Spray: o segredo do penteado bacana que não desaba

O spray garante fixação à toda prova (ao longo do dia ou da noite) e aparência natural para os penteados bem elaborados. E também é muito fácil de usar. 

Por Wilson Weigl   Modelo: Edu Rodrigues

Sabe o segredo para modelar aqueles penteados elaborados, com aspecto natural, mas que não despencam de jeito nenhum? Bem, nem é segredo. É usar spray fixador, produto usado por 9 entre 10 cabeleireiros para dar o toque final naqueles penteados bacanas que a gente vê em fotos e não sabe muito bem como reproduzir. Apesar de não tão explorado pelos homens como gel, pomada e cera, que já fazem parte da rotina de cuidados masculinos, o spray é um produto que complementa o uso desses outros modeladores.

O spray garante fixação à toda prova para modelar topetes altos em estilo pompadour, penteados swept back (para trás), texturizados (com mechas definidas) e também dá mais definição aos cabelos cacheados ou afros. Você pode usar no cabelo limpo e seco ou, se preferir, usar gel, pomada ou cera e finalizar com o spray.

O fixador pode ser usado em todo tipo de cabelo, fino, grosso, liso, cacheado, crespo. Como ele também dá volume ao cabelo, é especialmente indicado para quem tem cabelo muito fino ou liso, que costuma “desabar” no fim do dia ou da noite, ou gosta de topetes bem altos, por exemplo. É bom também para cabelo rebelde e difícil de domar, porque “segura” tudo no lugar. Cabelo cacheado fica bem definido e com aspecto natural, porque o spray não deixa os fios grudados.

Existem produtos com diferentes graus de fixação (leve, média, forte e extraforte). Você deve optar pelo tipo mais adequado ao seu cabelo (fino, grosso, liso, crespo) e ao tipo de penteado que gosta de usar (mais armado ou mais natural).

Existem duas formas básicas de usar o spray. A primeira é aplicando no cabelo  seco e depois modelando com as mãos, o pente ou a escova do jeito que você quer. A segunda forma é aplicar depois que o penteado estiver pronto, finalizado. Use o produto de sua preferência para modelar (gel, pomada, cera) e aplique o spray para garantir mais fixação.

Como usar o spray no cabelo masculino

  • Aplique o spray a uma distância de 20 a 30 cm da cabeça, fazendo movimentos para todos lados, para espalhar de maneira uniforme.
  • Não borrife muito perto da cabeça. Quanto maior a distância, mais natural o resultado.
  • 3 ou 4 borrifadas são suficientes.

Os especialistas em cabelo recomendam sempre lavar o cabelo no fim do dia ou antes de dormir, para retirar os resíduos de gel, pomada, cera ou, no caso, também do spray. Todo finalizador contém ingredientes químicos (mais ou menos agressivos, de acordo com a qualidade do produto) que podem se acumular nos bulbos capilares, prejudicando o crescimento e a saúde do cabelo.

Claro que esse risco não se aplica a todos os homens e prejudica apenas aqueles que têm tendência a apresentar problemas no couro cabeludo. Mas deixar resíduos de produtos no cabelo não é bom para ninguém. Tudo bem desabar na cama de madrugada, na volta da balada, com o cabelo modelado. Só não deixe isso virar rotina.

https://www.instagram.com/homemnoespelho/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.