LEIA!

12 estilos de barbas para você se inspirar

Acha que barba só pode ser curta, média ou longa? Errado. A gente selecionou 12 estilos diferentes para você escolher. Comportados ou ousados, são todos usáveis no dia-a-dia. 

Homem No Espelho - 12 estilos de barbas.

Por Wilson Weigl

Cultivar a barba está tão na moda, mas tão na moda, que até as vendas de lâminas despencaram no mundo todo, dando a maior dor de cabeça para os fabricantes de produtos de barbear. Mas na hora de escolher um estilo, engana-se quem pensa que o repertório é curto. A gente selecionou nada menos do que 12 jeitos diferentes de adotar a barba, desde o estilão “por fazer” (que livrou a cara de muita gente que tinha preguiça de se barbear) até o estilo lenhador, que vem conquistando muitos adeptos entre os caras modernos.

As ideias abaixo dão mais ou menos trabalho para manter e cuidar, de acordo com o desenho. Mas todas exigem cuidado semanal, no mínimo, para aparar os fios, desenhar cavanhaque, bochechas, costeletas e bigode. Você pode fazer isso em casa, caso tenha a manha e a mão boa, ou visitar regularmente uma barbearia, para ter um serviço profissional.

Sm esquecer, é claro, do trato com lavagem e hidratação dos fios, usando xampu (pode ser o mesmo do cabelo). condicionador e um óleo específico para barba, para deixar os fios com aspecto saudável. Para saber o passo-a-passo para lavar, aparar e estilizar a pelagem, leia a matéria completa aqui.

Confira agora os 12 estilos de barba e escolha aquele que combina melhor com seu rosto e seu estilo de se vestir.

Homem No Espelho - Estilos de barbas1 (2)

O estilo “barba por fazer” é campeão de popularidade entre homens do mundo todo. Para adotá-lo tão tem mistério.  O cuidado deve ser semanal: corte os fios com aparador e desenhe bochechas, bigode e pescoço ou aparador ou lâmina.

 

Homem No Espelho - Estilos de barbas12

A barba média é outro sucesso entre a galera. O ideal é que sua barba não seja muito rala e cheia de falhas. O trato semanal deve ser o mesmo da barba por fazer: desbastar os pelos com aparador e desenhar bochechas e pescoço com a máquina ou lâmina.

 

Homem No Espelho - Estilos de barbas14

Essa é um variação da barba média, que você viu acima, só que com as laterais em volta do bigode desenhadas em formato arredondado. Para isso, faça o desenho das bochechas mais baixo, usando a lâmina de barbear ou o aparador. Na foto, Ryan Reynolds.

 

Homem No Espelho - Estilos de barbas13

Neste estilo usado pelo ator Christian Bale, os pelos das bochechas são raspados até a altura da linha inferior dos lábios, ou mais embaixo ainda, e a linha vertical das laterais, abaixo do bigode, é desenhada em ângulo quase reto.

 

Homem No Espelho - Estilos de barbas6

O estilo adotado por Robert Downey Jr. destaca o cavanhaque desenhado. Os pelos são totalmente raspados nas laterais do rosto e desenhados sob o lábio. O bigode também deve ser bem desenhado, com aparador e tesourinha.

Homem No Espelho - Estilos de barbas10

Amante latino: assim a gente pode batizar esse estilo de barba exibido por Johnny Depp. É um estilo parecido com o descrito acima, só que com laterais do cavanhaque mais curtas.

 

Homem No Espelho - Estilos de barbas9

Os gringos chamam esse estilo Wolverine de “mutton chops. , você deve deixar costeletas e bochechas na mesma altura e eliminar os pelos só na ponta do queixo, como na foto de Hugh Jackman, até a linha dos lábios, como na ilustração.

