Você deve tingir o cabelo? E a barba também?

Se você não curte seus fios brancos (porque são precoces ou o deixam com cara de mais velho), deve tingi-los, sim senhor. E dá para fazer em casa.

Por Wilson Weigl

Tingir cabelo, barba e bigode… Você deveria? Se fizermos uma enquete, vai dar que é melhor assumir os grisalhos, blá blá blá. Mas isso é verdade até certo ponto. Você sabe melhor do que ninguém o que é bom para você. Caso não se sinta confortável com seus fios brancos (porque são precoces ou o deixam com cara de mais velho), não só pode, como deve, tingi-los. Sem receio nem preconceito.

O tingimento precisa ter aparência natural. Ou você vai ficar parecido com os políticos de Brasília (que não são modelo para ninguém, em nenhum sentido). O cuidado deve ser ainda maior se for tingir em casa.

As colorações são fáceis de usar em casa e agem em 5 minutos. Mas veja o que avaliar antes de botar a mão na massa.

  • Tingir totalmente ou só atenuar os brancos?

Existem dois tipos de coloração: a tinta e o tonalizante. Para esconder todos os fios brancos (ou mudar a cor do cabelo), use tinta; para apenas atenuar os grisalhos, a opção é o tonalizante.

O tonalizante tem ação mais superficial do que a tinta. Dá só uma leve escurecida no cabelo e tinge parcialmente os fios brancos, deixando-os ainda meio aparentes. É a escolha ideal para uma mudança discreta, até porque realça a cor natural do cabelo. Como a cor desbota com as lavagens, o tingimento dura menos do que o feito com tinta.

Para mudar a cor ou eliminar os grisalhos, opte pela tinta de cobertura total. Por agir dentro da fibra capilar, o tingimento dura mais, mas suas substâncias químicas agridem mais os fios.

  • Cuidado na escolha da cor 

Certifique-se de escolher a cor mais próxima possível do tom natural do seu cabelo. Você encontra à venda opções de tinturas especificamente masculinas de diversas cores, do loiro claro ao castanho escuro, passando pelo ruivo.

Escolha uma farmácia ou uma loja online que ofereça todas as opções de cores, para avaliar a cor correta. E quando acertar na escolha, mantenha a preferência pela marca, para não ter erro.

Evite cores que vão dar aparência pouco natural ao seu cabelo. A não ser que seu objetivo seja mesmo esse.

Você vai precisar repetir o tingimento a cada duas semanas, em média, para não exibir as raízes brancas que despontam e para deixar a coloração mais uniforme.

  • Barba, cabelo e bigode no mesmo tom

Fica muito ruim tingir só o cabelo ou só a barba. O quadro todo deve estar na mesma harmonia. Tinja a barba e o bigode na mesma tonalidade do cabelo. As colorações masculinas geralmente são formuladas para serem usadas também nos pelos faciais (veja abaixo).

  • Deve-se usar produto masculino ou qualquer um?

Não há diferença entre os produtos para homens e mulheres, porque agem do mesmo jeito nos fios. Mas você pode se sentir constrangido ao comprar e usar uma tintura de mulher.

O problema é que as opções de tinturas masculinas são limitadas. Existe um bilhão de opções de produtos femininos, em infinitas gradações de cores. A chance de acertar a cor do seu cabelo é muito maior.

Atenção também para a foto da caixa, já que nem sempre a cor mostrada é igual à do seu cabelo. É por isso que recomendei acima que você adote sempre a mesma marca quando achar que acertou na escolha.

  • Não é melhor recorrer ao cabeleireiro?

Tingir o cabelo em casa é bico. Ainda mais para quem tem cabelo curto, como a maioria dos homens. Entretanto, o cabeleireiro pode ajudá-lo a escolher a melhor cor e indicar o produto certo.

Os salões também oferecem técnicas especializadas, como o reflexo invertido, feito só em algumas mechas. Uma touca furada separa pequenas porções de fios, que são tingidos na cor original, mecha por mecha. Quanto menos fios são selecionados pelo cabeleireiro em cada mecha, mais natural o resultado do tingimento.

Outra vantagem de recorrer a um cabeleireiro é que ele dispõe de produtos de uso profissional, de uso exclusivo em salões.

Mas se você pretende tingir o cabelo em casa, aqui vão sugestões de produtos fáceis de encontrar nas farmácias e supermercados.

HOMEM NO ESPELHO RECOMENDA:

Tintura Grecin Tons de Grisalho

Escurece apenas alguns fios brancos, misturando-os entre os fios naturalmente escuros, reduzindo o percentual de branco do cabelo sem mudar a cor.  É fácil de usar: basta aplicar no cabelo, pentear e enxaguar depois de 5 minutos. Para pesquisar preços e comprar, clique aqui.

Tintura Grecin 5 Barba e Bigode

Especial para barba, bigode e costeletas, é ideal para usar quando despontam os primeiros fios brancos. Com o pincel aplicador, você controla a quantidade de grisalhos que deseja cobrir. Em forma de gel, age em 5 minutos. Disponível em várias cores. Para pesquisar preços e comprar, clique aqui.

Tintura Biocolor Homem Niasi

Tonalizante que permite o controle do tom: se deixado por menos tempo colore apenas de leve os fios. Deixado por 5 minutos, atinge o máximo de cobertura. A cor dura até 30 lavagens. Disponível em várias cores. Para pesquisar preços e comprar, clique aqui.

Biocolor Homem Redução dos Grisalhos Niasi

Indicado para todas as cores de cabelos, dá apenas uma leve escurecida nos fios, deixando-os com um tom acinzentado bem natural e discreto. O creme não precisa ser misturado ou diluído e pode ser aplicado na barba e no bigode. Para pesquisar preços e comprar, clique aqui.  

https://www.instagram.com/homemnoespelho/

14 Comentário

  1. Wonderful article! This is the kind of info that
    are meant to be shared around the net. Shame on the seek engines for
    not positioning this put up upper! Come on over and visit my web site .
    Thank you =)

  2. Thank you for any other informative web site.
    Where else may just I get that kind of info written in such a perfect means?
    I’ve a project that I’m simply now running on, and I have been at the glance out for such
    info.

  3. Hi there, just became alert to your blog through Google, and found that it is really informative.

    I am gonna watch out for brussels. I will be grateful if you continue this in future.
    Lots of people will be benefited from your writing.
    Cheers!

3 Trackbacks / Pingbacks

  1. Como ter uma aparência mais jovem (na medida certa, sem exagero) - Homem no Espelho - O site de cuidados masculinos mais lido do Brasil
  2. Homem, como ter uma aparência mais jovem sem exagerar - NOTÍCIAS DE INDAIATUBA, REGIÃO DE CAMPINAS, BRASIL E MUNDO
  3. Google

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.