Como desenhar os contornos da barba e do bigode

Veja como deixar sua barba alinhada e fazer o desenho no pescoço, bochechas, queixo e bigode como um barbeiro profissional! 

Como desenhar contornos da barba - Homem No Espelho

Por Wilson Weigl

Um dos erros mais comuns dos barbudos é não desenhar os contornos da barba. Orgulhosos de seus pelos faciais, eles deixam que cresçam de qualquer jeito, avançando no pescoço, cobrindo os lábios… Tipo homem das cavernas.

Barba bacana é barba aparada, bem cuidada e desenhada. A não ser que você queira realmente ostentar um aspecto de homem “rústico”, que não está nem aí com o visual (algo totalmente fora de propósito).

Além de lavar e hidratar os pelos com shampoo, condicionador, bálsamo e óleo para barba (leia o post aqui), periodicamente deve desenhar os contornos (com lâmina ou máquina) e eliminar os pelos que despontam fora de lugar. Muitos barbudos preferem recorrer ao barbeiro, que conhece as linhas do rosto e os ângulos de crescimento dos fios. Mas se você quer fazer o trabalho em casa, ensino como deixar sua barba bem alinhada.

De quanto em quanto tempo deve-se desenhar os contornos ?

Uma ou duas vezes por semana, dependendo da velocidade em que crescem os pelos (varia de homem para homem).

Quais produtos deve-se usar?

Você pode usar o aparador elétrico (na altura zero, sem o pente, para eliminar totalmente os pelos) ou a lâmina de barbear, como preferir.

Nas bochechas e no pescoço, use gel de barbear, sem espuma, para diminuir o atrito da lâmina e evitar cortes. Não raspe só com água!

O gel é melhor do que o creme porque permite visualizar as áreas a serem raspadas. O ideal é optar por gel que não faz espuma e permite visualizar exatamente onde passar a lâmina (veja sugestões de produtos no final do post).

Só apare a barba seca, porque quando molhados os fios assumem formas diferentes. Mas antes de passar a lâmina, aplique no rosto uma toalha molhada com água quente, para amolecer a pele e os pelos.

Pescoço

Estique o pescoço e coloque dois dedos acima do pomo-de-adão. Apesar de que a altura da linha da barba depende do comprimento dos pelos, de suas características (lisos ou encaracolados) e do tamanho do pescoço, essa é a altura ideal onde deve começar a barba.

Como desenhar contornos da barba - Homem No Espelho

 Sob o queixo, raspe daí para baixo, com aparador ou lâmina de barbear, eliminando totalmente os pelos.

Como desenhar contornos da barba - Homem No Espelho

Continue raspando o pescoço nessa altura seguindo uma linha ligeiramente curva até o final do maxilar. Os pelos devem terminar na linha das costeletas ou só um pouco depois. 

Como desenhar contornos da barba - Homem No Espelho

Se sua barba for curta ou “por fazer”, você pode deixar a barba mais alta no pescoço; se for longa, deixe a linha mais para baixo.

Bochechas

Dependendo da sua genética, os pelos podem nascer mais altos ou mais baixos nas bochechas. Para fazer o desenho, imagine uma linha curva que começa no final da costeleta e segue até a altura do lábio inferior.

Se sua barba nasce alta nas bochechas, trace essa linha curva terminando no alto do seu bigode.

Como desenhar contornos da barba

Elimine os pelos acima dessa linha, com aparador ou lâmina. O cuidado fundamental é deixar os dois lados do rosto bem simétricos. 

Você pode desenhar a barba em formato arrendondado ou mais reto, de acordo com seu gosto ou formato de rosto. Se seu rosto for redondo, pode optar por uma linha reta ou angular, para atenuar as formas faciais arredondadas. Ao contrário, se tiver o rosto quadrado ou alongado, a linha curva quebra a dureza do formato facial.

Como desenhar contornos da barba - Homem No Espelho

Para facilitar, você pode usar um pente alinhador de barba. É baratinho e muito útil. Basta apoiar a engenhoca no rosto e passar a lâmina ou máquina. Alguns modelos permitem fazer o desenho reto ou arredondado. Para pesquisar os modelos, comparar preços e comprar, clique aqui.

Bigode

Penteie o bigode para baixo, usando um pente de dentes estreitos. Faça a operação com os pelos bem secos.

