Usar perfume deixa você mais autoconfiante e seguro

Conheça todos os efeitos psicológicos das fragrâncias e aprenda a usá-las em todas as ocasiões: no trabalho, na paquera e na balada.

Homem No Espelho - Como usar perfume

As fragrâncias têm essa capacidade de mexer profundamente com as emoções e fazer a gente se sentir mais poderoso e atraente. É por isso que as propagandas de perfume afirmam que o homem a que ele se destina é “vencedor”, “determinado”, “ousado”, “aventureiro” ou “sexy”.

“Essa sensação de autoconfiança e poder é resultado de várias influências, algumas racionais e outras puramente emocionais, que a fragrância exerce sobre a pessoa”, explica Veronique Nyberg, uma das maiores perfumistas do mundo, vice-presidente de criação de perfumaria fina em Paris da Mane Fragrances e Flavors. Para esse efeito, diz a especialista, contribuem desde a química do perfume (os ingredientes ou “notas” da composição) até o nome e a marca. Sabe a impressão de usar um perfume Armani e se sentir como se estivesse vestindo Armani da cabeça aos pés? É isso.

Esse up que o perfume exerce sobre nosso estado psicológico já foi alvo de diversas pesquisas. Numa delas, feita pela Axe, as mulheres entrevistadas consideraram homens perfumados mais atraentes, por transmitirem uma imagem de segurança e autoconfiança. Detalhe: elas não sentiram o cheiro dos homens, apenas assistiram a vídeos em que os caras se apresentavam. Antes de filmar, metade deles passou perfume e a outra metade não. Vendo os vídeos, as mulheres acharam os perfumados mais confiantes e dignos de atenção do que os não perfumados. A explicação dos especialistas: a sensação de autoconfiança influenciada pelo perfume se traduziu na linguagem corporal desses homens, que ficou mais assertiva, o que foi percebido pelas mulheres.

“O perfume tem o poder de fazer você se transformar naquilo que quiser ser”, diz Veronique Nyberg, que tem no currículo a criação de inúmeros perfumes, entre eles alguns masculinos famosos como o Invictus, de Paco Rabanne. Por isso, ela afirma que, em um perfume bem-sucedido, todos seus elementos estão alinhas numa mesma intenção: a fórmula, o frasco, o nome e até a campanha publicitária.

Por essa ação das diferentes fragrâncias nos nossos sentidos (e nos das pessoas ao nossos redor), dá para explorar os vários tipos de perfume de acordo com nossa intenção. Confira.

  • PARA GANHAR PIQUE E ENERGIA

Homem No Espelho - Perfumes para energia1

As refrescantes notas cítricas são associadas a energia, concentração e alívio do cansaço. São perfeitas para usar depois da academia ou quando você se sente meio desanimado ou pra baixo. Laranja, limão-taiti, limão-siciliano, lima-da-pérsia, grapefruit, tangerina e bergamota são notas frequentes em perfumes revigorantes. As fragrâncias energéticas também costumam conter notas de ervas frescas (menta, hortelã, alecrim e sálvia, entre outras). Muitas vezes você encontra no nome desses perfumes as palavras Sport, Energy ou Fresh.

  • PARA SE SENTIR SEXY E ATRAENTE

Homem No Espelho - Perfumes

Antes de um encontro, festa, balada ou outra situação que prometa “render”, use fragrâncias mais intensas, que levam notas “quentes” de resinas, especiarias e flores raras, geralmente encontradas nas fragrâncias da família oriental. Perfumes mais sofisticados, indicados para uso noturno, geralmente levam um toque exótico de especiarias, como pimenta-rosa, pimenta-preta, cardamomo, zimbro, gengibre, canela, cravo, incenso, mirra, noz-moscada e anis. São perfumes envolventes, pensados para seduzir, e muitas vezes levam no nome as palavras Intense, Black, Night ou Nuit, por exemplo.

  • PARA IMPRESSIONAR NO TRABALHO

Homem No Espelho - Perfumes para trabalho

As notas amadeiradas são consideradas clássicas na perfumaria masculina. Sândalo, cedro, patchuli são associados a sensação de poder, força e virilidade, assim como outras notas essencialmente masculinas, como tabaco e couro. Deixe um frasco de 30 ml na gaveta para aplicar durante o dia ou antes de uma reunião. Evite os perfumes intensos e apropriados para a noite, como os sensuais descritos acima.

  • PARA CURTIR MOMENTOS DESCONTRAÍDOS

Homem No Espelho - Perfumes para momentos descontraídos

Os chamados perfumes aquáticos ou da família fougère são bem leves, esportivos e revigorantes, ideais para serem usados em momentos relax e descontraídos, passear ou curtir com amigos. Em geral levam notas de ervas ou folhas que remetem a matas e campos (pinho, sálvia, alecrim, chá verde, chá preto, chá branco, folha de figo) ou ingredientes associados a água, oceano e ar livre (algumas vezes sintéticos): algas, orvalho, relva, maresia, brisa. No nome você encontra pistas nas palavras Aqua ou Acqua, Fresh e Summer.

NOSSA ENTREVISTADA

Homem No Espelho - Veronique NybergVeronique Nyberg  desenvolve perfumes para marcas do mundo todo e é vice-presidente de criação de perfumaria fina em Paris do grupo francês Mane Fragrances e Flavors.

QUER SABER MAIS SOBRE PERFUMES? LEIA ISTO

Para aprender a reconhecer as famílias olfativas dos perfumes masculinos (cítricos, fougère, aquáticos, orientais, amadeirados), confira a matéria completa aqui. E para ver dicas sobre como escolher o perfume ideal para você, pode checar a matéria aqui.

Homem No Espelho - Perfume

2 Trackbacks / Pingbacks

  1. Os cuidados para causar a melhor impressão em um encontro - Homem no Espelho - O site de cuidados masculinos mais lido do Brasil
  2. Escolha o perfume masculino perfeito para cada ocasião - Homem no Espelho - O site de cuidados masculinos mais lido do Brasil

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.