Eau de toilette, de parfum, colônia: os tipos de perfumes

Quem não está familiarizado com as diferenças de concentração corre o risco de fazer escolhas erradas. Conheça como é a composição de cada tipo de perfume.

Homem No Espelho - Tipos de perfumes masculinos - eau de cologne - água de colônia - deo-colônia - eau de toilette - eau de parfum

Por Wilson Weigl /Foto: Junior Franch /Modelo: Mariano Jr.

Você vai comprar um perfume e a vendedora pergunta: “O senhor quer uma eau de toilette, eau de parfum, colônia ou deo-colônia?”. É o que basta para dar nó na cabeça. Cada vez mais homens sabem identificar os tipos de perfumes, mas quem não está familiarizado com as diferenças corre o risco de fazer escolhas erradas. Porque ao comprar um perfume você não deve se basear apenas se o cheiro é bom, mas pensar também em seu grau de intensidade e no tempo que ele vai durar no corpo. Afinal, o que muda entre os vários tipos de perfumes?

“A diferença básica está na concentração das matérias-primas usadas na criação do produto”, explica Renata Ashcar, especialista em perfumaria e autora do “Guia de Perfumes 2018”. A maior ou menor quantidade de extrato (a mistura de essências que compõem o cheiro) determina sua intensidade e duração na pele. Dependendo do tipo, a concentração varia de menos de 3% a mais de 25%. O resto é álcool e água.

Conheça as diferenças entre Água de Colônia, Deo-Colônia, Eau de Toilette e  Eau de Parfum.

Os tipos de perfumes masculinos

Colônia (ou Água de Colônia)

É o tipo de perfume mais frescos e suaves, com concentração de menos de 3% de essências, geralmente de ervas. São fragrâncias voláteis, que evaporam fácil e duram pouco na pele (cerca de 2 horas).

Na verdade, a Água de Colônia (Eau de Cologne) denominava originalmente um perfume criado na cidade de Colônia, na Alemanha, no começo do século 18. Da mesma forma como aconteceu com o champanhe (a bebida feita em Champagne, na França), o nome acabou batizando toda uma categoria de perfumes, com “c” minúsculo.

Em que ocasiões usar?

Por serem frescas e suaves, as colônias dão uma sensação gostosa de banho tomado e são perfeitas para usar depois da academia, por exemplo. Mas como duram pouco na pele, são indicadas só para compromissos de duração curta, como boteco, churrasco etc. Cuidado porque às vezes uma Eau de Toilette (veja mais abaixo) tem um nome fantasia “Cologne” mas não é colônia. Um exemplo: o Armani Code Colonia.

Deo-Colônia

Pelo nome, a deo-colônia seria uma água de colônia… Mas essa associação a “desodorante” é usada no Brasil para as marcas obterem redução fiscal e abaixarem os preços (perfumes pagam quase 50% de IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados) e os desodorantes só 7%. Então quando você compra uma Deo-Colônia nacional na verdade está comprando uma Eau de Toilette. Dessa forma, uma deo-colônia pode ter a concentração praticamente igual à da Eau de Toilette (de 8 a 12%).

Uma deo-colônia de qualidade pode durar no corpo até 8 horas. Mas o cheiro durar menos, de 3 a 4 horas, porque como geralmente o preço é mais baixo ela poder conter essências mais baratas e voláteis.

Em que ocasiões usar?

Por serem tão abrangentes, como expliquei acima, em princípio as deo-colônias se adequam a todo tipo de ocasião, seja trabalho, boteco, festa ou balada. Mas como são produtos com preços mais baixos, às vezes a qualidade não é tão boa. Daí é preciso levar em conta sua fixação (ou seja, quanto tempo o perfume dura na pele), a qualidade das essências (se são naturais ou sintéticas) e, também, se a marca tem boa reputação.

Homem No Espelho - Tipos de perfumes masculinos - eau de parfum - eau de toilette

Eau de Toilette

A maior parte dos perfumes masculinos se enquadra nesse categoria. “Toilette” era o nome usado pela nobreza francesa no século 18, época dos reis Luíses, para batizar o longo ritual de cuidados pessoais antes de uma festa ou um evento social. Como eles não eram muito amigos de banho, a “água de toilette” era parte fundamental do processo, espalhada no corpo e nas roupas. Hoje, perfumes dessa categoria, conhecidos pela sigla EDT, têm concentração de 8 a 10% de essências e fixação na pele entre 6 e 8 horas.

