De olho na boca: como ter dentes brancos e saudáveis

É bacana ter um sorriso “branco total radiante”, mas é mais importante a saúde bucal. Veja dez dicas para começar a sentir saudade do dentista!

Homem-No-Espelho-como ter dentes brancos e saudáveis

Por Wilson Weigl  @wilsonweigl

A primeira ideia que vem à cabeça quando se pensa em dentes brancos é correr ao dentista e fazer clareamento. Claro que é bacana ter um sorriso “branco total radiante”, mas nem todo mundo consegue uma dentadura como a dos astros de cinema e novela (não se engane, todos eles gastam uma fortuna cobrindo os dentes com facetas). A tonalidade dos dentes, mais clara ou escura, varia de pessoa para pessoa e é influenciada por inúmeros fatores, inclusive genéticos. Por isso, mais importante do que ostentar dentes branquíssimos é ter boa saúde bucal. Esse cuidado começa no banheiro, na rotina de todo dia, caprichando na limpeza dos dentes, o que inclui escovar do jeito certo, passar fio dental e prestar atenção na alimentação. Tudo isso garante que você comece a sentir saudade do dentista!

O trato é fundamental para garantir a resistência dos dentes. “O esmalte é o tecido mais mineralizado do corpo e protege camadas internas vitais para a saúde dental, a dentina e a polpa. Quando ocorre erosão, aumentam consideravelmente os riscos de cáries, manchas e excesso de sensibilidade”, explica a dentista Marina Tosta, professora da Escola de Aperfeiçoamento Profissional da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD). Caso você relaxe com os cuidados diários, a conta por restaurar esmalte e dentina vai vir mais tarde, já que serão necessários tratamentos odontológicos caros e demorados.

Incorpore estas dez dicas da especialista aos seus hábitos diários.

#1 DEMORE DOIS A TRÊS MINUTOS NA ESCOVAÇÃO

Não tenha pressa. Aplique a escova em diferentes direções, para atingir todas as facetas dos dentes, em ângulo de 45 graus em relação à gengiva, e faça movimentos circulares. Uma dica: escove uma vez os dentes, enxague a boca, coloque creme dental novamente na escova e repita a operação.

É bom dedicar esse tempo à limpeza porque a escovação vapt-vupt rápida não garante limpeza profunda, já que restos de alimentos em decomposição estimulam a proliferação de bactérias que causam cáries e mau hálito. Principalmente antes de dormir é fundamental gastar tempo com a escovação.

#2 NÃO ESCOVE OS DENTES COM FORÇA

Reserve seu vigor para levantar os pesos na academia. “Algumas pessoas costumam escovar os dentes de forma tão rápida e vigorosa que acabam comprometendo o esmalte dos dentes”, diz Marina Tosta. A escovação deve ser realizada de forma suave, sem aplicar muita força.

#3 INVISTA NUMA ESCOVA DE QUALIDADE

Da mesma forma como ocorre com carros, roupas e perfumes, o preço é uma boa pista para identificar a qualidade e a durabilidade da escova de dentes. Prefira também aquelas com cerdas macias ou médias, que não agridem o esmalte dos dentes. E não espere que ela fique parecendo uma vassoura velha para trocar por uma nova.

#4 PASSE FIO DENTAL SEMPRE

Esse é um hábito que você deve incorporar à sua rotina diária de escovação após as refeições, pois a escova não retira resíduos alojados entre os vãos dos dentes. E é óbvio que você deve passar o fio dental antes de passar a escova, para que ela mande embora todos esses restos que ficam na boca. Se quiser, passe o fio novamente depois da escovação.

#5 COMA MENOS DOCES

O açúcar presente em comidas e bebidas “alimenta” as bactérias da boca. “O aumento da atividade delas aumenta a produção de ácido, que começa atacando o esmalte dos dentes e abre espaço para o surgimento das cáries”, avisa Marina Tosta.

#6 MODERE SUCOS CÍTRICOS, REFRIGERANTES DIET E ENERGÉTICOS

Apesar de aparentemente inofensivos, bebidas ácidas como refrigerante sem açúcar e suco de laranja provocam o aumento da acidez no ambiente bucal, enfraquecendo o esmalte, por conterem substâncias como ácido cítrico e ácido fosfórico. A constante ingestão dessas bebidas causa erosão dental.

#7 NÃO ESCOVE OS DENTES LOGO DEPOIS DE COMER

Outra dica importante é esperar pelo menos meia hora antes de escovar os dentes depois de ingerir doces, bebidas cítricas, refrigerantes e vinho tinto. Como os ácidos podem “amolecer” o esmalte dos dentes, escová-los logo em seguida das refeições pode provocar abrasão. A saliva ajuda a neutralizar a acidez da boca antes da escovação.

#8 CAPRICHE NOS ALIMENTOS QUE FORTALECEM O ESMALTE

Nossas avós já diziam que tomar leite faz bem para os dentes. Pura verdade. “Alimentos ricos em cálcio fortalecem ossos e dentes e combatem a acidez bucal. Por isso, é fundamental incluir leite, queijo e iogurte na alimentação diária. Quem está preocupado com a balança pode optar por produtos com baixo ou nenhum teor de gordura”, diz a dentista.

#9 TRATE AZIA E ACIDEZ ESTOMACAL

Se você sofre desses problemas e sente frequentemente um gosto ácido na boca depois e comer, saiba que o suco gástrico é extremamente ácido e, em contato com os dentes, contribui para a erosão do esmalte. “Por isso é comum encontrar pessoas com problemas digestivos e dentes manchados ou altamente sensíveis”, explica Marina.

#10 NÃO DEIXE A BOCA SECA

Quanto mais tempo passa, mais a boca fica ressecada, o que contribui para a diminuição da resistência bucal. A síndrome da boca seca acelera o aparecimento de cárie, infecções bucais e, principalmente, gengivite. Por isso é importante beber bastante água durante o dia, pois ela estimula a produção de saliva. Segundo Marina Tosta, é legal também caprichar na ingestão de alimentos com alto teor de água (como frutas, por exemplo) e fazer enxágues bucais várias vezes ao dia.

* Cuidado também com os alimentos que mancham os dentes. Além de café e vinho, outros alimentos aparentemente inocentes, como açaí, beterraba e refrigerante, também escurecem seu sorriso. Leia aqui a matéria completa.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.