Cabelos brancos precoces: como lidar com eles?

Cabelos grisalhos são normais após os 40 anos, mas não é raro encontrar homens com a cabeça lotada de fios brancos por volta dos 30 anos ou até antes. Por que isso acontece?

Homem No Espelho - Cabelos brancos grisalhos precoces

Por Wilson Weigl

Um dia sua juba vai ficar branca como algodão. Mas isso está acontecendo antes da hora? Cabelos grisalhos são normais após os 40 anos, mas não é raro encontrar homens com a cabeça lotada de fios brancos por volta dos 30 anos. Ou até antes, ainda na casa dos 20 anos. Por que isso ocorre?

O nome do branqueamento precoce do cabelo é canície (nada a ver com calvície). “Ele é causado por fatores genéticos, formação de radicais livres (moléculas que oxidam as células) ou períodos de estresse físico e emocional. O bulbo onde nasce o fio tem um número limitado de melanócitos, células que fabricam o pigmento da cor (melanina). Quando este estoque termina, o bulbo produz apenas fios brancos”, explica a dermatologista Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

“A canície precoce pode ocorrer até mesmo antes dos 20 anos de idade. Nesse caso, se possível é bom procurar um dermatologista para exame e diagnóstico do cabelo”, diz Paola Pomerantzeff, dermatologista membro da SBD. “Pode ser apenas uma forma genética de canície familiar, sem nenhuma gravidade, mas também pode estar relacionada a déficits nutricionais (como de vitamina B12) ou doenças como vitiligo, alopecia areata (queda de cabelo ligada a estresse, ansiedade e depressão) e alterações da tireoide”, completa.

Segundo Paola, a genética é o principal fator que influencia tanto o início da canície (a idade em que começarão a surgir os primeiros cabelos brancos) quanto seu tempo de progressão (em quanto tempo se estará com todos os fios brancos). Se seu pai ou avô tiveram cabelo branco muito cedo, há grandes chances de você ir pelo mesmo caminho.

Mas existe outro fator envolvido no processo: o estresse oxidativo provocado pelos radicais livres. “As células produtoras da cor são danificadas pela oxidação acumulada ao longo dos anos, prejudicando o envio do pigmento para dentro do fio. O resultado é o surgimento precoce dos fios brancos”, explica Claudia Marçal.

Segundo a médica, cigarro, poluição e estresse contribuem para a formação de radicais livres. “O estresse é reconhecido como um liberador de substâncias pró-inflamatórias que aceleram o embranquecimento dos fios. Geralmente isso acontece em situações de estresse que persistem por um período prolongado, por conta do trabalho e do estilo de vida, fazendo os cabelos grisalhos aparecerem antes do previsto”, diz Claudia.

Alguns caras entram em guerra contra os cabelos brancos precoces; outros não ligam ou decidem explorá-los como um charme extra. Importante, porém, é dedicar aos fios grisalhos certos cuidados para evitar que fiquem secos e amarelados.

Aviso importante: arrancar cabelo branco não é uma boa ideia, e ainda mais se forem muitos. Essa medida radical pode causar uma inflamação local. Então pinte, disfarce ou deixe como está.

Por que o cabelo branco é seco e grosso?

O cabelo branco é grosso e poroso porque o espaço das células da cor é substituído por ar, o que engrossa o fio. Também é mais seco porque o fio não retém água em quantidade suficiente para ficar bem hidratado.

Por que o cabelo branco fica amarelado?

Pelo fato de os fios serem porosos, fumaça de cigarro e poluição aderem a eles com mais facilidade. Resolver isso é fácil: basta começar a usar shampoo para cabelos grisalhos. Ele tem pigmentos roxos que neutralizam o tom amarelado dos fios e pode ser usado todos os dias ou alternadamente com outro shampoo suave.

Brancos precoces: tingir ou não tingir?

Se seus grisalhos são precoces, e ainda poucos, a resposta é não. Quando ficarem mais numerosos e começam a incomodar, a opção é recorrer a um dos dois tipos de coloração: a tinta e o tonalizante. Para esconder todos os fios brancos (ou mudar a cor do cabelo), use tinta; para só atenuar os grisalhos, opte pelo tonalizante.

A tinta de cobertura total, como o nome já indica, colore totalmente o cabelo. O tonalizante age mais superficialmente e só escurece de leve os fios brancos, deixando-os ainda aparentes. Para saber mais sobre coloração de cabelo masculino e os cuidados na escolha do tom, leia o post aqui.

“Por fim, é sempre importante consultar um dermatologista, que poderá indicar fórmulas orais com vitaminas e ativos que agem diretamente nos fios e no couro cabeludo para tornar os cabelos brancos mais fortes e resistentes”, finaliza a dermatologista Claudia Marçal.

https://www.instagram.com/homemnoespelho/

17 Comentário

    • Oi, Pedro. O shampoo para cabelos grisalhos não altera a cor, ou seja, não tinge. Apenas tira o tom amarelado que os fios ganham com o tempo.

  1. I am really inspired along with your writing abilities and
    also with the format to your weblog. Is that this a paid theme or
    did you modify it your self? Anyway stay up the nice quality writing, it’s uncommon to look
    a great blog like this one today..

  2. Hey there I am so excited I found your weblog, I really found you by error,
    while I was browsing on Yahoo for something else, Anyhow I am here
    now and would just like to say thanks a lot for a fantastic post and a all round thrilling blog (I also love the theme/design),
    I don’t have time to look over it all at the minute but I have saved it and also added your
    RSS feeds, so when I have time I will be back to read more, Please do keep up the superb work.

  3. Hello there! This post could not be written any better!
    Going through this article reminds me of my previous roommate!
    He always kept talking about this. I will send this
    article to him. Fairly certain he’ll have
    a very good read. Thank you for sharing!

  4. Howdy excellent website! Does running a blog such as this
    take a great deal of work? I’ve absolutely no expertise in computer programming
    however I was hoping to start my own blog soon. Anyways,
    should you have any suggestions or tips for
    new blog owners please share. I know this is off topic however
    I just needed to ask. Thanks a lot!

  5. Hello There. I found your blog using msn. That is a really well written article.
    I will make sure to bookmark it and come back to learn extra of your useful info.
    Thank you for the post. I’ll definitely comeback.

18 Trackbacks / Pingbacks

  1. Deu branco: como lidar com cabelos grisalhos precoces | Bem Estar e Beleza
  2. Google
  3. Google
  4. gossips
  5. Used Miscellaneous Test Equipment by Midwest Microwave at Used-Line
  6. dolce and gabbana
  7. lego city 60124
  8. iptv service
  9. voyance par tel
  10. samsung rs25h5000bc manual
  11. vibrators
  12. sexual challenge
  13. Tubidy Mp3
  14. Garo Kassabian
  15. burberry
  16. gucci
  17. Tuin
  18. versace

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.