Pelos corporais: onde aparar e onde deixar - Homem no Espelho - O site de cuidados masculinos mais lido do Brasil
LEIA!

Pelos corporais: onde aparar e onde deixar

A mata corporal deve ser preservada em certas partes do corpo e devastada em outras. Confira onde são permitidos ou proibidos pelos à vista.

Parece que Alec Balwin não estava nem aí para os pelos

Parece que Alec Balwin não estava nem aí para os pelos

Parece que Alec Balwin não estava nem aí para os pelos

Por Wilson Weigl

Quer você aceite ou não a verdade, fato é que existe um código de conduta na questão dos pelos corporais. Deixar ou não a pelagem ao natural não é questão de gosto, mas de bom senso. Em algumas partes do corpo (como embaixo dos braços e na virilha), matagais podem não ser uma visão agradável para outras pessoas. Em certos lugares (nariz, sobrancelhas e orelhas), é crime digno de prisão perpétua. No peito, costas, pernas, aí é sua decisão. “Pelos retêm calor e contribuem para o aumento da transpiração”, explica a esteticista e especialista em depilação Suzana Sánchez, de São Paulo.  “Aparar ou eliminar a pelagem proporcionar mais conforto para quem transpira muito, especialmente no verão”, completa. Sem falar que 80% das mulheres consideram broxante um homem peludo demais, segundo pesquisa da Philips, que fabrica barbeadores e máquinas. Mas voltando ao código de conduta, existe um consenso a respeito das partes do corpo em que a mata corporal deve ser preservada ou devastada com moto-serra. Então vamos por partes, seguindo a orientação da especialista.

✔ SOBRANCELHAS

Exibir uma monocelha ou duas taturanas sobre os olhos é literalmente falta de vergonha na cara. Sobrancelhas peludas também deixam sua expressão mais sisuda. O ideal é procurar o serviço profissional, em um salão, mas é fácil fazer em casa. “Apare com tesourinha os fios muito longos, usando um pente para medir, e retire com pinça os pelos centrais”, ensina Suzana. O aspecto geral do rosto fica mais limpo e jovial.

✔ NARIZ E ORELHAS

Tufos de pelos saindo pelos orifícios? Ninguém merece. Elimine os pelos com tesourinha de pontas arredondadas, pinça ou, melhor ainda, com o aparelho elétrico específico para esse fim. Alguns barbeadores são multifuncionais e também fazem esse serviço.

✔ AXILAS

Pode deixar a mata preservada, a menos que ela pareça a floresta amazônica. Uma parada periódica, entretanto, sempre cai bem e ainda ajuda a diminuir a transpiração. “Use tesoura, com bastante cuidado”, diz a especialista. Não elimine toda a pelagem: além de ficar estranho, em pesquisa feita pela revista VIP no ano passado, 60% das mulheres afirmaram gostar de axilas masculinas aparadas, mas não depiladas.

✔ BRAÇOS

Só considere cortar os pelos se você for um verdadeiro macaco. Na pesquisa da VIP, 64% das mulheres disseram que preferem braços com pelos.

✔ PEITO

Peitoral liso ou peludo é questão de preferência pessoal. Aparar ou depilar não só diminui o calor corporal como proporciona melhor desempenho em esportes (na natação é fundamental). Também ajuda a destacar a musculatura, se você treina. Segundo a pesquisa da VIP, 30% das mulheres preferem homens com peito liso e 31% são indiferentes aos pelos.

✔ COSTAS

Os excessos na área são reclamação recorrente das mulheres. Na mesma pesquisa da VIP, 52% das mulheres afirmaram não curtir pelos nas costas. Para depilar, há diversas opções, da lâmina de barbear ao laser, passando pelos cremes e ceras. Para escolher o melhor método para seu caso, leia a matéria completa sobre Depilação Masculina aqui.

✔ OMBROS

Não deixe pelos isolados saindo pelos ombros. É feio. “Se forem poucos, passe a lâmina de barbear de vez em quando”, diz Suzana Sánchez.