Entre a imensa variedade de perfumes masculinos, encontra-se opções mais marcantes ou frescas,segundo as diferentes famílias olfativas (cítricos, amadeirados, orientais, aromáticos, aquáticos). Quer aprender a reconhecer as famílias dos perfumes? Leia o post aqui.

Em que ocasiões usar?

Como quase todos os perfumes masculinos estão nessa categoria, é preciso levar em conta a família do perfume (os cítricos e aromáticos geralmente são frescos, os orientais e especiados são exóticos e sensuais) o tipo de compromisso: trabalho, reunião, festa, encontro, atendimento ao público. daí você pode optar por uma fragrância mais discreta ou mais marcante.

Eau de Parfum

A EDP é o tipo de perfume masculino mais forte, intenso e encorpado, porque leva entre 15 a 25% de óleos essenciais. Sua fixação tende a durar no corpo de 8 a 12 horas. Fragrâncias dessa categoria estão conquistando cada vez mais a preferência masculina. Primeiro, porque são mais concentrados e duram mais na pele (por isso, mais econômicos). Segundo, por serem sofisticados e envolventes, com notas exóticas (especiarias, resinas e flores raras) e másculas (tabaco, couro e madeiras) que marcam presença.

Em que ocasiões usar?

Quando a intenção é se destacar, marcar presença.  Na teoria, por serem concentradas, as EDPs são mais indicadas para a noite (encontros, festas e baladas) e para os dias frios (raros aqui no Brasil). Mas as regras já não são rígidas: usadas com moderação, valem para qualquer ocasião.

Parfum

Nem incluí o parfum na ilustração acima porque não existem perfumes masculinos nessa categoria, exclusivamente feminina, onde estão as fragrâncias mais fortes e caras. Com de 25 a 40% de concentração de essências, são perfumes para usar com total moderação.

E quando a gente acha que um perfume é “fraco”, já que o cheiro não permanece no corpo? Nem sempre o problema está na qualidade do fixador usado na composição. Renata Ashcar explica: “A durabilidade se deve principalmente às notas que compõem o fundo do perfume. São ingredientes mais densos e persistentes, que demoram para evaporar e atuam na fórmula de modo a propiciar uma difusão mais lenta e duradoura do cheiro”.

 

18 Comentário

  1. I’m not sure why but this web site is loading extremely
    slow for me. Is anyone else having this problem or is it
    a problem on my end? I’ll check back later on and see if the problem still exists.

  2. Do you mind if I quote a couple of your articles
    as long as I provide credit and sources back to your site?
    My website is in the very same area of interest as yours and my visitors would definitely benefit from some of the
    information you provide here. Please let me know if this alright with you.

    Many thanks!

  3. Very great post. I just stumbled upon your weblog and wanted to mention that I’ve truly enjoyed browsing your blog posts.
    After all I’ll be subscribing for your feed and I am
    hoping you write once more very soon!

  4. I think what you published was very reasonable. But, what
    about this? what if you composed a catchier
    title? I ain’t saying your content isn’t solid, but suppose you added a headline
    to possibly grab people’s attention? I mean Eau de toilette, de parfum, colônia:
    os tipos de perfumes – Homem no Espelho is
    a little boring. You should look at Yahoo’s front page and watch how they create news titles to get people to click.
    You might add a video or a pic or two to get people excited about what you’ve got to say.
    In my opinion, it could make your website a little bit more interesting.

20 Trackbacks / Pingbacks

  1. Experimentei os novos lançamentos da Natura Homem – Homem no Espelho
  2. Google
  3. Google
  4. gossips
  5. jimmy choo
  6. Used Cases - Test/Scientific Equip. for sale in 229|Used-Line
  7. Lego brandweer
  8. vader streams
  9. voyance immediate
  10. stihi spokojnoj nochi devushke kotoraja nravitsja
  11. adam and eve vibrators
  12. apk download
  13. 11 inch dildo
  14. Garo Kassabian
  15. stay at home mom jobs
  16. burberry
  17. gucci
  18. Lifestyle
  19. versace
  20. namntavkor

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.