LEIA!

Acima do peso, mas com muito estilo

Escolha peças que se ajustem ao seu corpo, sem sobrar ou faltar tecido

Brigar com a balança quase sempre faz a gente brigar também com o guarda-roupa. Se você está acima do peso ideal, descubra alguns truques fáceis para disfarçar os quilos extras e parecer mais magro e esguio.

Escolha peças que se ajustem ao seu corpo, sem sobrar ou faltar tecido

Escolha peças que se ajustem ao seu corpo, sem deixar sobrar ou faltar tecido

Carregar peso extra no corpo não tem problema — a não ser que seja por desleixo. Os gordinhos também têm seu charme, e muitas mulheres preferem caras mais cheinhos aos sarados. Relaxar na atividade física e exagerar no prato é que não é legal para a saúde de ninguém. Mas brigar com a balança quase sempre faz a gente brigar também com o guarda-roupa. Se você está acima do peso ideal para seu tipo físico ou tem biótipo mais para o cheio (até por herança genética), saiba que existem alguns truques fáceis para parecer mais magro e esguio.

Às vezes, o problema não é só gordura. Muitos homens, especialmente jovens, sofrem ao ter de tirar a camiseta na praia ou na academia por causa da ginecomastia, o crescimento anormal das mamas, causado não por excesso de gordura, mas de tecido mamário.  O problema geralmente é causado por desequilíbrio hormonal e as únicas formas de tratamento são terapia hormonal ou cirurgia.  Mas enquanto não se busca tratamento pode-se usar a roupa para disfarçar. Veja as dicas do consultor de imagem e personal stylist Felipe Duarte, de São Paulo. Você não precisa doar todas suas, nem estourar o cartão de crédito comprando peças novas (bem, talvez tenha de fazer algumas compras). A maior parte das dicas exige apenas bom gosto e senso de estilo. Confira.

USE ROUPAS DO SEU TAMANHO

Não caia na besteira de usar roupas largas demais achando que uma peça folgada vai camuflar o que sobra em você. “Na verdade, elas fazem o efeito oposto e deixam a silhueta ainda maior”, diz Felipe Duarte. Por outro lado, roupas justas e apertadas evidenciam os quilos a mais. Escolha peças que se ajustem ao seu corpo, sem sobrar ou faltar tecido. “Cuidado com os ternos e camisas slim fit, que são bem justos no corpo e estão na moda, mas podem não ficar bem em quem está muito acima do peso”, avisa o consultor.

Homem No Espelho - Moda para homens plus size2

 EXPLORE AS LISTRAS VERTICAIS

Não apenas se estiver acima do peso, mas também se for mais para baixinho e atarracado, camisas e camisetas de listras verticais vão afinar e alongar sua silhueta, fazendo você parecer mais magro e esguio. Só evite as listras muito largas. Por outro lado, usar listras horizontais é praticamente proibido para você, pois elas esticam suas formas ainda mais para os lados.

USE A CINTURA NA CINTURA

Pense no Faustão… Agora apague essa imagem da mente! Evite usar as calças muito acima da cintura (pior ainda, apertadas num cinto), estrangulando sua barriga. E também não use as calças muito baixas, porque suas pernas vão parecer mais curtas, engordando sua silhueta. “Posicione a calça e o cinto na linha do seu quadril, nem acima e nem abaixo”, diz Felipe.

APOSTE NA MONOCROMIA

Experimente usar calça e camisa da mesma cor (ou de tonalidades diferentes da mesma cor), pois essa combinação afina sua silhueta. O preto, como você já deve saber, é a cor campeã nesse quesito. Cinza escuro e azul marinho também cumprem bem a função. E evite contrastes de cores muito gritantes entre a parte de cima e a de baixo, que dividem sua silhueta ao meio.  “Um terno cinza escuro com uma camisa cinza claro alonga a figura”, exemplifica Felipe. Em todo caso, a regra geral para quem está acima do peso é usar a calça mais escura do que a camisa. “Calças de cores claras e camisas escuras levam a atenção para as pernas, que parecem mais curtas, passando a impressão de que você é mais baixo”, diz o especialista em moda.

Homem No Espelho - Moda para homens plus size

CUIDADO COM AS ESTAMPAS

Estampas grandes ou chamativas fazem seu tronco parecer maior e mais largo. Prefira camisas com desenhos pequenos, como florais, xadrezes e geométricos miúdos, e listras finas, sugere o consultor. Nem é preciso frisar para evitar as camisas florais tipo havaianas (que estão voltando à moda). O mesmo vale para as listras horizontais, que alargam seu trono para os lados, e os xadrezes muito granses.

CURTA O RISCA-DE-GIZ

Esse padrão de tecido é usado em ternos e costumes: é aquele riscado bem fininho. “Ele é ótimo para quem tem de usar roupa social, pois as listras verticais fazem você parecer mais alto e magro”, diz Felipe. Alpém disso, o risca-de-giz é um padrão clássico e bem sofisticado.

Por favor, espere...

Quer receber dicas sobre cuidados com barba, cabelo e pele e as novidades em perfumes e produtos masculinos?

Inscreva-se com seu e-mail e receba nossa newsletter