 

Homem No Espleho - Estilos de barbas4

Neste estilo, só ficamos pelos no cavanhaque. O rsoto todo é raspado (inclusive o bigode). O ideal é que o rosto fique bem limpo, mas você pode dar um ar estiloso, meio largado, deixando “por fazer”, como o ator Robert Pattinson.

 

Homem No Espelho - Estilos de barbas1

Esse é um dos tipos de cavanhaque clássico, mostrado aqui pelo ator Dwayne Johnson, o The Rock.  No queixo e nas laterais da boca e bigode os pelos devem ser mais longos. O cuidado é desenhar o bigode com tesoura, para não cobrir a boca.

 

Homem No Espleho - Estilos de barbas2

Nem precisamos lembrar que o estilo lenhador, ou lumberjack, em inglês, está no auge da moda. O cuidado aqui é não deixar os pelos crescerem a esmo e sempre dar uma arredondada, com tesoura. Fica bacana com corte de cabelo undercut ou razor part.

 

Homem No Espelho - Estilos de barbas5

Uma outra variação do estilo de barba lenhador, ideal para quem os pelos mais crespos. Como dissemos acima, o correto é sempre ir modelando os fios com tesoura e, de vez em quando, usar condicionador para não deixá-los secos e arreptados.

 

Homem No Espelho - Estilos de barbas7

Esse jeito da barba deixa você com ar de cientista maluco, mas não deixa de ser uma ideia bacana para adotar um visual diferente, como mostra Leonardo Di Caprio. Exige uma certa intimidade com a tesoura, para deixar os dois lados exatamente iguais.

  • Nossa, parabéns, matéria muito boa mesmo, ainda não tenho barba, na verdade eu até tenho, mas ela não completa, você sabe alguma dica para tirar a falha da barba ou algo que faça ele crescer?

    http://www.serginholeal.com/

  • Muito bom o texto, parabéns pela iniciativa de mostrar modelos que podem ser adotados. A amplitude da net é multiplicada com artigos úteis como este. Aproveito o ensejo para apresentar-lhe um artigo semelhante, que trata de maneiras de deixar a barba crescer ( http://www.manualdesaude.com.br/como-crescer-barba.html ), esperamos o leitores de Homem no Espelho gostem das dicas. Abraços.

  • Heita, nossa cara muito bom esse artigo, estava mesmo atrás de um bom e diferente estilos de barba e esse artgo irá fazer grande diferença mesmo. Muito obrigado por partilhar isso. É agora que eu fico galã. hehehe
    Agradeço a você e ao pessoal do blog http://estilosdebarba.com que também tem um artigo foda aqui está o link do artigo que estou falando:http://estilosdebarba.com/modelo-de-barbas-masculinas/

  • Buenisima informacion la de este post, muchas gracias te seguire.

  • Gracias por la informacion, me ha resultado de mucho interes.

  • DTGSN

    Christian Bale vou tentar deixar igual a dele

  • Hudson

    Duas observações: Primeiro que os caras são modelos, então qualquer coisa vai cair bem neles Segundo que essas dicas são para quem tem a barba completa pra fazer um dos estilos, mas a maioria dos homens tem barba falha, dificulta muito fazer algo diferente. Foquem mais nos homens “normais”, comuns.

  • William

    Faltou a barba rala do Jasom statam, também é elegante

  • Marcel

    Bem legal a matéria, estou deixando a barba crescer também. Acho que faltou falar para quem já passou dos 50, como eu, eu já tem a barba grisalha, mas não totalmente. Acho que seria legal mostrar alguns estilos.

  • Eu estou com 17 anos e já estou com uma barba pequena no queixo e o bigode está para crescer … Vou manter ele, pois tenho preguiça de ficar fazendo a cada duas semanas huahuaha então ficarei com o meu bigode e minha barba. :v :V

Por favor, espere...

Quer receber dicas sobre cuidados com barba, cabelo e pele e as novidades em perfumes e produtos masculinos?

Inscreva-se com seu e-mail e receba nossa newsletter