Como desenhar contornos da barba - Homem No Espelho

Com tesourinha ou o aparador, corte os fios um pouco acima do lábio superior, seguindo os contornos da boca. Não deixe os pelos avançando sobre os lábios. Nos cantos, corte na linha onde termina a boca.

Como desenhar contornos da barba - Homem No Espelho

Passe o pente novamente no bigode e cheque se não sobrou algum pelo mais longo, fora da linha.

Queixo

Não deixe os fios espetados apontando em várias direções. Se sua barba for longa, use tesoura ou máquina com o pente na altura de sua preferência para baixar os pelos do queixo e deixá-los num comprimento uniforme. 

✔ Depois de raspar os pelos, lave o rosto com água fria, para fechar os poros (evita infecções) e hidrate a pele com pós-barba em creme, loção ou gel.

✔ Lembre-se também de cuidar da pele sob os pelos. A barba é um depósito de resíduos, poeira, poluição e bactérias. Coceira, descamação, espinhas e pelos encravados são consequências de pele ressecada e mal higienizada sob os pelos. Para saber como cuidar da pele embaixo da barba, leia o post aqui.

HOMEM NO ESPELHO RECOMENDA:

Como desenhar contornos da barba - Homem No Espelho

Pente alinhador de barba

É um acessório barato e útil. Basta apoiar no rosto e passar a lâmina ou máquina acima da borda. Para pesquisar modelos, comparar preços e comprar, clique aqui.

Como desenhar contornos da barba - Homem No Espelho

Balm Multifuncional The Shaving Solution Dr. JONES

Por ser transparente e não fazer espuma, permite visualizar com exatidão os contornos da barba. Pode ser usado tanto para raspar quanto como pós-barba. (100 ml). Para comparar preços e comprar, clique aqui.

Como desenhar contornos da barba - Homem No Espelho

Gel de Barbear Transparente Corleone

O gel não faz espuma, facilitando a visualização das áreas onde passar a lâmina e retirar os pelos. Contém ativos naturais que oferecem conforto e mantém a pele saudável. (120 g). Para comparar preços e comprar, clique aqui.

Como desenhar contornos da barba - Homem No Espelho

Aparador Philips OneBlade

Mistura de lâmina e aparador elétrico, pode ser usado para raspar totalmente a barba ou só aparar, usando um dos pentes encaixáveis que vêm junto. A lâmina dura até 4 meses e depois pode ser comprada separadamente. A bateria tem autonomia de 45 minutos. Para comparar preços e comprar, clique aqui.

https://www.instagram.com/homemnoespelho/

25 Comentário

  1. Muito obrigado… Adorei as dicas pois estou pensando em deixar minha barba crescer para poder redesenhar ela e nesse post li muitas informações valiosas que irão me ajudar em muito.
    Obrigado pelo conteúdo de valor.

  2. Quest bars cheap fitnesstipsnew1 quest bars cheap 516999410492780544
    quest bars cheap
    I am really loving the theme/design of your weblog. Do you ever run into any web browser compatibility
    problems? A handful of my blog audience have complained about my site
    not working correctly in Explorer but looks great in Firefox.
    Do you have any advice to help fix this issue?
    Quest bars cheap fitnesstipsnew1 quest bars cheap 516999410492780544 quest bars cheap

  3. With havin so much content and articles do you ever run into any issues of plagorism or copyright violation? My blog has a lot of exclusive content I’ve either created myself or outsourced but it seems a lot of it is popping
    it up all over the internet without my permission. Do you know any ways to help
    stop content from being ripped off? I’d really appreciate it.

  4. I was suggested this website by means of my cousin. I’m not positive whether or not this post is written by way
    of him as no one else understand such designated about my trouble.
    You’re amazing! Thank you!

  5. Hey! This post couldn’t be written any better! Reading through this post reminds me
    of my good old room mate! He always kept chatting about this.

    I will forward this post to him. Fairly certain he will have a good read.
    Thank you for sharing!

  6. Hello There. I found your blog using msn. This
    is a very well written article. I will be sure to
    bookmark it and return to read more of your useful information. Thanks for the post.
    I’ll definitely comeback.

3 Trackbacks / Pingbacks

  1. Barba perfeita: os 5 mandamentos para o visual nota 10 - Homem no Espelho - O site de cuidados masculinos mais lido do Brasil
  2. Os cuidados para causar a melhor impressão em um encontro - Homem no Espelho - O site de cuidados masculinos mais lido do Brasil
  3. Google

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.