✔ PARTES BAIXAS

O matagal entre as pernas não tem nada de sexy; na verdade, na opinião feminina, pode ser fator broxante. Periodicamente, faça uma poda nos pelos da virilha e dos testículos. “Use tesourinha de pontas arredondadas”, diz Suzana Sánchez. E cuidado: uma manobra de mau jeito pode ter consequências terríveis. Cortar rente os pelos da base pode inclusive proporcionar um efeito ampliador, fazendo seu instrumento parecer maior.

✔ PERNAS

A não ser que você seja nadador, jogador de futebol ou modelo fotográfico de anúncio de cueca, mantenha a área intocada.

57% DOS HOMENS admitem aparar os pelos de algum lugar do corpo — na ordem: peito, axila, virilha, abdômen e costas — por bem-estar, higiene e conforto.

70% DAS MULHERES aprovam que os parceiros aparem os pelos — na ordem: costas, axilas, pescoço, peito, abdômen e ombros.

(Pesquisa feita pela Philips com 2.000 homens e 1.015 mulheres)

  • Paulo Veiga

    Sério que vão acreditar em uma pesquisa feita pela Philips sobre pelos? Haja inocência…

  • jose silas bocato

    Eu depilo Bunda, axilas coxas e peito.

  • jose silas bocato

    Eu depilo bunda, coxas,virilha,axilas,peito.

  • DTGSN

    Eu depilo mais o pênis e a bunda do que qualquer outra parte do corpo, fora as axilas.

  • Renato

    Sim, obrigado.
    Acho que tenho flexibilidade para tirar, caso não vou a clínica.
    Folhas depilatórias servem para homem tb?

  • Renato

    Olá HE! Gostaria de saber a respeito dos pelos nas nádegas..conta como pernas e coxas ou é ideal retirá-los para quem tem bastante?
    Obrigado desde já.

    • wilson

      Olá, Renato, bunda peluda é do gosto pessoal… ou do gosto de quem você quer agradar. Pode ser difícil depilar essa área sozinho, dependendo se você quer apenas aparar os pelos em vez de raspá-los totalmente. Mas alguns caras conseguem fazer sozinhos sem problemas. Caso tenha dificuldade, o ideal é recorrer a uma clínica de depilação.
      Ajudamos?
      Obrigado,
      Abraço
      Equipe Homem No Espelho

    • Ana

      Então, se puder ajudar…
      Aparar ou retirar totalmente depende de gosto, mas a principio você pode testar ambos e decidir qual agrada mais.O ideal e tomar cuidado para deixar a depilação o mais natural possível, especialmente para quem tem uma pelagem mais densa nessa região. Uma depilação total sem encurtar os pelos das pernas mais próximos as nádegas pode dar uma aparência artificial como se estivesse com meias de pelos. No mais os cuidados para depilar essa região são os mesmos da barba, esfoliante leve, pele aquecida,depilação e por fim um óleo de rápida absorção ou creme para tratar a região recém desprotegida.

  • lucas

    otimo

  • Marcos Daniel

    Olá equipe homem no espelho. Gostei muito da matéria sobre pelos. Eu sou um cara que tem muitos pelos no braço, só passei a me incomodar com isso depois que algumas garotas me dizeram que não gostavam. só que eu tenho receio de raspar e crescer mais pelos no lugar, como acontece com a barba. Então eu quero saber se eu raspar os pelos ni braço, eles podem se multiplicar. Sim ou Não?

    • wilson

      Olá, Marcos.
      Se você raspar, os pelos no braço não vão se multiplicar, nem crescer mais escuros ou duros. Mas a gente acha importante que você avalie se os pelos dos braços não estão em harmonia com o resto do corpo (o peito, por exemplo). No geral, a gente ouve falar que as mulheres não curtem muito homens que raspam braços e pernas. Mas tem gosto para tudo, e muitas mulheres gistam justamente dos caras peludos.
      Em todo caso, sugerimos a leitura dessa nossa matéria:
      http://www.homemnoespelho.com.br/pelos-corporais-onde-aparar-e-onde-deixar/
      Esperamos que ajude.
      Obrigado, abraço.

Por favor, espere...

Quer receber dicas sobre cuidados com barba, cabelo e pele e as novidades em perfumes e produtos masculinos?

Inscreva-se com seu e-mail e receba nossa newsletter