, porque a radiação solar provoca danos profundos na pele o tempo todo, até mesmo em dias nublados.

O filtro solar facial deve ter no mínimo FPS 30, para as peles mais escuras, e FPS 50 para peles mais claras. “Porém não devem oferecer proteção apenas anti-UVA e anti-UVB. Precisam defender a pele também da luz azul e dos raios infravermelhos, que também atacam a pele. Para isso, devem ter substâncias antioxidantes que reparem o dano inflamatório causado pelo sol”, diz Claudia. Portanto, é bom gastar um pouco mais e investir num filtro solar que também tenha ação antioxidante ou anti-idade. Olho no rótulo, então, antes de comprar.

Hidrate sempre o rosto

Além da proteção contra o sol, a hidratação da pele é uma etapa fundamental dos cuidados antirrugas, segundo a médica. Aplicar hidratante facial depois de lavar o rosto evita que a pele resseque e que as glândulas sebáceas trabalhem em dobro para compensar essa secura.

“Como os homens geralmente têm pele oleosa, o ideal é usar hidratante em forma de gel, sérum ou loção sem óleo; já para aqueles que têm pele seca ou mais madura são indicados hidratantes mais cremosos, que formam uma barreira protetora na pele”, indica a dermatologista.    

Daí que, também nesse caso, é aconselhável caprichar na escolha do produto, optando por aqueles que tenham na fórmula ativos cuja função vai além de só hidratar a pele. Boas escolhas são os hidratantes com ácido hialurônico, substância que existe naturalmente na pele e atua também no preenchimento das rugas, segundo Claudia.

Cuide do rosto à noite

A rotina do trato com a pele masculina só é completa com o cuidado noturno. Antes de dormir, lave o rosto com sabonete facial e passe creme hidratante ou anti-idade, de preferência indicado para uso noturno. É que a pele, como todo o organismo, se regenera e se recupera das agressões do dia durante o sono. É o momento em que a ação dos cosméticos se potencializa.

A médica explica que os melhores produtos noturnos contêm ingredientes como ácidos (principalmente retinoico e glicólico), alfa-hidroxiácidos e beta-hidroxiácidos, que favorecem a renovação das células da pele. Também podem conter vitaminas C e E, ômegas 3, 6, 7 e 9, colágeno e outros ativos com diversas funções de hidratação e nutrição da pele. “O ideal é ter dois cremes, com ações diferentes, para usar alternadamente, sempre antes de ir para a cama”, diz.

Tome cápsulas para a pele

Os nutracêuticos em cápsulas vendidos em farmácias contêm aminoácidos, vitaminas e minerais com ação comprovada na recuperação da pele de dentro para fora. “Existem suplementos com diferentes fórmulas, para hidratar e reequilibrar a pele, estimular a produção de colágeno para que ela ganhe firmeza, melhorar a imunidade etc”, afirma a dermatologista. “Os produtos são facilmente encontrados em drogarias, mas o melhor é pedir indicação para um dermatologista. O médico também pode formular um receita especial para cada cada caso, escolhendo os ingredientes de acordo com a idade do paciente e o tipo e a necessidade da sua pele”, finaliza Claudia.

https://www.instagram.com/homemnoespelho/

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.