Pelos corporais: onde aparar e onde deixar - Homem no Espelho - O site de cuidados masculinos mais lido do Brasil
LEIA!

Pelos corporais: onde aparar e onde deixar

A mata corporal deve ser preservada em certas partes do corpo e devastada em outras. Confira onde pelos à vista são permitidos ou proibidos.

Homem No Espelho - Pelos corporais onde aparar e onde deixar - Depilação masculina

Por Wilson Weigl   

Quer a gente goste ou não, fato é que hoje existe um código de conduta na questão da depilação masculina. Foi-se o tempo em que homem deixava a pelagem intocada e ninguém ligava. Daí a dúvida: pelos corporais, onde aparar e onde deixar? Deixar ou não a pelagem ao natural não é mais apenas questão de gosto, mas de bom senso. Em algumas partes do corpo (como embaixo dos braços e na virilha), matagais podem não ser uma visão agradável para algumas pessoas.

Em lugares como nariz, sobrancelhas e orelhas, deixar pelos em excesso é crime digno de pena. No peito, costas, pernas, aí é você que decide. Pelos retêm calor e contribuem para o aumento da transpiração; por isso aparar ou eliminar a pelagem dá mais conforto para quem transpira muito, especialmente no verão. Sem falar que 80% das mulheres consideram broxante os homem muito peludos, segundo as pesquisas. 

LEIA ISTO TAMBÉM

Voltando ao código de conduta, existe um consenso a respeito das áreas do corpo em que a mata corporal deve ser preservada (mas sempre aparada) ou deixada mais ao natural. Então vamos por partes.

✔ Sobrancelhas

Homem No Espelho - Pelos corporais onde aparar e onde deixar- Sobrancelhas

Exibir uma monocelha ou duas taturanas sobre os olhos é literalmente falta de vergonha na cara. Sobrancelhas peludas também deixam sua expressão mais sisuda e carrancuda. Apare com tesourinha os fios muito longos, usando um pente para medir, e retire com pinça os pelos entre os olhos. O aspecto geral do rosto fica mais limpo e jovial. É um cuidado fácil para fazer em casa, mas você pode também procurar o serviço profissional, em um salão (clique aqui para assistir ao vídeo sobre design de sobrancelhas masculinas).

✔ Nariz e orelhas

Homem No Espelho - Pelos corporais onde aparar e onde deixar- Nariz e orelhas

Tufos de pelos saindo pelos orifícios? Tesoura neles. É feio demais. Elimine os pelos do nariz com tesourinha de pontas arredondadas, das orelhas pinça ou, melhor ainda, use o aparelho elétrico específico para esse fim. Alguns barbeadores são multifuncionais e também fazem esse serviço.

✔ Axilas

Homem No Espelho - Pelos corporais onde aparar e onde deixar- Axilas

Pode deixar a mata preservada, a menos que ela pareça a floresta amazônica. Uma parada periódica, entretanto, sempre cai bem e ainda ajuda a diminuir a transpiração, pela diminuição dos pelos. Um alerta de que seus pelos estão grandes demais é quando começam a sair para fora da camiseta. Apare com tesoura, com bastante cuidado, e deixe-os com 1 centímetro, aproximadamente. Não elimine toda a pelagem: além de ficar estranho, numa pesquisa feita por uma revista masculina, 60% das mulheres afirmaram gostar de axilas masculinas aparadas, mas não depiladas.

✔ Braços

Homem No Espelho - Pelos corporais onde aparar e onde deixar- Braços

Só considere cortar os pelos se você for um verdadeiro macaco. Aliás, as mulheres gostam de braços peludos. Só considere depilar caso raspe os pelos do peito, para não destoar.

✔ Peito

Homem No Espelho - Pelos corporais onde aparar e onde deixar- Peito

Peitoral liso ou peludo é questão de preferência pessoal. Aparar os pelos ou raspara totalmente não só diminui o calor corporal como proporciona melhor desempenho em esportes (na natação, corpo liso é fundamental). Peitoral sem pelos também ajuda a destacar a musculatura, se você treina e pega pesado no supino. Segundo pesquisa feita por uma revista masculina, a preferência feminina por pelos no peito é praticamente equilibrada: 30% das mulheres preferem homens com peito liso, 39% curtem os peludos e 31% são indiferentes à presença de pelos.

✔ Costas

Homem No Espelho - Pelos corporais onde aparar e onde deixar- Costas

Excesso de pelos nas costas é reclamação recorrente das mulheres. Para depilar, há diversas opções, da lâmina de barbear ao laser, passando pelos cremes e ceras. Para escolher o melhor método para seu caso, leia a matéria completa sobre Depilação Masculina clicando aqui.

✔ Ombros

Homem No Espelho - Pelos corporais onde aparar e onde deixar- Ombros

Não deixe pelos isolados saindo pelos ombros. É feio. Se forem poucos, de vez em quando passe a lâmina de barbear durante o banho, aproveitando que a pele e os pelos estão amolecidos. Se for preciso peça ajuda a sua(seu) parceira(o). 

✔ Partes baixas

O matagal entre as pernas não tem nada de sexy; na verdade, na opinião feminina, pode ser fator broxante. Periodicamente, faça uma poda nos pelos da virilha e dos testículos. Use tesourinha de pontas arredondadas. E cuidado: uma manobra de mau jeito pode ter consequências terríveis. Cortar rente os pelos da base pode inclusive proporcionar um efeito ampliador, fazendo seu instrumento parecer maior. Para um serviço mais rápido e seguro, opte pelo aparador elétrico. Se você quiser saber em detalhes como dar esse trato às partes baixas, leia o post sobre o assunto (clique aqui).

✔ Pernas

Homem No Espelho - Pelos corporais onde aparar e onde deixar- Pernas

A não ser que você seja nadador, jogador de futebol ou modelo fotográfico de anúncio de cueca, mantenha a área intocada. Depilar as pernas só é permitido se você costuma raspar totalmente o peito: daí é questão de manter um certo equilíbrio entre os pelos de cima e de baixo.

70% DAS MULHERES aprovam que os parceiros aparem os pelos — na ordem: costas, axilas, pescoço, peito, abdômen e ombros.

57% DOS HOMENS aparam os pelos de algum lugar do corpo — na ordem: peito, axila, virilha, abdômen e costas — por bem-estar, higiene e conforto.

(Pesquisa feita pela Philips com 2.000 homens e 1.015 mulheres)

https://www.instagram.com/homemnoespelho/

Por favor, espere...

Quer receber dicas sobre cuidados com barba, cabelo e pele e as novidades em perfumes e produtos masculinos?

Inscreva-se com seu e-mail e receba nossa newsletter